Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > SC311

Sociologia da Cultura

Código: SC311     Sigla: SC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Arte

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 107 Plano de estudos oficial 2011 3 - 3 34 81
DC 59 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 3 34 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Familiarização com a Sociologia enquanto Ciência Social, na sua génese e na actualidade.

Entender a Sociologia da Cultura enquanto ramo capaz de ler a sociedade nas suas dinâmicas de identidade, incorporação de sentido e poder.

Analisar sociologicamente práticas, objectos e discursos do campo cultural.

Situar a experiência estética na realidade social captando a ressonância do campo artístico no contexto social mais vasto.

Resultados de aprendizagem e competências

O aluno deverá ser capaz de recorrer às perpectivas teóricas e a conceitos da Sociologia para analisar práticas, objectos e discursos do campo cultural.

Relacionar a produção, distribuição e consumo cultural com o desenvolvimento das sociedades

Reconhecer e descrever o lugar da cultura, da arte e dos artistas na sociedade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Sociologia e perspectivação científica. Ciência, Senso Comum e a falsa transparência do social.

Conceitos de Cultura.

O papel da cultura no desenvolvimento das sociedades.

Contributos da Sociologia para a análise das políticas culturais.

A fraca operacionalidade das noções de cultura cultivada, cultura de massas e cultura popular. Superação do etnocentrismo.

Pierre Bourdieu: Revisão das obras O Amor pela Arte e As Regras da Arte. Críticas.

A cultura como campo social.

Produção, recepção, consumo e práticas culturais.

Públicos da cultura e mediação cultural.

Formas de mediação inovadoras: apresentação de casos.

Bibliografia Obrigatória

Bourdieu Pierre; As regras da arte. ISBN: 85-7164-522-1
Bourdieu Pierre; L. amour de l.art
Riutort Philippe; Primeiras Lições de Sociologia
Costa António Firmino da; "Políticas culturais: conceitos e perspectivas"
Santos Maria de Lourdes Lima dos; "Questionamento à volta de três noções (a grande cultura, a cultura popular, a cultura de massas)"
Lopes João Teixeira; "Estranhos no Museu" (in Sociologia, série I, vol.16 (2006))
Lopes João Teixeira; "Reflexões sobre o arbitrário cultural e a violência simbólica" (in Sociologia Problemas e Práticas, nº49 (2005))

Bibliografia Complementar

Certeau Michel de; A^invenção do cotidiano. ISBN: 85-326-1148-6
Michel de Certeau; La culture au pluriel
Bourdieu Pierre; A Distinção

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Expositivo e participativo.

Análise em grupo de práticas, objectos e discursos do campo cultural.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final: 100%
ou
Assiduidade e participação: 20%+Trabalho de grupo: 80%
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 22:24:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias