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Direção de Arte

Código: MDA501     Sigla: DA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDGPE 18 Plano Oficial 2011 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Familiarizar o aluno com as tarefas da Direcção de Arte enquanto trabalho de síntese da comunicação escrita e visual, constituindo uma forma única de gestão de competências vindas das mais diversas áreas disciplinares, contribuindo também para a criação de conteúdos e organização de recursos materiais e humanos. Fornecer um panorama histórico da Direcção de Arte, quer a nível nacional quer internacional.

Proporcionar aos estudantes um contacto com as práticas da Direção de Arte enquanto disciplina de gestão de recursos materiais e humanos. Enquadrar a atividade na mudança e desmaterialização dos suportes de comunicação e perspectivar o papel do Diretor de Arte nos novos media como sites e blogs.

Programa

Apresentação nas aulas do desenvolvimento e rotinas de um atelier de design, com a projeção e comentário de sequências e metodologias de trabalhos. Os estudantes terão assim contacto privilegiado com a prática de atelier e a realidade do mercado.

Embora com um fio condutor na demonstração das várias competências e disciplinas incluídas na Direção de Arte, as aulas estarão articuladas com a agenda do atelier, o que significa alguma flutuação na sua ordem de apresentação.


Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Haverá lugar para pequenas intervenções dos estudantes através de comentários e análises individuais sobre eixos fundamentais da Direção de Arte como a estratégia conceptual e design editorial, e recursos como a ilustração, infografia, fotografia e tipografia.

Estas intervenções, para além de estimularem a participação e diálogo, são também instrumento de avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

n/a

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação
A apreciação do rendimento dos mestrandos é garantida a 50% pela assiduidade e comentários e outros 50% por um trabalho final.

Fatores de avaliação:
- Assiduidade: 0,5 valores pela assistência a cada aula.
- Total de 16 aulas: 8 valores
- Comentário sobre tema específico: 2 valores

Relatório final: 10 valores

Provas e trabalhos especiais

Avaliação : Relatório final
Pretende-se um trabalho teórico, de pesquisa e reflexão, sobre a prática da DA em contexto real envolvendo áreas bastante diversas à escolha do aluno como jornais, revistas, editoras de livros, ateliês de design, sites, blogs, etc. Estimula-se o contato real com profissionais desta competência, com recurso a entrevista presencial, por e-mail ou telefone. Não há valoração para a apresentação gráfica do trabalho. Daí a sugestão minimalista de 20.000 carateres, em Times New Roman, formato A4 em papel ou pdf. Ou, em alternativa, a apresentação em registo audiovisual devidamente editado.

Melhoria de classificação

n/a


Observações

Dada a especificidade desta Unidade Curricular a bibliografia será dedicada aos projectos, na medida em que forem discutidos.
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