Geometria
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenho |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Nesta unidade curicular, com o estudo da geometria, pretende-se incentivar as capacidades lógico-dedutivas do estudante, construindo uma atitude analítica e fortalecendo o carácter sintético relativamente ao mundo dos objectos e dos espaços.
Partindo do pressuposto da geometria como estrutura do desenho, o estudante deverá adquirir saberes que lhe permitam utilizar os sistemas projectivos de representação geométrica rigorosa como base do conhecimento e do entendimento das formas dos objectos, da sua mútua inter-relação.
Programa
1. Abordagens ao contributo da Geometria para o Desenho.
2. Reflexão sobre a noção de projecção: princípios da geometria projectiva e a relação com a percepção do real.
3. Sistemas de projecção: necessidade, aplicabilidade e intercomunicabilidade.
4. Apresentação em paralelo dos sistemas de projecções da perspectiva linear plana e das axonometrias, reflectindo-se nas diferentes origens e aplicabilidades.
5. Aprofundamento, nos sistemas referidos, dos conceitos teóricos:
- bases dos sistemas;
- representação das primitivas do desenho geométrico;
- representação de sólidos e de espaços;
- métodos geométricos auxiliares;
- teoria dos reflexos em espelhos planos;
- teoria das sombras.
6. Prática dos dois sistemas de projecção como instrumentos de conhecimento e entendimento dos espaços e dos objectos no espaços.
7. Prática dos dois sistemas como operadores de transformações nos objectos e nos espaços.
Bibliografia Obrigatória
AUBERT, Jean ; Théorie, art et pratique des perspectives parallèles: axonométrie orthogonale, axonométrie oblique, perspectives cavalière et militaire, complétés d’une brève histoire orientée de l’axonométrie, Paris, Éditions de La Villette, 1996
CABEZAS, Lino e ORTEGA, Luis F. ; Análisis gráfico y representación geométrica, Barcelona, Ed. Universitat de Barcelona, 2001
Comar Philippe;
La perspective en jeu. ISBN: 2-07-53185-6
Izquierdo Asensi Fernando;
Geometria descriptiva. ISBN: 84-604-7480-1
Rodriguez de Abajo F.Javier;
Geometria descriptiva
Thomae Reiner;
Perspectiva y axonometría
Xavier João Pedro;
Perspectiva, perspectiva acelerada e contraperspectiva. ISBN: 972-9483-25-6
Bibliografia Complementar
Arnheim Rudolf;
Arte e percepção visual
BALTRUSAITIS, Jurgis ; Anamorphoses. Les perspectives dépravées, Paris, Flammarion, 1984
Cardoso Armando;
Sombras e perspectivas
Francastel Pierre;
Pintura e sociedade
Gill Robert W.;
Desenho de perspectiva. ISBN: 972-23-1039-9
Gregory R. L.;
A^psicologia da visão
Navarro de Zuvillaga Javier;
Imágenes de la perspectiva. ISBN: 84-7844-174-3
Panofsky Erwin;
A^perspectiva como forma simbólica. ISBN: 972-44-0886-8
Ricca Guilherme;
Geometria descritiva. ISBN: 972-31-0547-0
Seckel Al;
The^great book of optical illusions. ISBN: 1-55297-650-5
WRIGHT, Lawrence ; Tratado de Perspectiva, Barcelona, Editorial Stylos S.A., 1985
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As 90 horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta Unidade Curricular são organizadas da seguinte maneira:
- 51 horas de Contacto Semestral (HCS)
- aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos
- aulas teórico-práticas de concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos, e de análise, critica e avaliação dos resultados obtidos, como processo de progressão, no sentido de uma maior autonomia, conducente a concretização de um projecto de representação/intervenção num espaço
- 49 horas restantes de Trabalho Semestral (HTS)
- utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos, bem como para a reflexão/discussão em grupo sobre temas construtores do conhecimento específico.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
54,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Fórmula de cálculo da classificação final
O cálculo da classificação final nesta disciplina será o resultado da soma ponderada das classificações parcelares relativas à avaliação contínua e à avaliação do trabalho de carácter global, afectadas, a primeira (avaliação contínua) de um de um factor de correcção de 0,6 e a segunda (avaliação do trabalho de carácter global) de um factor de correção de 0,4 e ficando estabelecida a imprescindibilidade da existência de elementos de avaliação das duas componentes para que o aluno possa obter classificação positiva.
Observações
A assiduidade do aluno, além de uma componente de avaliação em si mesma, é sobretudo uma condição imprescindível para permitir a avaliação contínua inerente ao carácter teorico-prático desta disciplina.
A avaliação incidirá sobre o percurso que o aluno realizar relativamente às propostas de trabalho que lhe forem sendo apresentadas. O critério de avaliação consiste na apreciação da capacidade do aluno para integrar os conhecimentos adquiridos nas práticas de projecto; trata-se, pois, de explorar a relação entre representação e compreensão: representar para compreender e compreender para representar. No final do semestre haverá lugar para a apresentação duma proposta de trabalho de carácter global, revestindo a forma de um trabalho de projecto.
Avaliar-se-ão ainda a capacidade de trabalho individual do aluno e a capacidade de organização e sistematização do trabalho.