Código: | MMII211 | Sigla: | MMII |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 20 | Plano de estudos oficial 2011 | 2 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
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Os Objectivos desta Unidade Curricular são:
- aprofundar conhecimentos sobre matérias dúcteis e os processos de modelação que se lhes associam;
- aperfeiçoar processos de moldagem tradicionais, associados ao campo artístico, e aplicados na reprodução de Modelos modelados.
- aprofundar conhecimentos sobre polímeros sintéticos, utilizadas nos processos de moldagem e reprodução, associados ao campo artístico contemporâneo.
As Competências desta Unidade Curricular são:
- distinção do campo de aplicação das diversas matérias dúcteis, mediante as suas características físicas e os seus processos de transformação;
- elaboração das próprias matérias dúcteis e controlo da sua composição;
- execução de diversos processos de modelação associados às diferentes matérias dúcteis;
- capacidade de selecção e execução de diversos processos tradicionais de moldagem sobre modelos modelados;
- manipulação, controlo e elaboração das matérias de moldagem tradicionais segundo os objectivos do trabalho a executar;
- distinção do campo de aplicação de diversos polímeros sintéticos, mediante as suas características físicas e os seus processos de transformação;
- execução de diversos processos de moldagem e reprodução associados a diferentes polímeros sintéticos;
Os Resultados da Aprendizagem desta Unidade Curricular ficarão plasmado em três conjuntos de peças finalizadas e seriadas, de cinco unidades cada, que cada aluno desenvolve, desde a fase de criação do modelo, até à definição e elaboração do molde e processo de execução e acabamento dos múltiplos. Serão realizadas, no desenvolvimento das peças finais, compondo os processos de investigação individuais, diversas experiências com diferentes matérias
Contemplando os profícuos desenvolvimentos da modelação e moldagem, a partir do início do século XX até à contemporaneidade, o programa desta unidade curricular conduz o aluno a experimentar o desenho, a gravação, o relevo, a apropriação de objectos tridimensionais, sua transformação, a modelação integral e tradicional, para obtenção de modelos; a passagem destes modelos por vários processos de moldagem conducentes a reproduções, múltiplos com diferentes características físicas e materiais; enquanto espaço de aplicação do seu discurso artístico ou da sua idiossincrasia criativa e base de uma exploração-investigação de matérias e processos dispares e variados que preenchem estes dois universos.
O programa é desenvolvido através de três exercícios que compõem graus de complexidade progressivos na aplicação e gestão dos métodos operativos e processuais que a prática da modelação, da moldagem e respectiva reprodução se servem.
O programa desta unidade curricular pretende promover o desenvolvimento de conhecimentos específicos e especializados sobre os principais métodos e técnicas da prática da moldagem (produção de moldes) no âmbito das Artes Plásticas, da Escultura em particular e da criação plástica tridimensional, na generalidade.
Os métodos e técnicas da prática da modelação serão nesta Unidade Curricular abordados com pragmatismos, no sentido de processo de apoio à realização de moldes mas, no que concerne à produção de modelos, esta será abordada como área especializada de investigação, em que matérias-primas dúcteis detêm especial destaque como ferramentas expeditas e preparatórias na distribuição, organização e consciencialização das formas no espaço tridimensional.
O espaço reservado para o resultado destes processos, as reproduções de múltiplos seriados, será o campo de investigação de matérias, desde as naturais e tradicionais (barro, gesso, ceras, plasticina, e outros) às poliméricas e compósitas (resinas de polyester, resinas acrílicas, borrachas de silicone, e outras).
Será formulado e calendarizado um conjunto de propostas estruturantes das estratégias cientificas e pedagógicas, uma vez que é em torno de cada uma delas que serão mobilizadas várias acções;
Aulas presenciais de acompanhamento do desenvolvimento das propostas, versando aspectos plásticos e técnicos, conceptuais e críticos.
Sessões de natureza expositiva com vista a promover o confronto com exemplos da História da Arte de épocas diversas e da prática artística contemporânea, mediante os meios disponíveis (projecção de imagens, vídeo ou outros).
Sessões de natureza expositiva com vista a promover um aprofundamento técnico sobre as matérias e processos abordados.
Visitas de estudo a exposições, museus, oficinas, e outras cujo interesse e oportunidade sejam adequados ás características do exercício em curso ou se traduzam numa mais-valia para a formação artística dos alunos deste nível;
Momentos de discussão individual e colectiva de acompanhamento das respostas aos exercícios propostos, bem como de reflexão e análise crítica do conjunto de resultados obtidos no final de cada exercício.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 25,00 |
Trabalho laboratorial | 75,00 |
Total: | 100,00 |
A Avaliação é distribuída, sendo porém exercida a dois níveis:
Primeiro nível: corresponde à avaliação a que é submetido o resultado de cada exercício concluído, em confrontação com os processos aplicados e o cumprimento dos objectivos;
Segundo nível: avaliação da progressão do aluno ao longo do semestre, perante dossier que o próprio compila, através do qual é possível reconstituir uma visão evolutiva de conjunto.
Sendo assim, a obtenção de frequência a esta Unidade Curricular depende de:
1- participação activa nas sessões de trabalho calendarizadas;
2- cumprimento dos objectivos e resultados pretendidos em cada exercício proposto;
3- entrega de um dossier com a compilação da investigação realizada em termos de matérias e processos, ilustrada pelos resultados obtidos nos exercícios propostos;
4- participação na exposição colectiva dos resultados finalizados na sala da Unidade Curricular, limpa e arrumada;
1.Os resultado de cada exercício concluído são analisados, criticados e classificados em três secções:
- modelos [correspondendo a 33% da classificação de cada exercício];
- moldes [correspondendo a 33% da classificação de cada exercício];
- reprodução/série [correspondendo a 33% da classificação de cada exercício];
2.cada um dos três exercício propostos corresponde a 25% da classificação final do ano;
3. O empenho nas aulas e o percurso de trabalho corresponde a 25% da classificação final do ano;
O horário de atendimento aos alunos realizar-se-à sob marcação com o docente.
Outros obras bibliográficas serão indicadas aos discentes de acordo com a especificidade de cada um dos seus trabalhos.
Algumas referências bibliográficas podem ser consultadas (apenas em parte) respetivamente nos seguintes endereços:
MIdgley, B. (Dir.) , (1982). Guia Completa de Escultura, Modelado y Ceramica. Técnicas e Materials. Madrid: H Blume Ediciones.
http://books.google.com/books?id=ySfYxxdSeqwC&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=
Toft, A. (2004). Modelling and Sculpture: a guide to traditional methods. NY: Dover Publications. 0-486-43511-3
http://books.google.com/books?id=rKcvT82zE14C&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=
AA.VV. (2009). Procedimientos y materiales en la obra escultórica. Madrid: Akal. ISBN 978-84-460-1805-6
http://books.google.com/books?id=s4VkCHuYgEUC&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=