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Modelação e Moldagem II

Código: MMII211     Sigla: MMII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2013/2014 - 2S (de 10-02-2014 a 11-07-2014)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 20 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5
3
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os Objectivos desta Unidade Curricular são:
- aprofundar conhecimentos sobre matérias dúcteis e os processos de modelação que se lhes associam;
- aperfeiçoar processos de moldagem tradicionais, associados ao campo artístico, e aplicados na reprodução de Modelos modelados.
- aprofundar conhecimentos sobre polímeros sintéticos, utilizadas nos processos de moldagem e reprodução, associados ao campo artístico contemporâneo.

As Competências desta Unidade Curricular são:
- distinção do campo de aplicação das diversas matérias dúcteis, mediante as suas características físicas e os seus processos de transformação;
- elaboração das próprias matérias dúcteis e controlo da sua composição;
- execução de diversos processos de modelação associados às diferentes matérias dúcteis;
- capacidade de selecção e execução de diversos processos tradicionais de moldagem sobre modelos modelados;
- manipulação, controlo e elaboração das matérias de moldagem tradicionais segundo os objectivos do trabalho a executar;
- distinção do campo de aplicação de diversos polímeros sintéticos, mediante as suas características físicas e os seus processos de transformação;
- execução de diversos processos de moldagem e reprodução associados a diferentes polímeros sintéticos;


Resultados de aprendizagem e competências

Os Resultados da Aprendizagem desta Unidade Curricular ficarão plasmado em três conjuntos de peças finalizadas e seriadas, de cinco unidades cada, que cada aluno desenvolve, desde a fase de criação do modelo, até à definição e elaboração do molde e processo de execução e acabamento dos múltiplos. Serão realizadas, no desenvolvimento das peças finais, compondo os processos de investigação individuais, diversas experiências com diferentes matérias

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Contemplando os profícuos desenvolvimentos da modelação e moldagem, a partir do início do século XX até à contemporaneidade, o programa desta unidade curricular conduz o aluno a experimentar o desenho, a gravação, o relevo, a apropriação de objectos tridimensionais, sua transformação, a modelação integral e tradicional, para obtenção de modelos; a passagem destes modelos por vários processos de moldagem conducentes a reproduções, múltiplos com diferentes características físicas e materiais; enquanto espaço de aplicação do seu discurso artístico ou da sua idiossincrasia criativa e base de uma exploração-investigação de matérias e processos dispares e variados que preenchem estes dois universos.
O programa é desenvolvido através de três exercícios que compõem graus de complexidade progressivos na aplicação e gestão dos métodos operativos e processuais que a prática da modelação, da moldagem e respectiva reprodução se servem.
O programa desta unidade curricular pretende promover o desenvolvimento de conhecimentos específicos e especializados sobre os principais métodos e técnicas da prática da moldagem (produção de moldes) no âmbito das Artes Plásticas, da Escultura em particular e da criação plástica tridimensional, na generalidade.
Os métodos e técnicas da prática da modelação serão nesta Unidade Curricular abordados com pragmatismos, no sentido de processo de apoio à realização de moldes mas, no que concerne à produção de modelos, esta será abordada como área especializada de investigação, em que matérias-primas dúcteis detêm especial destaque como ferramentas expeditas e preparatórias na distribuição, organização e consciencialização das formas no espaço tridimensional.
O espaço reservado para o resultado destes processos, as reproduções de múltiplos seriados, será o campo de investigação de matérias, desde as naturais e tradicionais (barro, gesso, ceras, plasticina, e outros) às poliméricas e compósitas (resinas de polyester, resinas acrílicas, borrachas de silicone, e outras).

Bibliografia Obrigatória

Ferro, Rui; Processos de Moldagem na FBA.UP, 2005 (http://biblioteca.fba.up.pt/docs/Rui_Ferro/O_LIVRO.PDF)
Lizandra, José Luis Navarro; Maquetas, Modelos y Moldes: materiales y técnicas…, Biblioteca de la Universitat Jaume I, 2005. ISBN: 84-8021-543-7
Idgley, B. (Dir.); Guia Completa de Escultura, Modelado y Ceramica. Técnicas e Materials, H Blume Ediciones, 1982. ISBN: 84-87756-29-8
Percy, H. M.; New Materials in Sculpture, Alec Tiranti, 1970 (BIBLIOTECA DA FBAUP)
Rich, Jack C. ; The Materials and Methods of Sculpture, Dover Publications, inc., New York, 1947 (BIBLIOTECA DA FBAUP)
Ministère de la Culture et de la Communication; La Sculpture, Paris Imprimeri Nationale, 1978 (BIBLIOTECA DA FBAUP)

