Código: | TI201 | Sigla: | TI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas/Pintura |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 46 | Plano de estudos oficial 2011 | 2 | - | 3 | 34 | 81 |
A constante presença dos meios de comunicação, nomeadamente audiovisuais, na sociedade contemporânea, obriga-nos a um contacto permanente com os mais diversos tipos de imagem. Através do cinema, da televisão, da internet, dos jogos vídeo ou do telemóvel recebemos um enorme fluxo de imagens que consumimos, muitas vezes, de forma indiscriminada. Esta visualidade complexa implica a necessidade de um novo tipo de literacia visual, que viabilize um olhar mais competente e informado da realidade que nos circunda. Na disciplina de teoria da imagem procurar-se-á, a partir de um conjunto muito diversificado de estímulos visuais, promover uma reflexão alargada e interdiciplinar sobre o modo como são produzidas e difundidas as imagens na contemporaneidade, de molde a promover nos estudantes uma maior consciência crítica.
Desenvolvimento da literacia visual a partir de um conjunto diversificado de abordagens teóricas e científicas: história da arte, psicanálise, teoria crítica, semiótica e desconstrução. No final do semestre espera-se que os estudantes sejam capazes de redigir um ensaio crítico a propósito de uma imagem, usando pelo menos uma das abordagens teóricas que são lecionadas ao longo do formação.
O programa da unidade curricular está organizado em dois módulos principais constituídos por diversos tópicos
1. Precedentes históricos e filosóficos da teoria da imagem
- Breve história da imagem
- De Kant aos teóricos da suspeita
2. Teorias da imagem
- História da Arte
- Ideologia e teoria crítica
- Psicanálise
- Semiótica estruturalista
- A desconstrução pós-estruturalista: feminismo, pós-colonialsimo e teorias queer.
Em termos genéricos, ao longo do semestre recorrer-se-á a diversos métodos de ensino - expositivo, interrogativo, demonstrativo e activo – de molde a possibilitar uma melhor aquisição dos vários conteúdos. Mais especificamente, em função das diversas matérias a leccionar, optar-se-á por uma combinação das seguintes estratégicas pedagógicas:
- Aulas de exposição teórica seguidas de debates com os estudantes;
- análise de textos e de imagens;
- visualização de documentários;
- esporadicamente, debates com artistas, e/ou especialistas em matérias específicas a convidar.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 90,00 |
Total: | 100,00 |
O exame é substituído por um trabalho escrito, conforme combinado com os alunos e o docente no início do semestre. O trabalho escrito não deverá ultrapassar as 2000 palavras. No dia do exame (época normal, de recurso ou especial) os alunos deverão enviar o trabalho escrito por email para o endereço electrónico do docente.