Código: | P101 | Sigla: | P101 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Design Comunicacao |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Design da Imagem |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MDI | 13 | Plano Oficial 2011 | 1 | - | 18 | 120 | 483 |
Investigação e validação da Imagem como unidade contemporânea de literacia.
Os dispositivos visuais, sendo irredutíveis à ordem discursiva contribuem para o cruzamento e convergência de campos de possibilidades crescentemente complexos nos novos media.
Reconhecimento ao nível académico, cultural e profissional, das especificidades da Imagem, como entidade estruturante do design de comunicação e de múltiplos ramos do conhecimento.
Desenvolvimento de narrativas visuais como processos contemporâneos integrados de inovação e sustentabilidade a partir da reconfiguração da Imagem a nível cultural e tecnológico.
Produzir protótipos e modelos no campo da comunicação visual aplicados ao mercado e respetivas necessidades dos públicos.
Desenvolvimento de dispositivos documentais capazes de nos proporcionar uma visão do Mundo a partir de um padrão individual, local, regional ou mundial, congregando um património transmissível da memória individual e coletiva.
Aptidão para a organização da informação visual geradora de uma campo expandido de conhecimento centrado nas imagens capazes de formar uma produto intelectual de sabedoria.
Resolução de problemas de informação no espaço público no campo da cultura e do mercado.
Ser capaz de desenvolver programas de comunicação visual sustentáveis e funcionais, implementados a partir de conceitos originais e a partir dos quais resultem mensagens, meios e dispositivos visuais numa relação face à qual o Design seja viável como contrato ético com a sociedade.
Adequar e suportar o processo do design visual a uma estrutura operativa, assim sequenciada: Compreender e definir um problema de comunicação segundo objectivos tangíveis e que superem as suas condicionantes. Observar e conhecer os utilizadores no terreno. Sintetizar e equacionar as alternativas para a solução de uma necessidade. Prototipar com esboços, esquemas, modelos ou um storyboard. Realizar e produzir produtos de comunicação visual. Testar e corrigir as soluções. Validar e implementar os dispositivos ou sistemas visuais.
Levantamento, arquivo e produção documental de dispositivos inter-mediáticos, organizados em séries narrativas e temáticas, dando visibilidade às identidades contemporâneas.
Produção de projectos de pesquisa teórico-prática, desenvolvidos a partir de abordagens diferenciadas e capazes de produzir uma actualização e uma requalificação da dimensão tradicional do Design de Comunicação, introduzindo um novo campo de reflexão, ao qual chamámos Design da Imagem Documental.
Desenvolvimento de projetos de investigação aplicada, em contextos de visibilidade e operação para modelos e sistemas de comunicação visual, através de dispositivos mediáticos, exposições, frentes editoriais, pedagógicas e de literacia.
Metodologias qualitativas participantes e quantitativas sustentadas num modelos com as coordenadas que se seguem:
Informação como dado inteligível e como input sensorial;
Valores da experiências, conhecimento, motivação e flexibilidade;
Design como actividade mental;
Práticas de competências e treino;
Acção do design no sentido da visualização e de efeito de output;
Inovação, desenvolvimento, mercado e necessidades do público.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
A avaliação final ponderará os seguintes factores: assiduidade e participação nas actividades lectivas 20%, realização de trabalhos práticos 50%, trabalho escrito final 30%.