Desenho I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenho |
Ocorrência: 2012/2013 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Introduzir e desenvolver as competências do Desenho como instrumento operativo de conhecimento e de reconhecimento.
Desenvolver a acuidade percetiva e visual na relação com as diferentes tipologias do Desenho.
Compreender o desenho como veiculo que opera, se relaciona e se equaciona, entre a perceção e representação.
Desenvolver competências de entendimento, manipulação e seleção nos diferentes modos de fazer e meios de representação do desenho.
Fornecer o saber e a segurança de uma tecnologia.
Conhecer e aplicar as terminologias básicas do desenho.
Sensibilizar o aluno para a importância do património e história do desenho.
Programa
1. Nos limites do desenho
As questões da representação: o que vemos, o que desenhamos.
O que é desenhável.
Os mecanismos da visão — sensores visuais, perceção, cognição; os hemisférios cerebrais.
As maquinas de desenho: câmara clara, câmara escura, “velo” Albertiano.
Desenho e Fotografia: modos de ver.
O que vemos não é desenho, o que é desenho não é o que vemos.
2. No específico do desenho
2.1. Ativar a visão — o Desenho com disciplina
Perceção espacial e representação.
Tamanho e distância (escala e proporção).
Mapear e medir.
Cheios e vazios.
Linha e mancha.
Mancha direta e contorno.
2.2. Os atos do desenho: estratégias de atuação e meios de representação
As estratégias de atuação: esquisso, esboço, estudo. Especificidades e competências operativas.
Os meios de representação: Sistemas (perspetivas geométricas, cónica, axonometrias; mapas) e Não Sistemas (perspetiva atmosférica, diagramas).
2.3. Na e para além da superfície_ entender, organizar, comunicar.
O real e as suas diferentes representações: intenções e estratégias.
A relação interno/externo:
Anatomia da forma, estrutura e volume, modelação e valores tonais.
Consolidação das competências percetivas e das representações gráficas. Sua relação com as finalidades.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As 405 Horas de Trabalho (HT) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
192 Horas de Contacto (HC), distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HT (213h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos.
Serão objeto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina estando ainda aberta à participação em seminários, workshops, etc.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas.
Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 75% das aulas dadas.
Componentes de Avaliação:
A avaliação é contínua e respeita o calendário programado.
Cumprimento dos objetivos da disciplina; concretização acertada das metodologias de trabalho propostas.
Cumprimento rigoroso do plano de trabalhos proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
Assiduidade e pontualidade.
Aplicação das qualidades de observação através de diferentes tipologias de desenho.
Entendimento das atitudes construtivas dos registos gráficos.
Domínio de diferentes modos do desenho e dos meios de representação.
Conhecimento do património histórico do desenho.
Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
Envolvimento e capacidade de trabalho individual.
Capacidade de reflexão e autocrítica.
Fórmula de cálculo da classificação final
Cumprimento do plano de trabalho da disciplina e assiduidade.
Melhoria de classificação
Mediante frequência do ano lectivo seguinte.