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Técnicas de Impressão I

Código: TII211     Sigla: TII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 12 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4
DC 22 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer e testar a prática da Gravura com ênfase para uma aprendizagem de base das suas vertentes tecnológicas fundamentais,
Identificar as possibilidades tecnológicas no sentido da sua autonomia e da possível articulação com as áreas de formação nucleares
Desenvolver uma aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal, numa responsabilização sobre a utilização de um espaço colectivo
Explorar as linguagens plásticas próprias de cada técnica
Aplicar os conhecimentos e crescentes competências técnicas ao desenvolvimento de projectos que permitam abordar a auto-edição


Programa

Introdução às hipóteses técnicas fundamentais da impressão, a partir de demonstrações criteriosas e posterior experimentação com base em ensaios de índole individual ou colectiva.

As apresentações teórico-práticas prevêem uma identificação das componentes tecnológicas(suportes, meios, métodos, práticas) com a identificação dos processos mais adequados e possíveis variantes para os diversos processos de impressão (técnicas de relevo,calcografia, serigrafia ). A compreensão das possibilidades artísticas e de aplicação é sempre realizada com base num ensaio prático que aponta métodos, materiais, problemas, soluções, no contexto de uma tradição oficinal profissional e altamente especializada.

A abordagem à multiplicidade de procedimentos incorporados na tradição destas tecnologias, é realizada através do exercício oficinal de práticas de iniciação aos procedimentos técnicos e de consolidação através da realização de múltiplos de arte em projectos individuais e colectivos.
(conteúdos programáticos);
origem e desenvolvimento das técnicas de impressão na contemporaneidade
contextos específicos de uma prática oficinal (as oficinas, os produtores, disseminação)

(Identificação de meios e suportes da produção relativos a contextos tradicionais)
tintas, tintagem e limpezas
papéis e suportes
prensas, prelos e outros equipamentos de impressão
procedimentos de impressão(as etapas)

Introdução técnica
técnicas de relevo- xilogravura e linóleogravura.
Técnicas à base de água e à base de óleo .Ênfase sobre métodos de impressão(manual e mecânico) e registo.
Introdução à calcografia: métodos de ataque directo e água-forte. Agua tinta.
Introdução à serigrafia com tintas à base de água. Processo directo e fotográfico.
Wye Deborah;Committed to print. ISBN: 0-87070-299-8
Landau David;The^Renaissance print. ISBN: 0-300-05739-3
Ross John;The^Complete printmaker. ISBN: 0-02-927372-2
Gascoigne Bamber;How to identify prints. ISBN: 0-500-23454-X
Lambert Susan;The^Image multiplied. ISBN: 0-86294-096-6
Bonfils Robert;Initiation à la gravure
Rumpel Heinrich;La gravure sur bois
Jorge Alice;Técnicas de gravura artística. ISBN: 972-24-1114-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico práticas de apresentação e análise de procedimentos tecnológicos
Apresentação, discussão e concretização de um projecto colectivo de investigação que visa a auto-edição, onde sejam aplicados e verificadas as aprendizagens sobre os procedimentos técnicos mais adequados à produção de discursos gráficos.
Acções tutorais de orientação e crítica colectiva e individual aos diferentes tipos de investigação produzida.
Elaboração de um projecto / plano individual de investigação/trabalho
Apresentação individual do trabalho, relatório e documentação do projecto.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 80,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Cumprimento integral do plano de trabalhos proposto, de acordo com os objectivos da unidade curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação centra-se na observação do desempenho de cada aluno face aos objectivos do programa e perante o resultado face aos exercícios propostos. Estes são inseridos em:
Projecto colectivo de edição, acompanhado por um registo documental apropriado para posterior divulgação.
Ensaios experimentais mantidos em paralelo.
Projecto individual.
Consideram-se ainda os seguintes parâmetros:

Assiduidade e acompanhamento a todas as demonstrações organizadas
Capacidade em trabalhar e rentabilizar o espaço oficinal disponível
Envolvimento com a prática da Gravura num sentido experimental e oficinal
Organização e sistematização do trabalho
Capacidade de contextualização e posicionamento da produção gráfica no próprio trabalho enquanto prática artística contemporânea.

Provas e trabalhos especiais

Participação em trabalho colectivo de edição (1).
Participação em trabalho colectivo de demonstração tecnológica, acompanhado por um registo documental apropriado para posterior divulgação (1)

Melhoria de classificação

Mediante frequência da unidade curricular no ano lectivo seguinte.
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