Código: | ICC101 | Sigla: | ICC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Arte |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Arte e do Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 106 | Plano de estudos oficial 2011 | 1 | - | 3 | 34 | 81 |
DC | 64 | Licenciatura em Design de Comunicação | 1 | - | 3 | 34 | 81 |
“Introdução à Cultura Contemporânea” é uma base introdutória que tem por objectivo fornecer capacidades e ferramentas para compreender a contemporaneidade e nossa cultura, bem como para introduzir um universo alargado de referências que permitirá ao estudante compreender questões culturais com que artistas visuais e designers hoje se debatem no seu trabalho.
A disciplina explora a transversalidade da noção de “cultura” e as contradições inerentes à condição contemporânea, potenciando uma multiplicidade de aproximações e de leituras que instiguem no estudante a capacidade de reflexão crítica e apoiem a sua (futura) acção.
Exploraremos referências das Culturas Visuais e da Cultura Urbana, para compreender as manifestações e os palcos onde a cultura se manifesta, seja enquanto fenómeno quotidiano, seja nas práticas artísticas.
Componente teórica:
Divide-se em duas partes, um primeiro conjunto de aulas introduz questões gerais para compreender noções de cultura, de contemporaneidade, de urbanidade, de industrialização, massificação, consumo, entre outras. A segunda parte do semestre consiste num conjunto de aulas onde a reflexão crítica sobre a contemporaneidade é introduzida, seja através das contraculturas e subculturas contempoâneas, seja através de práticas artísticas (e académicas) que questionam padrões dominantes de cultura e os debatem.
Componente prática:
- complemento de questões levantadas na aula teórica
- desenvolvimento de dois trabalhos práticos (individual e grupo)
- discussão e partilha de referências bibliográficas, audiovisuaus e de objectos.
Augé, Marc: Não-lugares : introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Lisboa : 90 Graus Editora, 2005
Baudelaire, C.: A Invenção Da Modernidade. Lisboa: Relógio D'água.
Benjamin, W: The Arcades Project, Harvard University Press.
Certeau, M.: A Invenção Do Cotidiano. 1.Artes Do Fazer; Vozes (Br).
Debord, G.: A Sociedade Do Espectáculo; Mobilis In Mobile.
Deleuze, G., Guattari, F.: Mil Planaltos; Assírio E Alvim.
Foucault, M: Discipline And Punish: The Birth Of The Prison; Vintage Books.
Kracauer, S.: The Mass Ornament: Weimar Essays; Harvard University Press.
Mirzoeff, N. (Ed.): The Visual Culture Reader. London: Routledge.
Miles, M. Hall, T. Borden, I. : The City Cultures Reader: Routhledge.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
40% - trabalho individual
40% - trabalho de grupo
20% - participação
Ou exame final para os estudantes que não entregarem um dos trabalhos