Código: | DP211 | Sigla: | DP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Desenho |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=70 |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 27 | Plano de estudos oficial 2011 | 2 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
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Conceber e testar o que se poderá encontrar no domínio do pensamento, da ideia; tendo como instrumento desse mesmo pensar o desenho.
Valorizar os processos projetuais mulitidisplinares através da práticas de desenho.
Pensar as metodologias de projeto encarando o desenho como um espaço privilegiado para realizar projetos de escala alargada e em equipa,
Construir dinâmicas de processos de trabalho que incentivem a critica e autocrítica nos estudantes promovendo o trabalho de grupo e colaborativo inerente ao trabalho de projeto, possibilitando a criação de projetos artisticos que pensem um projeto em que possam habitar diferentes espaços e práticas artiscas.
Ampliar a discussão e experimentação nas práticas de projeto em equipas de trabalho.
Desenvolver instrumentos de análise, individuais e de grupo.
Antever possíveis situações das dinâmicas projetuais fora do âmbito da escola, aproximando-nos da realidade exterior.
A unidade curricular tem como principal motor as questões que se levantam no percurso projetual. Aqui o desenho pretende de uma forma eficaz, ao mesmo tempo conceber e testar aquilo que poderá encontrar-se no domínio do pensamento, da ideia: desenho e projeto como instrumento desse mesmo pensar, entre a análise e a síntese, entre a pergunta e a resposta.
Nesta unidade curricular interessa prefigurar o acontecimento, antecipar com precisão a intenção, encenar a validade da ideia em que a proposat deverá paresenatr diferentes àreas artísticas.
Pretende-se com a prática desenvolver as capacidades operativas e criativas do meio que é o desenho onde o trabalho de equipa é promovido e fundamental.
A diversidade e variedade de propostas num só projeto são fundamentais para se teastar o desenho nas suas diferentes vertentes.
A unidade curricular tem como principal motor as questões que se levantam no percurso projetual. Aqui o desenho pretende de uma forma eficaz, ao mesmo tempo conceber e testar aquilo que poderá encontrar-se no domínio do pensamento, da ideia: desenho e projeto como instrumento desse mesmo pensar, entre a análise e a síntese, entre a pergunta e a resposta.
Tanto o projeto como o desenho ligam-se a uma intenção, procuram revelar-se, ser alguma coisa. Este traço em comum, produz pontos de interceção entre pensar o projeto e pensar o desenho.
Nesta unidade curricular interessa prefigurar o acontecimento, antecipar com precisão a intenção, encenar a validade da ideia. Para o efeito, será necessário percorrer os diferentes níveis de sistemas de representação, a complexidade técnica que a resposta aos problemas do projeto coloca. Este é um processo marcado por uma constante capacidade de avaliação e reavaliação, por certezas e incertezas.
A permanente referência a projetos de autores contemporâneos, através de visualização de imagens que ilustrem metodologias de trabalho, assim como a integração de desenhos de outras práticas exteriores ao território das artes plásticas e do design, acompanhará todo o trajeto da disciplina.
As possibilidades de se estabelecerem relações com o trabalho individual do aluno serão incentivadas, assim como as ligações metodológicas a efetuar com outras disciplinas.
Pretende-se com a prática desenvolver as capacidades operativas e criativas do meio que é o desenho em projetos que envolvam diferentes campo de atuação multidisciplinares e em equipas de trabalho diferenciadas.
As 121,5 Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
64 Horas de Contacto Semestral (HCS) distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS (57,5h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos tendo presente a componente b-learning na metodologia de trabalho.
Serão objeto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a unidade curricular estando ainda aberta à participação em seminários, workshops, etc.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 40,00 |
Estudo autónomo | 11,50 |
Frequência das aulas | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 121,50 |
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas. Considera-se a obtenção de frequência a participação no mínimo a 75% das aulas.
Cumprimento do plano de trabalho da disciplina, assiduidade e participação na plataforma de ensino ( Moodle)
Melhoria por frequência no ano seguinte.