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Desenho e Projecto

Código: DP211     Sigla: DP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 1 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conceber e testar o que se poderá encontrar no domínio do pensamento, da ideia; tendo como instrumento desse mesmo pensar o desenho.

Valorizar os processos projetuais através da prática de desenho.

Pensar as metodologias de projeto encarando o desenho como um espaço privilegiado para a especulação, certezas e incertezas, testes e aferição de ideias onde se privilegia o apelo à criatividade e à imaginação.

Construir dinâmicas de processos de trabalho que incentivem a critica e autocrítica nos estudantes.

Ampliar a discussão e experimentação nas práticas de projeto individuais.

Desenvolver instrumentos de análise, individuais e de grupo.

Antever possíveis situações das dinâmicas projetuais fora do âmbito da escola, aproximando-nos da realidade exterior.

Programa

A unidade curricular tem como principal motor as questões que se levantam no percurso projetual. Aqui o desenho pretende de uma forma eficaz, ao mesmo tempo conceber e testar aquilo que poderá encontrar-se no domínio do pensamento, da ideia: desenho e projeto como instrumento desse mesmo pensar, entre a análise e a síntese, entre a pergunta e a resposta.
Tanto o projeto como o desenho ligam-se a uma intenção, procuram revelar-se, ser alguma coisa. Este traço em comum, produz pontos de interceção entre pensar o projeto e pensar o desenho.
Nesta unidade curricular interessa prefigurar o acontecimento, antecipar com precisão a intenção, encenar a validade da ideia. Para o efeito, será necessário percorrer os diferentes níveis de sistemas de representação, a complexidade técnica que a resposta aos problemas do projeto coloca. Este é um processo marcado por uma constante capacidade de avaliação e reavaliação, por certezas e incertezas.
A permanente referência a projetos de autores contemporâneos, através de visualização de imagens que ilustrem metodologias de trabalho, assim como a integração de desenhos de outras práticas exteriores ao território das artes plásticas e do design, acompanhará todo o trajeto da disciplina.
As possibilidades de se estabelecerem relações com o trabalho individual do aluno serão incentivadas, assim como as ligações metodológicas a efetuar com outras disciplinas.
Pretende-se com a prática desenvolver as capacidades operativas e criativas do meio que é o desenho.


Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As 126 Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
68 Horas de Contacto Semestral (HCS) (17 aulas 4h/s), distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS (58h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos tendo presente a componente b-learning na metodologia de trabalho.

Serão objeto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a unidade curricular estando ainda aberta à participação em seminários, workshops, etc.




Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 76,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas. Considera-se a obtenção de frequência a participação no mínimo a 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cumprimento do plano de trabalho da disciplina, assiduidade e participação na plataforma de ensino ( Moodle)

Melhoria de classificação

Mediante frequência do ano letivo seguinte.
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