Código: | PE500 | Sigla: | PE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 11 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
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1- Promover e consolidar, em ambiente pluridisciplinar, o envolvimento dos alunos em projectos de produção e criação autónomos;
2- Diligenciar para que os referidos projectos sejam devidamente articulados com metodologias que favoreçam o estudo dos fenómenos relativos às práticas artísticas contemporâneas;
3 - Promover uma abordagem ecléctica relativamente a meios susceptíveis de enquadramento metodológico na área das práticas artísticas;
4- Fomentar o exercício das práticas artísticas preferencialmente em função de uma experiência prática, no sentido de que só se aprende a desenhar desenhando;
5- Consolidar competências ao nível do enunciado verbal e escrito.
No final da UC Prática de Escultura o aluno deve ter competências e autonomia de gerir um projecto individual desde a sua concepção até à finalização. Fundamental é a capacidade de uma reflexão teórica-artística e a contextualização do próprio trabalho em relação ao lugar escolhido, seja uma resposta a uma situação específica ou de um tema do próprio interesse em função ao lugar encontrado. Essa deve ajudar a encontrar o seu próprio posicionamento no mundo da arte.
1 - A única directriz da disciplina de Práticas da Escultura dado aos alunos é o desenvolvimento de uma proposta de trabalho site specific com preferência fora do campo da Faculdade. Pretende-se descobrir o tecido urbano como palco de uma intervenção artística, que entra em diálogo com condicionantes arquitectónicas/paisagísticas num contexto histórico, cultural e social. A proposta pode tanto ser concebida para um lugar interior como exterior mas deve corresponder às características especificas do lugar.
2 – A proposta do aluno é naturalmente diversa e flexível. Orienta-se para a realização de trabalhos de investigação autónomos, com base em propostas apresentadas pelos alunos. Logo, as experiências no domínio teórico e / ou teórico-prático que estruturam o âmbito dos temas a abordar na disciplina estão de algum modo dependentes ou pelo menos em função de cada uma daquelas propostas, salvaguardando-se abordagens que o docente tome como indispensáveis para o entendimento das práticas artísticas contemporâneas.
3 - Tratando-se de uma disciplina opcional oferecida a um universo alargado de alunos procedentes de variadíssimos sectores da vida universitária, portuguesa e estrangeira (Mobilidade Erasmus e Mobilidade Interna de Estudantes U.P.), o programa da disciplina de Práticas da Escultura promove uma abordagem ecléctica relativamente a ambientes susceptíveis de enquadramento metodológico na área das práticas artísticas, com a ressalva, de que estas mesmas práticas devam obedecer a normativo que releve e investigue a importância do potencial plástico dos diferentes materiais empregues na produção dos artefactos.
1 - Num primeiro momento, o aluno(a) apresenta, nos prazos designados, proposta de projecto individual de trabalho e do lugar da sua intervenção, esclarecedora da prática artística que deseja desenvolver ao longo de todo o semestre, obrigatoriamente em regime de avaliação contínua.
2 - O acompanhamento/orientação do projecto individual de trabalho, decorrerá preferencialmente por dentro do horário definido para a disciplina. Ao docente compete coordenar e regular metodologias que respeitem e melhor interpretem as ideias inerentes a cada um dos diferentes projectos, orientando os alunos para bibliografia e experiências artísticas específicas.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Em função do trabalho produzido e do empenho durante as aulas.