Seminário de Design I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Design de Comunicação |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
. Leitmotif: “Design e Ecologia Humana - Temáticas para uma cultura de projeto”;
. As aulas assumirão uma abordagem expositiva sobre temas fundamentais do design como área de atividade profissional intrinsecamente relacionada com o Projeto. A intervenção do designer considerando a “razão do meio/contexto” humano e respetivas implicações ambientais;
. Cada um dos temas estruturais será decomposto em alguns dos seus subtemas em blocos de dez aulas, perspetivando-se em cada semana uma palestra do docente complementada com a intervenção de um convidado da área da indústria e/ou investigação ambiental, cujo projeto assuma o design como valor acrescentado no produto final, analisando-se o papel e implicações das decisões do designer;
. Parceiros: Lipor.
Programa
Temas
#1. Responsabilidade social;
#2. Inovação;
#3. Sustentabilidade.
Subtemas fundamentais
#1. Direito do Ambiente;
#2. Desenvolvimento Sustentável;
#3. Prevenção de Resíduos;
#4. Comunicação Sustentável;
#5. Educação Ambiental;
#6. Alterações Climáticas;
#7. Gestão da Energia;
#8. Hortas Urbanas e Produtos Biológicos;
#9. Construção Sustentável;
#10. Inovação em contexto empresarial.
#11; #12; #13 Apresentação e discussão dos artigos científicos teóricos e projetos práticos de reformulação mais eficiente de produtos existentes para avaliação e publicação (a par das matérias expostas nas palestras) num e-Book anualmente atualizado em diferentes edições, sob a chancela FBAUP-Lipor, que servirá de acervo e orientação a designers e outros projetistas.
Bibliografia Obrigatória
Arvill, Robert; Man and Environment, Penguin, 1967
Dormer, Peter; The Meanings of Modern Design – Towards the Twenty-First Century, Thames and Hudson, 1990
Mackenzie, Dorothy; Green Design – Design for the Environment , Laurence King, 1997
Papanek, Vitor; Design for the Real World – Human Ecology and Social Change, Academy Chicago Publishers, 2009
Watkin, David; Morality and Architecture, Oxford: Clarendon Press, 1977
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
. As aulas assumirão uma abordagem expositiva sobre temas fundamentais do design como área de atividade profissional intrinsecamente relacionada com o Projeto. A intervenção do designer considerando a “razão do meio/contexto” humano e respetivas implicações ambientais;
. Os estudantes deverão trabalhar em grupo (até quatro elementos) sobre um dos temas e subtemas fundamentais da disciplina, com o objetivo de o aprofundar, recorrendo preferencialmente a um estudo de caso, traduzindo-o no final num artigo científico (12 páginas, formatação Springer) e num protótipo capaz de perspetivar a reformulação mais eficiente de um produto existente. Ambas as componentes (teórica e prática) serão apresentadas publicamente.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design de produtos
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design ambiental
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
38,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
. Como disciplina preponderantemente expositiva, a avaliação do estudante decorrerá do artigo científico entregue (50%) e pertinência do protótipo desenvolvido (50%), assumindo-se a apresentação pública como um elemento obrigatório e essencial na compreensão e validação da componente teórica e prática;
. Parâmetros específicos (qualidade do artigo científico e protótipo complementar). Grelha de avaliação a apresentar na aula de apresentação e publicada na wiki & Moodle da disciplina;
. Presença obrigatória em 75% das aulas: 10 sessões;
. A aprovação na disciplina está condicionada à obtenção de 40% (8 Valores) a qualquer uma das componentes da avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
. Artigo científico (50%) & protótipo complementar (50%);
. Esta unidade curricular, dada a sua forte componente expositiva, não é passível de avaliação em momento único, pelo que não poderá ser substituída por exame de recurso escrito.
Provas e trabalhos especiais
. A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer a discussão oral dos elementos de avaliação apresentados e a realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na disciplina.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
. Como previsto no Regulamento de Avaliação da FBAUP.
Melhoria de classificação
. Pela realização de trabalhos teórico e práticos.
Observações
. Todos os trabalhos devem ser apresentados ao docente, sob pena de não serem considerados no processo de classificação.