Arte e Tecnologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas/Multimédia |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S (de 16-02-2015 a 17-07-2015)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
38 |
Plano de estudos oficial 2011 |
2 |
- |
3 |
34 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Estudar as relações entre arte, cultura e tecnologia, em especial nas suas implicações para a prática artística.
Situar a questão da técnica a partir da sua problematização moderna.
Discutir e aclarar a importância da relação entre arte e tecnologia para o contexto actual da arte.
Introduzir os princípios básicos de uma teoria dos media.
Desenvolver princípios de reflexão e de análise crítica.
Estabelecer uma relação crítica com o trabalho realizado noutras áreas curriculares, como a prática de atelier e as oficinais.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que os estudantes possam atingir os objectivos propostos, de acordo com o programa.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O programa divide-se em duas partes. Uma primeira como introdução abrangente aos problemas da relação histórica entre arte e tecnologia, com particular ênfase na modernidade; e uma segunda em que se trata de trazer a discussão para a actualidade através de um conjunto de tópicos de análise, centrados na questão dos media, e ainda de alguns casos de estudo que exigirão um olhar retrospectivo sobre a história do cinema, que alguns consideraram a máquina moderna por excelência e que é hoje um excelente exemplo da crise da mediação.
I. Arte e tecnologia: Uma introdução.
a. Da questão da técnica.
- Arte e técnica. A techné.
- As musas. Artes mecânicas e artes liberais.
- A arte as artes. O plural singular da arte.
- Deslumbramentos e desencantamentos da técnica.
- Realidade, representação, simulação.
- Máquinas, automatismos, maquinismos.
- Mediação, informação, comunicação.
b. Da modernidade.
- A génese do espectador moderno.
- O aparelhamento do corpo.
- Subjugação e subjectivação.
- Disciplina e liberdade.
- Atenção e distracção.
- Espectáculo e indústrias culturais.
II. Perspectivas actuais sobre arte, cultura e tecnologia.
c. Da mediação.
- Da teoria dos media à teoria da informação.
- As sociedades de controlo.
- A sombra dos media. O acidente.
- O digital. A cultura das redes.
- O actual e o virtual.
- A intensificação do tempo. Velocidade e inércia.
- A cinemática.
- Novos e velhos media. Obsolescência.
- Arqueologias dos media.
- Variabilidade e remediação.
- Mediacracia.
- Interactividade/interpassividade.
- Inoperatividade e reapropriação dos media.
- Outras mediações, outros media.
d. Casos de estudo do panorama da arte e cultura contemporâneas.
Bibliografia Obrigatória
Agamben Giorgio;
What is an apparatus?. ISBN: 978-0-8047-6230-4
Benjamin Walter;
Sobre arte, técnica, linguagem e política. ISBN: 972-708-1770
Bolter Jay David;
Remediation. ISBN: 0-262-52279-9
Deleuze Gilles;
Pourparlers. ISBN: 2-7073-1842-6 10.00
Deleuze Gilles;
Dialogues. ISBN: 2-08-211701-4
Perniola Mario;
Do sentir. ISBN: 972-23-1690-7
Kittler Friedrich A.;
Gramaphone, film, typewriter. ISBN: 0-8047-3233-7
Crary Jonathan;
Techniques of the observer. ISBN: 0-262-53107-0
Crary Jonathan 340;
Incorporations. ISBN: 0-942299-29-9
Crary Jonathan;
Suspensions of perception. ISBN: 0-262-53199-2
Heidegger Martin;
The^question concerning technology. ISBN: 0-06-131969-4
Manovich Lev;
The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1
McLuhan Marshall;
Understanding media. ISBN: 0-262-63159-8
McLuhan Marshall;
The medium is the massage
Quéau Philippe;
Le^virtuel. ISBN: 2-87673-162-2
Stocker Gerfried 340;
Code. ISBN: 3-7757-1356-5 32.10
Nancy Jean-Luc;
Les^Muses. ISBN: 2-7186-0574-X 28.63
Mannoni Laurent;
Le grand art de la lumière et de l.ombre. ISBN: 2-09-190-077-X
Mulder Arjen;
Understanding media theory. ISBN: 90-5662-388-5 28.10
Gere Charlie;
Digital culture. ISBN: 1-86189-143-1 24.00
Bolter Jay David;
Remediation. ISBN: 0-262-52279-9
Bibliografia Complementar
Perniola Mario;