Bibliografia Complementar

AA.VV. ; Ensaios sobre reprodutibilidade, FBAUL, 2008
AA.VV. ; Procedimientos y materiales en la obra escultórica, Aka, 2009. ISBN: 978-84-460-1805-6
Clérin, Philippe; La Sculpture, Toutes les Techniques, Dessain et Toldra, 1988 (BIBLIOTECA DA FBAUP)
AA.VV. ; Aplicação de materiais de última geração à fundição escultórica com a utilização de molde químico. Emprego de Poliestireno Expandido como molde gaseificável., FBAUL, 2008
Toft, A.; Modelling and Sculpture: a guide to traditional methods., Dover Publications, 2004. ISBN: 0-486-43511-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Será formulado e calendarizado um conjunto de propostas estruturantes das estratégias cientificas e pedagógicas, uma vez que é em torno de cada uma delas que serão mobilizadas várias acções;
Aulas presenciais de acompanhamento do desenvolvimento das propostas, versando aspectos plásticos e técnicos, conceptuais e críticos.
Sessões de natureza expositiva com vista a promover o confronto com exemplos da História da Arte de épocas diversas e da prática artística contemporânea, mediante os meios disponíveis (projecção de imagens, vídeo ou outros).
Sessões de natureza expositiva com vista a promover um aprofundamento técnico sobre as matérias e processos abordados.
Visitas de estudo a exposições, museus, oficinas, e outras cujo interesse e oportunidade sejam adequados ás características do exercício em curso ou se traduzam numa mais-valia para a formação artística dos alunos deste nível;
Momentos de discussão individual e colectiva de acompanhamento das respostas aos exercícios propostos, bem como de reflexão e análise crítica do conjunto de resultados obtidos no final de cada exercício.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho laboratorial 75,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A Avaliação é distribuída, sendo porém exercida a dois níveis:
Primeiro nível: corresponde à avaliação a que é submetido o resultado de cada exercício concluído, em confrontação com os processos aplicados e o cumprimento dos objectivos;
Segundo nível: avaliação da progressão do aluno ao longo do semestre, perante dossier que o próprio compila, através do qual é possível reconstituir uma visão evolutiva de conjunto.
Sendo assim, a obtenção de frequência a esta Unidade Curricular depende de:
1- participação activa nas sessões de trabalho calendarizadas;
2- cumprimento dos objectivos e resultados pretendidos em cada exercício proposto;
3- entrega de um dossier com a compilação da investigação realizada em termos de matérias e processos, ilustrada pelos resultados obtidos nos exercícios propostos;
4- participação na exposição colectiva dos resultados finalizados na sala da Unidade Curricular, limpa e arrumada;

Fórmula de cálculo da classificação final

1.Os resultado de cada exercício concluído são analisados, criticados e classificados em três secções:
- modelos [correspondendo a 33% da classificação de cada exercício];
- moldes [correspondendo a 33% da classificação de cada exercício];
- reprodução/série [correspondendo a 33% da classificação de cada exercício];
2.cada um dos três exercício propostos corresponde a 25% da classificação final do ano;
3. O empenho nas aulas e o percurso de trabalho corresponde a 25% da classificação final do ano;

Observações

O horário de atendimento aos alunos realizar-se-à sob marcação com o docente.

Outros obras bibliográficas serão indicadas aos discentes de acordo com a especificidade de cada um dos seus trabalhos.

Algumas referências bibliográficas podem ser consultadas (apenas em parte) respetivamente nos seguintes endereços:


MIdgley, B. (Dir.) , (1982). Guia Completa de Escultura, Modelado y Ceramica. Técnicas e Materials. Madrid: H Blume Ediciones.
http://books.google.com/books?id=ySfYxxdSeqwC&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=

Toft, A. (2004). Modelling and Sculpture: a guide to traditional methods. NY: Dover Publications. 0-486-43511-3
http://books.google.com/books?id=rKcvT82zE14C&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=

AA.VV. (2009). Procedimientos y materiales en la obra escultórica. Madrid: Akal. ISBN 978-84-460-1805-6
http://books.google.com/books?id=s4VkCHuYgEUC&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=

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