Código: | AD201 | Sigla: | AD |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 28 | Plano de estudos oficial 2011 | 2 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
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Iniciação à linguagem sonora nos domínios da matéria, da plasticidade e da espacialidade.
Estudo do som enquanto matéria plástica.
Estudo do trabalho sonoro como prática artística.
Introdução tecnológica e oficinal, aos fundamentos essenciais para essa prática.
Aquisição de conhecimentos teóricos, em articulação com o trabalho de campo e de estúdio, que permitam um enquadramento desta prática artística no contexto contemporâneo.
Compreensão de noções básicas de acústica.
Compreensão e aplicação dos mecanismos e dos aspectos fundamentais da gravação/captação e reprodução do som digital.
Desenvolvimento de instrumentos individuais e colectivos de análise e reflexão sobre o trabalho realizado.
Criação de hábitos e metodologias de trabalho alargados, e respectiva valorização da experimentação.
Como resultado da aprendizagem, baseada em exercícios desenvolvidos ao longo do semestre, pretende-se que os estudantes adquiram competências básicas na área artes sonoras, de integração de conhecimentos, de gestão de projetos e de produção de conteúdos.
A disciplina de Áudio I será dedicada à introdução à aprendizagem técnica, teórica e tecnológica nos media sonoros, dando particular ênfase à gravação e reprodução do som e à sua utilização nos contextos das práticas artísticas. Serão estudados os princípios da gravação sonora digital e experimentados diversos métodos para a captura e gravação de som e sua posterior modelação e difusão.
Será estudada a plasticidade do som:
-Objecto
-Estrutura
-Espaço
Serão também estudados:
-A linguagem especifica do som na produção plástica.
-O som envolvente e o som captado: aproximações e divergências
-Apropriações e interpretações dos sons.
-Mecanismos de difusão do som no espaço.
A disciplina desenvolver-se-á segundo um modelo teórico-prático que alternará aulas formativas, aulas de audição e discussão e aulas dedicadas ao desenvolvimento de exercícios e projectos, realizados individualmente ou por grupos de trabalho.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Avaliação média positiva nos exercícios desenvolvidos e nos restantes parâmetros avaliativos.
Serão avaliados os conhecimentos adquiridos, demonstrados pela resolução de exercícios e aplicados aos projectos a ser desenvolvidos.
Será avaliada a componente conceptual, capacidade de realização projectual e de adequação dos conhecimentos adquiridos à eficaz resolução de problemas específicos.
Será avaliada a assiduidade, integridade e responsabilidade dos discentes, face à turma, aos projectos, e ao cumprimento das datas-limite associados a estes.
Apenas por frequência posterior da disciplina.