Técnicas de Impressão I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecer e testar a prática da Gravura com ênfase para uma aprendizagem de base das suas vertentes tecnológicas fundamentais,
Identificar as possibilidades tecnológicas no sentido da sua autonomia e da possível articulação com as áreas de formação nucleares
Desenvolver uma aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal, numa responsabilização sobre a utilização de um espaço colectivo
Explorar as linguagens plásticas próprias de cada técnica
Aplicar os conhecimentos e crescentes competências técnicas ao desenvolvimento de projectos que permitam abordar a auto-edição
Programa
Introdução às hipóteses técnicas fundamentais da impressão, a partir de demonstrações criteriosas e posterior experimentação com base em ensaios de índole individual ou colectiva.
As apresentações teórico-práticas prevêem uma identificação das componentes tecnológicas(suportes, meios, métodos, práticas) com a identificação dos processos mais adequados e possíveis variantes para os diversos processos de impressão (técnicas de relevo,calcografia, serigrafia ). A compreensão das possibilidades artísticas e de aplicação é sempre realizada com base num ensaio prático que aponta métodos, materiais, problemas, soluções, no contexto de uma tradição oficinal profissional e altamente especializada.
A abordagem à multiplicidade de procedimentos incorporados na tradição destas tecnologias, é realizada através do exercício oficinal de práticas de iniciação aos procedimentos técnicos e de consolidação através da realização de múltiplos de arte em projectos individuais e colectivos.
(conteúdos programáticos);
origem e desenvolvimento das técnicas de impressão na contemporaneidade
contextos específicos de uma prática oficinal (as oficinas, os produtores, disseminação)
(Identificação de meios e suportes da produção relativos a contextos tradicionais)
tintas, tintagem e limpezas
papéis e suportes
prensas, prelos e outros equipamentos de impressão
procedimentos de impressão(as etapas)
Introdução técnica
técnicas de relevo- xilogravura e linóleogravura.
Técnicas à base de água e à base de óleo .Ênfase sobre métodos de impressão(manual e mecânico) e registo.
Introdução à calcografia: métodos de ataque directo e água-forte. Agua tinta.
Introdução à serigrafia com tintas à base de água. Processo directo e fotográfico.
Wye Deborah;Committed to print. ISBN: 0-87070-299-8
Landau David;The^Renaissance print. ISBN: 0-300-05739-3
Ross John;The^Complete printmaker. ISBN: 0-02-927372-2
Gascoigne Bamber;How to identify prints. ISBN: 0-500-23454-X
Lambert Susan;The^Image multiplied. ISBN: 0-86294-096-6
Bonfils Robert;Initiation à la gravure
Rumpel Heinrich;La gravure sur bois
Jorge Alice;Técnicas de gravura artística. ISBN: 972-24-1114-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico práticas de apresentação e análise de procedimentos tecnológicos
Apresentação, discussão e concretização de um projecto colectivo de investigação que visa a auto-edição, onde sejam aplicados e verificadas as aprendizagens sobre os procedimentos técnicos mais adequados à produção de discursos gráficos.
Acções tutorais de orientação e crítica colectiva e individual aos diferentes tipos de investigação produzida.
Elaboração de um projecto / plano individual de investigação/trabalho
Apresentação individual do trabalho, relatório e documentação do projecto.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
80,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Cumprimento integral do plano de trabalhos proposto, de acordo com os objectivos da unidade curricular.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação centra-se na observação do desempenho de cada aluno face aos objectivos do programa e perante o resultado face aos exercícios propostos. Estes são inseridos em:
Projecto colectivo de edição, acompanhado por um registo documental apropriado para posterior divulgação.
Ensaios experimentais mantidos em paralelo.
Projecto individual.
Consideram-se ainda os seguintes parâmetros:
Assiduidade e acompanhamento a todas as demonstrações organizadas
Capacidade em trabalhar e rentabilizar o espaço oficinal disponível
Envolvimento com a prática da Gravura num sentido experimental e oficinal
Organização e sistematização do trabalho
Capacidade de contextualização e posicionamento da produção gráfica no próprio trabalho enquanto prática artística contemporânea.
Provas e trabalhos especiais
Participação em trabalho colectivo de edição (1).
Participação em trabalho colectivo de demonstração tecnológica, acompanhado por um registo documental apropriado para posterior divulgação (1)
Melhoria de classificação
Mediante frequência da unidade curricular no ano lectivo seguinte.