Código: | V502 | Sigla: | VII |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
AP | 16 | Plano de estudos oficial 2011 | 2 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
3 | |||||||
4 |
Analisar, entender e usar as diversas funções do vidro e nas diferentes técnicas utilizadas, nomeadamente as técnicas de kilncasting: casting e pate de verre.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Usar a disponibilidade da transparência do vidro, nos diferentes campos da sua actuação.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica das várias aplicações da técnica do vidro.
Entender o vidro como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas.
Os estudantes começam primeiramente por elaborar exercícios de aprendizagem: realização de moldes de gesso e sílica (técnica livre) para peças de pâte de verre , peças com talco e sem talco; estudo das diferentes granulometrias, peças ocas e maciças; moldes para casting (moldes abertos e moldes fechados), técnica da cera perdida. Em seguida os estudantes devem adquirir conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros (noção dos conhecimentos de COE).
Pare além destas novas técnicas, serão desenvolvidos exercícios de fusão e slumping num nível mais avançado tendo em consideração os conhecimentos adquiridos no primeiro nível (Vitral I)
Serão realizados pelo menos 2 trabalhos onde serão aplicadas as duas técnicas aprendidas anteriormente nos exercícios realizados.
Técnica de pâte de verre
A fragilidade do vidro
Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros. Materiais compatíveis. O estudante deve ser estar apto para conseguir elaborar uma curva de recozimento adequada ao trabalho que está a realizar
Serão realizados pelo menos 2 trabalhos onde serão aplicadas as duas técnicas aprendidas anteriormente nos exercícios realizados.
Técnica de pâte de verre
A fragilidade do vidro
Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros. Materiais compatíveis. O estudante deve ser estar apto para conseguir elaborar uma curva de recozimento adequada ao trabalho que está a realizar
casting
A variação da cor no vidro
Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros. Materiais compatíveis. O estudante deve ser estar apto para conseguir elaborar uma curva de recozimento adequada ao trabalho que está a realizar
Os estudantes podem integrar mais de que uma técnica no mesmo trabalho, nomeadamente: fusão e slumping
1. As funções do vidro e os seus diferentes campos de representação na arte contemporânea.
1.1. As funções do vidro:
1.2. Panorama da arte em vidro na História da Pintura desde os primórdios até aos nossos dias.
2. Técnica da fusão e do slumping:
2.1. Aperfeiçoamento do conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros
2.2 Elaboração de moldes
2.3. Realização de projectos de médias dimensões
3. A técnica do kiln-casting:
3.2. Definição e conceitos
3.2.1. Projectos tridimensionais
3.3 O pâte de verre
3.3.1. Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros
3.3.2. Elaboração de moldes
3.3.3. Colocação do vidro
3.3.4. Peças com talco e sem talco (exercícios)
3.3.5 Granulometrias
2.3.6. Realização de projectos de pequenas dimensões
3.4 O casting
3.4.1. Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros
3.4.2. Concepção de moldes
3.4.3. Secagem dos moldes
3.4.4. Colocação do vidro
3.4.2. Realização de projectos de pequenas dimensões
4. O vidro e o espaço
4.1. Realização de um projecto de relação entre o vidro e espaço
5. Realização de seminários e de workshops:
5.1. Workshop de Sopro nas instalações do VICARTE (centro de investigação vidro e cerâmica para as artes) FCT/UNL
Teórico Prático
As Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
Horas de Contacto Semestral (HCS), distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos.
Serão objecto de estudo a participação em workshops, nomeadamente:
Workshop de Sopro nas instalações do VICARTE (centro de investigação vidro e cerâmica para as artes)FCT/UNL
Workshop de casting e patê de verre nas instalações do Crisform (Centro de Formação para a Cristalaria), Marinha Grande
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 70,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Frequência das aulas | 0,00 |
Trabalho de investigação | 0,00 |
Total: | 0,00 |
Participação e realização efectiva dos programas existentes.
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos nas aulas. Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 3/4 das aulas dadas.
A avaliação é contínua, respeita o calendário programado e os seguintes itens:
Cumprimento dos objectivos da disciplina.
Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
Capacidade de observar e entender no domínio das diferentes aplicações do mosaico.
Conhecimento do património histórico do vidro/vitral e do mosaico.
Interesse na participação dos workshops.
Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
Envolvimento e capacidade de produção.
Capacidade de reflexão e autocrítica.
Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista.
Assiduidade e pontualidade.
O cálculo da classificação final refere-se aos seguintes itens:
- Cumprimento dos objectivos da disciplina.
- Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
- Capacidade de compreensão e realização das diferentes técnicas propostas no vidro.
- Conhecimento do património histórico do vidro/vitral e mosaico.
- Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
- Interesse na participação dos workshops e seminários realizados.
- Envolvimento e capacidade de produção.
- Capacidade de reflexão e autocrítica.
- Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista.
- Assiduidade e pontualidade.
Workshop de Sopro nas instalações do CENCAL, Marinha Grande e VICARTE (centro de investigação vidro e cerâmica para as artes)FCT/UNL
Mediante frequência do ano lectivo seguinte.