El^sex appeal de lo inorgánico. ISBN: 84-89239-07-X 17.48
Miranda José A. Bragança de;
Crítica das ligações na era da técnica. ISBN: 972-95651-8-X
Virilio Paul;
A^velocidade de libertação. ISBN: 972-708-377-3
Virilio Paul;
Esthétique de la disparition. ISBN: 2-7186-0360-7 26.39
Critical Art Ensemble;
Electronic civil and other disobedience unpopular ideas
Wilson Stephen;
Information arts. ISBN: 0-262-73158-4 36.69
Cruz Maria Teresa 340;
Interactividades. ISBN: 972-97296-0-3
Krauss Rosalind;
A voyage on the north sea. ISBN: 0-500-28207-2
Parkinson David;
History of film. ISBN: 0-500-20277-X
Virilio Paul 1932-;
War and cinema. ISBN: 0-86091-928-5
Quéau Philippe;
Le^virtuel. ISBN: 2-87673-162-2
Perniola Mario;
Do sentir. ISBN: 972-23-1690-7
Perniola Mario;
Do sentir. ISBN: 972-23-1690-7
Observações Bibliográficas
Indicam-se nesta secção apenas os títulos existentes na bibioteca da FBAUP. A lista completa de títulos deve ser consultada no campo Observações e em <http://art.blog.virose.pt>
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas organizam-se preferencialmente em modo de seminário, o que significa a opção por um modelo participativo. Por um lado, em torno do comentário e debate sobre textos e material audiovisual. Por outro, em aulas onde serão expostas as questões fundamentais do programa. Em ambas as situações a metodologia de trabalho reger-se-á por ampla ilustração dos temas propostos.
As metodologias das aulas mais expositivas e das de análise e comentário, serão intercaladas e complementares. As primeiras têm como objectivo aclarar conceitos e práticas fundamentais para o assunto bem como sua contextualização. As segundas têm como objectivo o desenvolvimento da prática de análise e comentário a partir dos exemplos escolhidos e dos estudos de caso.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade ≥ 75 %
Cumprimento das demais entregas e apresentações, de acordo com o calendário apresentado no início do semestre lectivo.
Fórmula de cálculo da classificação final
Prova escrita - 90 %
Participação, assiduidade - 10 %
Observações
Horário de atendimento:
Segunda-feira, das 17 às 18 h.
Quinta-feira, das 16 às 17 h.
Sujeito a marcação prévia.
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL (obras não disponíveis na biblioteca)
AGAMBEN, Giorgio (1992), "Notas sobre el gesto" [Note sul gesto], trad. de Antonio Gimeno Cuspinera, in Medios sin fin: Notas sobre la politica, Madrid, Pre-Textos, 2001, pp. 47-56.
—————— (2005), Profanações [Profanazioni], trad. de Luísa Feijó, Lisboa, Edições Cotovia, 2006.
BENJAMIN, Walter (2006), A Modernidade, trad. de João Barrento, Lisboa, Assírio & Alvim.
CONLEY, Verena Andermatt, Ed. (1993), Rethinking Technologies, Minneapolis/London, University of Minnesota Press.
DRUCKREY, Timothy, Ed. (1996), Electronic Culture - Technology and Visual Representation, New York, Aperture.
FOSTER, Hal, Ed. (1988), Vision and Visuality, Seattle (WA), Bay Press.
KLUITENBERG, Eric (2008), Delusive Spaces: Essays on Culture, Media and Technology, Rotterdam, NAi Publishers/Institute of Network Cultures.
KOCKELKOREN, Petran (2003), Tecnhnology: Art, Fairground and Theatre, Rotterdam, NAi Publishers.
SPILLER, Neil (2002), Cyber Reader: Critical Writings for the Digital Era, London and New York, Phaidon Press.
STOCKER, Gerfried e SCHÖPF. Christine, Eds. (2003), Ars Electronica 2003: Code - The Language of Our Time, Linz/Ostfildern-Ruit, Ars Electronica Center/Hatje Cantz Verlag.
VIRILIO, Paul (1996), Cybermonde la politique du pire, Paris, Les Éditions Textuel.
——————, Ed. (2002), Unkown Quantity, Paris/London, Fondation Cartier pour l'art contemporain/Thames & Hudson.
ZIELINSKI, Siegfried (1999), AUdiovisions: Cinema and Televison as Entr'actes in History, Amsterdam, Amsterdam University Press.
ZIELINSKI, Siegfried (2002), Deep Time of the Media: Toward an Archaeology of Hearing and Seeing by Technical Means [An Archäologie der Medien: Zur Tiefenzeit des Technischen Hörens und Sebens], trad. de Gloria Custance, Cambridge (Mass.)/London, The MIT Press, 2006.