Video I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Design Comunicacao |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Iniciação à teoria e prática dos media audiovisuais na perspectiva da concepção e realização.
Aprendizagem técnica e tecnológica da video-cinematografia percorrendo as diferentes fases que caracterizam a concepção, realização e edição de objectos audiovisuais: a pré-produção, a produção e a pós-produção. Primeira aproximação à história e análise dos media no cinema e video, as convenções e a gramática, os géneros e as estruturas narrativas.
Desenvolvimento de projectos multidisciplinares acentuando-se a componente de pós-produção\edição digital.
Introdução aos grafismos cinemáticos (motion graphics) e à publicidade institucional.
Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia.
Tendo como princípio que o video é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.
Programa
Para além de aulas de carácter expositivo serão desenvolvidos exercícios e projectos práticos de modo a que o aluno tome contacto e experimente aspectos fundamentais na aproximação ao discurso audiovisual.
1. Concepção e realização
Iniciação à escrita cinematográfica, do guião à planificação.
Organização da pré-produção, edição, produção e pós-produção.
2. Aspectos técnicos e tecnológicos
A aprendizagem da câmara, a luminância e a crominância
A escala de planos, os movimentos no espaço e os movimentos ópticos
Filmagem em stop motion ou frame a frame
Registo e tratamento sonoro
Manuseamento de sistemas de edição video e audio
A edição como técnica narrativa video-cinematográfica
Continuidade na acção, no espaço e no tempo
3. Análise do video e do cinema
Plano sequência
Dramaturgia
Mise-en-scéne
Continuidade, campo e contra-campo
Montagem, Pontuação
Estrutura narrativa (paralela, em mosaico, linear e não-linear, sincrónica e assincrónica)
4. História do video e do cinema
Documentário e ficção
Da estabilização da gramática de fílmica às video-cinematografias de autor.
Abordagens mediáticas contemporâneas.
Motion Graphics
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Participação efectiva nos trabalhos individuais e de equipa.
Produção de trabalhos práticos (objectos fílmicos) e teórico-práticos (guião, planificação, storyboard) baseados em temas propostos ou opcionais.