Video II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Design Comunicacao |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que a disciplina seja uma aproximação às práticas audiovisuais contemporâneas e à história do cinema e video. O desenvolvimento de projectos é orientado, por um lado, para um aprofundamento na aprendizagem técnica e tecnológica audiovisuais, mas também, por outro, para a experimentação num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica, justificando abordagens de complementaridade curricular, nomeadamente na aproximação aos genéricos cinematográficos, grafismos cinemáticos (motion graphics) e publicidade institucional.
Esta aprendizagem da prática video-cinematográfica desenrola-se percorrendo as três fases que caracterizam essencialmente a concepção e a realização de um objecto audiovisual: a pré-produção, a produção e a pós-produção.
Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia.
Tendo como princípio que o video é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.
Programa
Aspectos fundamentais na aproximação ao discurso audiovisual. As artes figurativas, sonoras e verbais como constituintes da video-cinematografia. A ficção e o documentário como perspectivas estruturantes na abordagem do imaginário e do real.
1. Concepção e realização
Pré-produção, produção e pós-produção
A escrita cinematográfica
Gramática fílmica, montagem e a continuidade
2. Aspectos técnicos e tecnológicos
A aprendizagem da câmara, a luminância e a crominância
A escala de planos, os movimentos no espaço e os movimentos ópticos
Registo e tratamento sonoro
Manuseamento de sistemas de edição video e audio
A edição como técnica narrativa video-cinematográfica
3. Análise do video e do cinema
Plano sequência
Dramaturgia da luz e da cor
Mise-en-scéne no espaço e no tempo
Montagem, continuidade, campo e contra-campo
Pontuação e abstracção
Narrativa em mosaico e paralela
Narrativa linear e narrativa não-linear
Narrativa sincrónica e assincrónica
4. História do video e do cinema
Documentário e ficção (narrativas no tempo e no espaço)
Da estabilização da gramática de cinema às vanguardas video-cinematográficas:
Cinema mudo e o cinema clássico
Cinema e video de autor
Videoclips de música
Motion Graphics
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Participação efectiva nos trabalhos individuais e de equipa.
Produção de trabalhos práticos (objectos fílmicos) e teórico-práticos (guião, planificação, storyboard) baseados em temas propostos ou opcionais.
Observações
Os projectos são desenvolvidos respeitando, na medida do possível, os diferentes graus de domínio técnico nos audiovisuais e a diversidade do aprofundamento cultural nas áreas do cinema e video dos discentes, uma vez que a frequência é possível para alunos de outros anos curriculares.