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Sociologia da Cultura

Código: SC311     Sigla: SC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Arte

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 128 Plano de estudos oficial 2011 3 - 3 34 81
DC 59 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 3 34 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A cadeira de Sociologia da cultura tem como propósito introduzir os estudantes aos principais eixos temáticos, perspectivas teóricas e abordagens metodológicas da Sociologia enquanto Ciência Social. O objectivo perseguido é o de permitir a definição de alguns conceitos operatórios para um melhor entendimento do discurso sociológico. Neste sentido, parte-se de uma abordagem geral da Sociologia, para uma abordagem específica da Sociologia da Arte enquanto constituinte de uma Sociologia da Cultura. A partir do estudo e discussão dos temas e materiais seleccionados, pretende-se que os estudantes adquiram um conhecimento teórico que lhes permita destacar e contextualizar as particularidades do discurso sociológico no conjunto das outras ciências humanas e sociais. Procura-se deste modo que os estudantes possam, através de uma avaliação crítica, aquilatar a importância deste saber para a compreensão e prática da actividade artística e, nomeadamente, das artes plásticas e do design de comunicação. Os estudantes deverão adquirir um conhecimento teórico e substantivo básico nesta área, evidenciando domínio sobre as problemáticas, as teses e os conceitos abordados, bem como competências essenciais à análise sociológica dos objectos, práticas e instituições culturais.

Programa

1 - Conceitos, Teorias e Metodologias em Sociologia
Breve história da Sociologia (génese e desenvolvimento até à actualidade);
As Ciências Sociais e o Conhecimento Científico da Realidade Social;
Ciência e senso comum: a ruptura epistemológica e a construção do conhecimento científico;
Ciências sociais e familiaridade do social: os saberes científicos e não científicos em circulação na sociedade;
A especificidade da perspectiva sociológica. Problemas sociais e problemas sociológicos;
Teoria e método nas ciências sociais;
A Sociologia e o desenvolvimento do discurso inter e pluridisciplinar;
A crise da ciência moderna e a emergência de um novo paradigma científico;
A segunda ruptura epistemológica e a construção de um novo senso comum;
Resistência e obstáculos ao conhecimento sociológico;
O contributo das várias ciências sociais para a configuração de um novo saber prático


2 - A Cultura como Objecto da Sociologia
O Conceito de Cultura;
As humanidades, a antropologia e o conceito de cultura;
A sociologia e a cultura – problemáticas e posições teóricas:
A construção simbólica da (e na) sociedade;
Alta cultura e cultura popular; a ‘arte pela arte’ e a cultura comercial;
A cultura como campo social autónomo;
Os mundos da arte ou a criação como sistema de interacção social;
Da produção da cultura às indústrias culturais;
Recepção, consumo e prática cultural;
Incorporações de sentido: a análise sociológica dos objectos culturais;
Da Sociologia da Cultura à Sociologia da Arte


3 - A(s) Sociologia(s) da Arte
O que a Arte fez à Sociologia;
As Expressões da Arte;
Arte e Sociedade – A Arte na Sociedade a Sociedade na Arte

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina cadeira funciona em regime de aulas teórico-práticas, com a duração de duas horas, que incluirão: i) exposições introdutórias pelo docente; ii) apresentações de ilustrações das matérias; iii) discussões apoiadas na informação apresentada e na bibliografia obrigatória da disciplina.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

A cadeira de Sociologia funciona com base em aulas teórico-práticas, de modo a permitir articular a exposição da matéria teórica com a discussão de exemplos empíricos relevantes, tanto quanto possível próximos da experiência quotidiana dos estudantes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

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