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Modelação e Moldagem II

Código: MMII211     Sigla: MMII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 12 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5
3
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Moldagem e Modelação II pretende consolidar, aprofundar e aperfeiçoar os conhecimentos e experiências obtidas em Modelação e
Moldagem I, nomeadamente:
1.Aperfeiçoar a acuidade visual e capacidades analíticas/sintéticas;
2.Consolidar a consciencialização sensorializada das formas no espaço tridimensional;
3.Na aplicação dos princípios gerais de composição na organização das formas tridimensionais;
4.Na aplicação dos métodos e técnicas abordados, tendo em consideração processos de construção evolutivos que obrigam umpercurso faseado;
5.No sentido de reflexão e análise crítica sobre as matérias abordadas;
6.Na legitimação de uma linguagem própria;
7.Na capacidade de investigação (recolha, selecção e tratamento personalizada de informação).;
8.NA capacidade de inovação;
9.Na gestão de recursos (espaço de trabalho, equipamento e materiais).

Programa

Pretende-se com esta unidade curricular desenvolver conhecimentos específicos sobre os principais métodos e técnicas da prática da modelação no âmbito da escultura e na criação plástica tridimensional em que matérias-primas dúcteis detêm especial destaque como ferramentas expeditas e preparatórias na distribuição, organização e consciencialização das formas no espaço tridimensional.
O programa é desenvolvido através da aplicação e gestão dos métodos operativos e construtivos que a prática da modelação se serve, contemplando, particularmente, os seus profícuos desenvolvimentos a partir do início do século XX até à contemporaneidade.
Neste contexto, pretende-se que, através de um processo construtivo essencialmente por adição de matéria (de dentro para fora e do geral para o particular), a manipulação, a transformação e a estruturação de um número limitado de matérias-primas susceptíveis de modelar (barro, gesso, ceras, plasticina, e outros) surgam, através de um conjunto de exercícios propostos, como princípios basilares na conquista e organização das formas tridimensionais no espaço, onde valências como escala, proporções, relações internas/externas e interligação de volumes se tornam elementos de composição cruciais para o desenvolvimento do estudo e dos processos em causa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Será formulado um conjunto de propostas estruturantes das estratégias pedagógicas, uma vez que é em torno de cada uma delas que serão mobilizadas várias acções; Aulas presenciais de acompanhamento do desenvolvimento das propostas, versando aspectos plásticos e técnicos, conceptuais e críticos. Sessões de natureza apresentativa com vista a promover o confronto com exemplos da História da Arte de épocas diversas e da prática artística contemporânea, mediante os meios disponíveis (projecção de imagens, vídeo ou outros). Visitas de estudo a exposições, museus, oficinas, e outras cujo interesse e oportunidade sejam adequados ás características do exercício em curso ou se traduzam numa mais-valia para a formação artística dos alunos deste nível; Momentos
de discussão individual e colectiva de acompanhamento das respostas aos exercícios propostos, bem como de reflexão e análise crítica do conjunto de resultados obtidos no final de cada exercício.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 76,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A Avaliação é distribuída, sendo porém exercida a dois níveis:
Primeiro nível: corresponde à avaliação a que é submetido o resultado de cada exercício concluído, em confrontação com os processos aplicados;
Segundo nível: avaliação da progressão do estudante ao longo do semestre, também constantes do dossier que o próprio compila, através do qual é possível reconstituir uma visão evolutiva de conjunto.

Fórmula de cálculo da classificação final

O cálculo da avaliação final corresponde à média produzida pelos seguintes itens:
1. avaliação de cada exercício concluído, expresso por um conjunto de classificações dependente dos objectivos propostos para cada um;
2. dossier de registo de percurso de trabalho;
4. auto-avaliação;
O resultado obtido é cruzado com a avaliação da progressão do estudante ao longo do Semestre

Provas e trabalhos especiais

não estão previstas

Observações

O horário de atendimento aos alunos será à quarta-feira das 17 às 19, sob marcação com o docente.
Outras obras bibliográficas serão indicadas aos discentes de acordo com a especificidade de cada um dos seus trabalhos.
Algumas referências bibliográficas podem ser consultadas (apenas em parte) respectivamente nos seguintes endereços:
MIdgley, B. (Dir.) , (1982). Guia Completa de Escultura, Modelado y Ceramica. Técnicas e Materials. Madrid: H Blume Ediciones.
http://books.google.com/books?id=ySfYxxdSeqwC&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=
Toft, A. (2004). Modelling and Sculpture: a guide to traditional methods. NY: Dover Publications. 0-486-43511-3
http://books.google.com/books?id=rKcvT82zE14C&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=
EDUARD, L. (1985). MODELLING AND SCULPINGTHE HUMAN FIGURE. NY: Dover Publications. ISBN 0-486-28006-7
http://books.google.com/books?id=TjyvvQ0QlLUC&printsec=frontcover&hl=pt-
PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
AA.VV. (2009). Procedimientos y materiales en la obra escultórica. Madrid: Akal. ISBN 978-84-460-1805-6
http://books.google.com/books?id=s4VkCHuYgEUC&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=
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