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Arte e Espaço

Código: AE311     Sigla: AE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas/Escultura

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 33 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Contexto geral da Unidade Curricular

Consolidar e focalizar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos nos anos anteriores, no âmbito da escultura, trabalhando especificamente a intervenção no espaço e a construção de volumes/volumetrias a partir do espaço, em consequência de uma prática projectual. Promover o confronto com o espaço enquanto essência da arte, descobrindo as diferenças conceptuais na aplicação e desenvolvimento dos processos projectuais, bem como dos processos técnicos implicados. Estar familiarizado com metodologias e processos de realização da escultura enquanto processo projectual e técnico específico de construção/intervenção de/no espaço, conhecendo os meios, as matérias e as linguagens expressivas envolvidas, denotar disponibilidade para experimentar e inovar tendo capacidade para concretizar os projectos enunciados, potenciando uma linguagem formal individual. Contexto específico da Unidade Curricular. Ser capaz de interpretar e analisar um espaço público de pequena ou média escala e definir as suas características como lugar. Saber utilizar os meios, os processos e os conteúdos leccionados, no desenvolvimento de projectos artísticos endereçados ao lugar, tendo em conta as dimensões físicas, conceptuais, contextuais (implicações de âmbito artístico e de transversalidade disciplinar) e temporais, criando e produzindo trabalhos individuais ou de equipa.

Resultados de aprendizagem e competências

Ter adquirido a capacidade e as respectivas ferramentas, para interpretar e analisar um espaço ou um espaço público de pequena ou média escala e definir as suas características como lugar. Saber utilizar os meios, os processos e os conteúdos leccionados, no desenvolvimento de projectos artísticos endereçados ao lugar, tendo em conta as dimensões físicas, conceptuais, contextuais (implicações de âmbito artístico e de transversalidade disciplinar) e temporais, criando e produzindo trabalhos individuais ou de equipa.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não tem.

Programa

Resumo: A Unidade Curricular de Arte e Espaço fundamenta-se no espaço como essência da arte. A descoberta do espaço como qualidade artística, no alvor do Século XX, e as reorientações históricas a que deu origem, no decorrer de todo este século, estabeleceram novas relações entre o espaço e a escultura, entre o espaço e a arquitectura e uma nova condição para a relação da escultura com a arquitectura e ainda com outras disciplinas, das quais se destaca a Arquitectura Paisagista. Síntese de conteúdos 1 – Arte e Espaço 1.1 – Contexto 1.2 – Redefinição do conceito de escultura 1.3 – De Auguste Rodin a Robert Smitshon 2 – Processos e metodologias operativos 2.1 – Do talhe e do modelar ao projecto 2.2 – O projecto, a escala e o processo construtivo 2.3 – A escultura no campo expandido e a operatividade trans/interdisciplinar 3 – Site, lugar e urbanscape 3.1 – Site e Non-Site 2.1.1 – Robert Smithson e o conceito de Site e Non-Site 2.1.2 – Genealogia do Site Specificity 2.1.3 – Acção, desenvolvimento e consequências do Site Specificity 3.2 – Lugar 3.2.1 – Os sentidos do lugar 3.2.2 – Genius Locci e o jardim como arte 3.2.3 – Do jardim como arte à escultura no campo expandido 3.3 –Em louvor do anacronismo 3.3.1 – A grelha analítica de Rosalind krauss 3.3.2 – o Jardim e o conceito de Gesamtkunstwerk 3.3.3 – Os jardins da história foram tomados pelos sítios do tempo 3.4 – Território(s) e paisagem

