Práticas de Desenho II
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Trabalhar a autonomia e prática do Desenho como meio reflexivo, expressivo e comunicante;
Desenvolver a ideia do desenho como objecto artístico, numa perspectiva próxima das investigações produzidas nas áreas de Pintura e Escultura, trabalhando as suas similitudes e diferenças;
Prosseguir a ideia do carácter “projectual” do Desenho nas suas possíveis vertentes;
Trabalhar numa “simulação” da investigação de atelier, numa responsabilização das estratégias metodológicas escolhidas;
Desenvolver o discurso crítico do trabalho produzido através do debate e na elaboração de um relatório final;
Aprofundar conhecimentos e valias do Desenho e da sua História, fundamentalmente no que se refere ao Desenho Contemporâneo.
Programa
O programa decorre da elaboração, por parte do aluno, de um plano/programa de trabalho em conformidade com os objectivos da unidade curricular.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação, discussão e concretização dum projecto individual de investigação, onde estejam especificados os objectivos possíveis de reflexão e de produção de discursos gráficos / desenhos.
Acções tutorais de orientação e crítica individualizada aos diferentes tipos de investigação produzida.
Elaboração de um projecto / plano individual de investigação/trabalho,
Aulas teóricas e teórico práticas de apresentação e análise de conteúdos,
Orientação, acompanhamento e critica individualizada dos planos de trabalho,
Apresentação individual do projecto, relatório e documentação do plano de trabalho.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Cumprimento integral do plano/programa individual de trabalhos proposto, de acordo com os objectivos da unidade curricular.
Fórmula de cálculo da classificação final
Capacidade, autonomia e concretização de um plano/programa individual de trabalho.
Envolvimento com a prática do desenho.
Organização e sistematização do trabalho.
Capacidade critica e reflexiva sobre o trabalho realizado.
Capacidade de contextualização e posicionamento do próprio trabalho enquanto prática artística contemporânea.
Assiduidade e acompanhamento do plano de trabalho.
Melhoria de classificação
Mediante frequência da unidade curricular no ano lectivo seguinte.