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Desenho e Projecto

Código: DP211     Sigla: DP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=70
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 27 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5
3
4
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-02-13.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Modo de trabalho

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conceber e testar o que se poderá encontrar no domínio do pensamento, da ideia; tendo como instrumento desse mesmo pensar o desenho. 

Valorizar os processos projetuais mulitidisplinares através da práticas  de desenho. 

Pensar as metodologias de projeto encarando o desenho como um espaço privilegiado para realizar projetos de escala alargada e  em equipa,

Construir dinâmicas de processos de trabalho que incentivem a critica e autocrítica nos estudantes promovendo o trabalho de grupo e colaborativo inerente ao trabalho de projeto, possibilitando a criação de projetos artisticos que pensem um projeto em que possam habitar diferentes espaços e práticas artiscas.

Ampliar a discussão e experimentação nas práticas de projeto em equipas de trabalho.

Desenvolver instrumentos de análise, individuais e de grupo. 

Antever possíveis situações das dinâmicas projetuais fora do âmbito da escola, aproximando-nos da realidade exterior. 



Resultados de aprendizagem e competências

A unidade curricular tem como principal motor as questões que se levantam no percurso projetual. Aqui o desenho pretende de uma forma eficaz, ao mesmo tempo conceber e testar aquilo que poderá encontrar-se no domínio do pensamento, da ideia: desenho e projeto como instrumento desse mesmo pensar, entre a análise e a síntese, entre a pergunta e a resposta. 

Nesta unidade curricular interessa prefigurar o acontecimento, antecipar com precisão a intenção, encenar a validade da ideia em que a proposat deverá paresenatr diferentes àreas artísticas.

Pretende-se com a prática desenvolver as capacidades operativas e criativas do meio que é o desenho onde o trabalho de equipa é promovido e fundamental.

 A diversidade e variedade de propostas  num só projeto são fundamentais para se teastar o desenho nas suas diferentes vertentes.

 

Modo de trabalho

B-learning

Programa

A unidade curricular tem como principal motor as questões que se levantam no percurso projetual. Aqui o desenho pretende de uma forma eficaz, ao mesmo tempo conceber e testar aquilo que poderá encontrar-se no domínio do pensamento, da ideia: desenho e projeto como instrumento desse mesmo pensar, entre a análise e a síntese, entre a pergunta e a resposta.
Tanto o projeto como o desenho ligam-se a uma intenção, procuram revelar-se, ser alguma coisa. Este traço em comum, produz pontos de interceção entre pensar o projeto e pensar o desenho.
Nesta unidade curricular interessa prefigurar o acontecimento, antecipar com precisão a intenção, encenar a validade da ideia. Para o efeito, será necessário percorrer os diferentes níveis de sistemas de representação, a complexidade técnica que a resposta aos problemas do projeto coloca. Este é um processo marcado por uma constante capacidade de avaliação e reavaliação, por certezas e incertezas.
A permanente referência a projetos de autores contemporâneos, através de visualização de imagens que ilustrem metodologias de trabalho, assim como a integração de desenhos de outras práticas exteriores ao território das artes plásticas e do design, acompanhará todo o trajeto da disciplina.
As possibilidades de se estabelecerem relações com o trabalho individual do aluno serão incentivadas, assim como as ligações metodológicas a efetuar com outras disciplinas.
Pretende-se com a prática desenvolver as capacidades operativas e criativas do meio que é o desenho em projetos que envolvam diferentes campo de atuação multidisciplinares e em equipas de trabalho diferenciadas.


Bibliografia Obrigatória

FERGUSSON, Eugene S.; Engineering and the Mind's Eye, The MIT Press, 2001
CARNEIRO, Alberto ; Desenho Projecto de Desenho, Ministério da Cultura/ Instituto de Arte Contemporânea., 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As 121,5 Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
64 Horas de Contacto Semestral (HCS)  distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS (57,5h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos tendo presente a componente b-learning na metodologia de trabalho.

Serão objeto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a unidade curricular estando ainda aberta à participação em seminários, workshops, etc.




Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 40,00
Estudo autónomo 11,50
Frequência das aulas 40,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas. Considera-se a obtenção de frequência a participação no mínimo a 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cumprimento do plano de trabalho da disciplina, assiduidade e participação na plataforma de ensino ( Moodle)

Melhoria de classificação

Melhoria por frequência no ano seguinte.

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