Bibliografia Obrigatória

Javier Maderuelo; LA IDEIA DE ESPAÇO EN LA ARQUITECTURA Y EL ARTE CONTEMPORÁNEOS, AKAL, 2009. ISBN: 978-84-460-1261-0

Bibliografia Complementar

WEISS, A.; Unnatural horizons: paradox and contradition in landscape architecture. New York:., Princeton Architectural Press, 1998. ISBN: 1-56898-139-2 (A restante bibliografia necessária ao apoio do desenvolvimento dos trabalho da UC será facultada aos alunos em suporte de papel, no inicio do Semestre.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Arte e Espaço, orienta-se naturalmente para a realização de projectos criativos e de investigação, individuais e/ou de grupo, ao nível do projecto (em pequena escala e com maquete prévia) e da sua concretização à escala natural, quando possível, desenvolvendo e aprofundando a prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos, através de uma metodologia de ensino-aprendizagem centrado no aluno, regendo-se por uma prática de ensino directo, com a presença, efectiva, de todos os intervenientes no processo educativo, docente e discentes, no espaço de aula. Como Unidade Curricular Teórico-prática, caracteriza as suas aulas teóricas pela apresentação e explanação dos conteúdos programáticos e as aulas práticas à concretização, desenvolvimento e exploração dos conteúdos e do(s) exercício(s) bem como à análise, à crítica e à avaliação conjunta dos resultados obtidos. Serão ainda objecto de estudo, visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina, a participação em seminários, workshops, assim como outras actividades que possam convergir para o apoio ao desenvolvimento dos objectivos desta Unidade Curricular. Neste contexto, a cada discente, é também solicitada a organização de um diário de registo do trabalho desenvolvido durante todo o Semestre, em suporte papel e em suporte digital. Os alunos que assim o desejarem, poderão ainda, produzir um diário objecto, que supere a sua dimensão documental e se constitua como um complemento aos trabalhos e projectos desenvolvidos na Unidade Curricular.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 0,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 0,00
Estudo autónomo 0,00
Frequência das aulas 0,00
Trabalho de investigação 0,00
Trabalho laboratorial 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cumprimento do Plano de Estudos estabelecido e assiduidade.

Provas e trabalhos especiais

Os alunos devem realizar um único exercício, desenvolvido em várias etapas, através de processo projectual. Para iniciarem os seus trabalhos, os estudantes devem começar por fazer o levantamento dos espaços que pretendem trabalhar, através de desenho à mão livre (sem prejuízo de outros meios), estudando morfologicamente o lugar e as circunstâncias da sua futura proposta de intervenção. Nesta fase, a escala a trabalhar será reduzida relativamente a eventual projecto a conceber para esse espaço público, que incluirá a respectiva descrição ou memória descritiva suficientemente esclarecedora para que se possa aclarar do objecto/construção/intervenção a realizar em verdadeira grandeza. O projecto não dispensa maquete à escala. Os alunos elegerão os ambientes tecnológicos que melhor se adaptem à natureza e sensibilidade dos projectos a desenvolver.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação é contínua sem prejuízo de combinação com outras modalidades de avaliação, nomeadamente de dois momentos de avaliação intercalar e de um momento de avaliação final (com datas definidas de acordo com a calendarização da Faculdade). As duas avaliações intercalares são de carácter informativo e a avaliação final tem carácter vinculativo, sendo todas elas quantitativas. A presença assídua às aulas deve assegurar informação qualitativa e quantitativa a qualquer momento, independentemente dos períodos fixados para a avaliação, sendo fundamental o desenvolvimento dos trabalhos nos espaços de aula/atelier, na FBAUP ou noutros locais entretanto para tal definidos, dentro dos períodos de aula ou fora dos mesmos. O discente é obrigado a cumprir um mínimo de 75% das aulas. A docente fará um registo de presenças de cada aluno. A informação qualitativa e quantitativa referida é assegurada através do desenvolvimento regular dos trabalhos práticos e do respectivo enquadramento de reflexão teórica bem como da sua discussão. São factores de avaliação/classificação final: a participação efectiva presencial do aluno(a) nos espaços de aula/oficina; o desempenho e a capacidade de concretização ao nível do projecto e da técnica; a capacidade de experimentação e de abertura para a inovação; a qualidade do trabalho concluído; o diário de registo do trabalho desenvolvido durante todo o Semestre, em suporte papel e/ou em suporte digital; a investigação e o desenvolvimento dos conteúdos teóricos.

Melhoria de classificação

Mediante frequência no ano lectivo seguinte.

Observações

O atendimento aos alunos será à quinta-feira das 18.00h às 20.00h, no Pavilhão de Escultura (sala 201), ou noutros locais que se verifiquem oportunos, de acordo com os espaços nos quais os trabalhos se venham a desenvolver e sob combinação prévia entre a docente e o aluno (a). Para além da presente bibliografia, serão facultados e entregues em complementaridade, mais títulos de obras durante o decurso das aulas, de forma a responder às necessidades específicas de apoio ao desenvolvimento dos trabalhos individuais de cada aluno. Parte dos livros e documentos mencionados e a utilizar estão digitalizados e podem ser consultados no Sigarra.

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