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Laboratório de Som e Imagem

Código: LSI202     Sigla: LSI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design Comunicacao

Ocorrência: 2013/2014 - 2S (de 10-02-2014 a 11-07-2014)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 74 Licenciatura em Design de Comunicação 2 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender o contexto histórico, social e técnico dos media digitais, particularmente na sua vertente audiovisual, de forma a integrar a prática expressiva e crítica individual. Desenvolver práticas experimentais com base nos fenómenos sonoros e visuais, com recurso a várias estratégias e métodos de investigação e concretização. Consolidar hábitos e métodos de documentação de projeto.

Resultados de aprendizagem e competências

Enquadrar o entendimento das fronteiras dos média digitais dentro da prática individual de cada discente, seja enquanto recursos formais ou enquanto elementos de uma linguagem crítica; para esse fim, será necessária a familiarização com os mecanismos explícitos e implícitos dos média a trabalhar. As propostas de trabalho são direcionadas para a exploração direta e livre destes suportes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A disciplina de Laboratório de Som e Imagem propõe uma abordagem aos fundamentos dos suportes digitais na sua forma mais essencial -- os circuitos eletrónicos; a partir da compreensão destes, será concretizada uma exploração dos fenómenos sonoros e visuais, e como os controlar e manipular com recurso aos média digitais. Enquanto que o termo “audiovisual” ou a expressão “som e imagem” são mais imediatamente associados à televisão, cinema, música, ou a expressões como “multimédia”, é pertinente considerar o fenómeno do som e o fenómeno da imagem nas suas formas mais elementares, para então compreender como eles se complexificam, combinam e acumulam para chegar às manifestações que conhecemos. Se pensarmos em termos de ferramentas digitais, trata-se de dar um passo atrás: em vez de pensar na imagem em movimento como resultado de captura e manipulações feitas com determinados dispositivos e/ou software, faz sentido considerar os elementos individuais que levam a esse resultado: o pixel, a cor, a "frame rate", como o sinal vídeo é transportado do computador para o ecrã são alguns exemplos. Através de experiências práticas no campo da electrónica e “physical computing”, será proposto isolar, identificar esses elementos numa primeira fase, para em seguida aplicar esses conhecimentos na idealização e concepção de mecanismos simples que possam ilustrar um ponto de vista crítico sobre os fenómenos da imagem e som. Serão propostas várias experiências e actividades onde serão explorados os conceitos acima mencionados, experiências essas que irão alimentar o reportório técnico dos e das discentes para que possam aplicar esses princípios na execução de novos objetos expressivos.

Bibliografia Obrigatória

Banzi, Massimo; Getting Started with Arduino, O'Reilly, 2009. ISBN: 978-0-596-15551-3
Nicolas Collins; Handmade Electronic Music - The Art of Hardware Hacking, Routledge, 2006. ISBN: 0-415-97592

Bibliografia Complementar

Kittler Friedrich A.; Gramaphone, film, typewriter. ISBN: 0-8047-3233-7
Mark Frauenfelder et al; The Best of Make, O'Reilly, 2007. ISBN: 0-596-51428-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Serão abordadas estratégias como a manipulação, alteração e “détournement” de objectos existentes na forma do “circuit bending”, desconstrução e reconfiguração de objectos electrónicos manufacturados, “glitch art”, ou a alteração especulativa de mecanismos existentes de hardware e software. Os métodos de prototipagem serão especialmente aprofundados, bem como o processo de documentação das explorações e investigações dinamizadas pelos conteúdos curriculares.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 92,00
Total: 92,00

Fórmula de cálculo da classificação final

As classificações finais serão calculadas a partir da média ponderada das avaliações dos exercícios, e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos discentes nas aulas e demais actividades lectivas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todas as instâncias de estatuto especial (trabalhador-estudante, alta competição, etc.) serão tratados caso a caso, sendo fundamental o contacto com o docente da disciplina com a maior brevidade.

Melhoria de classificação

Apenas pela frequência da disciplina no ano seguinte.

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