Estética I
Ocorrência: 2006/2007 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Fornecer os instrumentos conceptuais capazes de potenciar o exercício de uma reflexão crítica e informada que tenha como objecto primeiro a criação e recepção das obras de arte. O contacto com um percurso temático historicamente orientado —o qual percorre o pensamento de alguns dos principais agentes da reflexão estética do passado e da contemporaneidade— deverá potenciar a autonomia crítica e a interiorização da intrínseca interdependência entre a dimensão de produção e recepção artísticas e o discurso conceptual; e, de um modo mais lato, a intrínseca interdependência entre as representações de mundo privilegiadas por uma dada época, cultura ou artista, e o modo como a arte é pensada, produzida e experienciada. Neste sentido, pensar a arte será, antes do mais, entendido como uma investigação sobre o próprio pensamento, isto é, sobre os instrumentos culturais de representação do real.
Programa
Itens do Programa:
A) Platão: O anátema lançado à arte em nome de uma representação de mundo que condena a arte à condição de representação de segundo grau:
1—
a) A representação platónica de real.
b) A representação platónica de arte: a crítica à arte mimética na obra A República.
c) A ambiguidade da crítica platónica às artes.
2 — A tentativa de uma definição universal do belo — problematização.
3 — As heranças de Platão: a noção de mimésis em Aristóteles.
B) Kant:
A — A Estética kantiana como paradigma da modernidade crítica:
1 — Introdução às categorias dominantes da Modernidade.
2 — O real como representação. A arte como constituição representacional do não cognoscível.
2 — O carácter desinteressado da experiência estética.
3 — A utopia da reconciliação da subjectividade e da universalidade:
a) O juízo de gosto: a exigência de um sensus communis.
b) A universalidade do juízo de gosto —Problematização.
4 — O conceito de génio e a noção de Sublime: a experiência do não representável.
C) Hegel:
1 — A arte como momento de um processo de auto-representação dialéctica do real.
2 — O devir-conceito da representação.
3 — A noção de “fim da arte”: problematização.
D) Nietzsche:
1 — A Arte como modelo da relação entre o homem e o real:
a) O filósofo da suspeita: relativismo e perspectivismo.
b) A categoria do trágico: arte enquanto intensificação da experiência.
c) O relativismo axiológico e a crítica à racionalização da arte — problematização.
Bibliografia Principal
- ARISTÓTELES, Poética, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Lisboa.
- BENOIST, Jean-Marie, Tyranie du Logos, Éditions de Minuit, Paris, 1975.
- DANTO, Arthur C., Nietzsche as Philosopher, Columbia University Press, New York, 1980.
- EAGLETON, Terry, The Ideology of Aesthetic, Blacwell Publishers, Oxford, 1990.
- FERRY, L., Homo Aesteticus : L’Invention du Gout à l’Age Démocratique, Grasset, Paris, 1990.
- HEGEL, G. W. Friedrich, Estética, trad. Álvaro Ribeiro e Orlando Vitorino, Guimarães Editores, Lisboa, 1993.
- JANAWAY, Christopher, Images of Excellence: Plato’s Critique of the Arts, Clarendon Press, Oxford, 1995.
- JIMENEZ, Marc, Qu’Est-Ce Que l’Esthétique ?, Éditions Gallimard, Paris, 1997.
- KANT, Immanuel, Crítica da Faculdade do Juízo, trad. António Marques e Valério Rohden, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Lisboa, 1998.
- LYOTARD, Jean-François, Discours, Figure, Klincksieck, Paris.
- LODGE, Rupert, C., Plato’s Theory of Art, Routledge, London, 1953.
- McEVILLEY, Thomas, Art & Otherness: Crisis in Cultural Identity, Documentext, McPherson & Company, New York, 1992.
- NIETZSCHE, F., O Nascimento da Tragédia, Obras Escolhidas de Nietzsche, Vol. I, Relógio D’ Água, Lisboa, 1998.
- PLATÃO, A República, trad. Maria Helena Rocha Pereira, Fundação Calouste Gulbenkian.
- ROCHLITZ, Rainer, L’Art au Banc D’Essai: Esthétique et Critique, Éditions Gallimard, Paris, 1998.
- SCHAEFFER, Jean-Marie, L’art de l’Âge Moderne: L’Esthétique et la Philosophie de L’Art du XVIII Siècle à Nos Jours, Éditions Gallimard, Paris, 1992.
- SCHAEFFER, Jean-Marie, Adieu à L’Esthétique, Presses Universitaires de France, Paris, 2000.
- SUSSMAN, Henry, The Aesthetic Contract: Statutes of Art and Intellectual Work in Modernity, Stanford University Press, Standford, California, 1997.
Bibliografia Complementar
- Para cada ponto do programa será fornecida uma bibliografia específica.
- Para cada ponto do programa serão fornecidos sumários desenvolvidos, disponibilizados na reprografia no início de cada unidade.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Apresentação, análise, comentário e discussão de textos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
- Dois (2) valores em Vinte (20) dizem respeito à componente distribuída. Os restantes dezoito (18) dizem respeito à componente exame final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
- As situações especiais cobertas pela lei, assim como os alunos com sobreposição de horário, não estarão abrangidos pela ponderação da componente distruída em função da assiduidade.
Melhoria de classificação
- A melhoria efectua-se exclusivamente por exame, sem componente distribuída.
Observações
- Horário de atendimento: Quarta-feira, 14.30- 16.30; sujeito a marcação prévia.