Design Editorial
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Design Editorial tem como objectivo instalar um laboratório operacional no espaço da unidade curricular. Pretende-se que o mestrando actue como elemento catalisador da orgânica laboratorial adequando práticas do design editorial aplicados a desafios concretos, tendo como objectivo informar e comunicar. Através do contacto com importantes personalidades ligadas ao Design Editorial, pretende-se levar à prática noções fundamentais de estruturação e hierarquização gráfica dos elementos estruturais do projecto editorial, nomeadamente, interacções entre imagens + texto + suporte, assim como a aprendizagem de metodologias de projecto que conduzam à eficácia da resposta.
Programa
O objectivo é motivar o aluno a percorrer um vasto espectro de projectos-satélite em relação ao Design Editorial, de modo a que a sua formação seja ampla, consistente, objectiva e referenciada, aplicada em exercícios multifacetados.
Também é intuito transmitir ao aluno uma série de informações práticas essenciais à sua formação pedagógica na matéria específica da disciplina, para que este a saiba gerir proficuamente. Neste sentido, e devido à natureza dos conteúdos, a componente estrutural e temática será vasta e multifacetada, de modo a proporcionar a integração/motivação de experiências complementares e interdisciplinares ao projecto-base.
Por fim, pretendemos estabelecer e implementar hábitos de discurso associados a modelos gráficos de apresentação. O objectivo final aponta para uma aprendizagem na gestão e articulação de diferentes projectos editoriais, nas suas vertentes gráficas e metodológicas, de modo a que as partes integrem um todo coerente, lógico e dinâmico.
Bibliografia Obrigatória
Labarre Albert;
Histoire du livre. ISBN: 2-13-043253-0
Baines Phil;
Type & Typography. ISBN: 1-85669-437-2
Blackwell Lewis;
Subj. ISBN: 1-85669-092-X
Blackwell Lewis;
Tipografía del siglo XX. ISBN: 84-252-1743-1
Bringhurst Robert;
Elementos do estilo tipográfico. ISBN: 85-7503-393-X oferta
HASLAM, Andrew; Book Design, Laurence King Publishing, 2006
Muller-Brockmann Josef;
Sistemas de retículas. ISBN: 968-887-201-6
Roberts Lucienne;
The^designer and the grid. ISBN: 2-88046-814-0
Spiekermann Erik;
Stop stealing sheep & find out how type works. ISBN: 0-672-48543-5
Tschichold Jan;
The^new typography. ISBN: 0-520-07146-8
TSCHICHOLD, Jan; The Form of the Book, Hartley & Marks, 1991
WILSON, Adrian; The Design of Books, Chronicle Books, 1993
ZAPPATERRA, Yolanda; Editorial Design, Laurence King Publishing, 2007
Bibliografia Complementar
BIRSALL, Derek; Notes on Book Design, Yale University Press, 2004
BOSSHARD, Hans Rudolf; The Typographic Grid, Niggli, 2000
ELAM, Kimberly; Typographic Systems, Princenton Architectural Press, 2007
WHITE, Alex; The Elements of Graphic Design, Allworth Press, 2002
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas decorrerão com um carácter de atelier de experimentação de situações práticas e input teórico, constituindo-se como uma plataforma de projectos de investigação aplicada.
Os conteúdos serão, assim, abordados numa perspectiva prática e oficinal – através da execução de trabalhos em individuais e em grupo – e numa apreciação e discussão teórica, perante a turma, de fundamentação e desconstrução dos trabalhos realizados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
39,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|