Desenho II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenho |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Analisar, entender e usar as diversas funções do Desenho.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Usar a disponibilidade gráfica do desenho, nos diferentes campos da sua actuação.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos do desenho.
Aceder a terminologias específicas de diferentes campos do desenho.
Entender o desenho como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora.
Programa
As funções do desenho e os campos do desenho
1.1. As funções do desenho: operativa, ilustrativa, taxonómica
Identificação das diferentes funções.
Entendimento dos meios de representação e modos de desenho associados a estas funções.
1.2. Os diferentes campos da comunicação
A intervenção do desenho nos diversos sectores da actividade humana (económica, científica, política, lúdica, artística, etc.)
Legitimidade, articulação e falibilidade nos sistemas de representação e comunicação.
Objectividade, subjectividade, rigor e variabilidade de conceitos e aplicações.
Eficácia, rentabilidade e economia de meios.
Comunicação versus operatividade no desenho.
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:
GOMBRICH, E. H., The use of images. Studies in the social function of art and visual communication. London, Phaidon Press, 1999.
MASSIRONI, Manfredo, Ver pelo desenho. Lisboa, Edições 70, 1982.
MOLINA, Juan José Gomez (coord.), Las lecciones del dibujo. Madrid, Édicions Cátedra, 1995.
TOFANI, Anna Maria Petrioli; RODINÓ, Simonetta Prosperi Valenti; SCIOLLA, Gianni Carlo, Drawing. Vol 1.Forms, techniques, meanings. Milano, Silvana Editoriale, 1991-1994.
TUFTE, Edwards R., Envisioning information. Cheshire, Connecticut, Graphic Press, 1990.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As 204 Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
102 Horas de Contacto Semestral (HCS), distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS (102h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos.
Serão objecto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina estando ainda aberta à participação em seminários, workshops, etc.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos nas aulas.Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 3/4 das aulas dadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é contínua, respeita o calendário programado e os seguintes itens:
- Cumprimento dos objectivos da disciplina.
- Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
- Capacidade de observar e entender no domínio dos diferentes modos do desenho e dos meios de representação.
- Entendimento da atitude construtiva da intervenção gráfica.
- Conhecimento do património histórico do desenho.
- Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
- Envolvimento e capacidade de produção.
- Capacidade de reflexão e autocrítica.
- Assiduidade e pontualidade.
Melhoria de classificação
Mediante frequência do ano lectivo seguinte.