Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > HA102

História da Arte II

Código: HA102     Sigla: HAII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Arte

Ocorrência: 2006/2007 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Grupo de Ciências da Arte
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 106 Licenciatura em Design de Comunicação 1 - 3 34 81

Objetivos

Esta disciplina destina-se a fornecer aos alunos dos vários cursos da FBAUP um espaço de reflexão comum sobre a arte, enquanto componente de sistemas culturais que se foram modificando ao longo dos tempos e que diferem nas várias civilizações que lhes deram origem.
Deste modo, o programa da disciplina será estruturado à volta de grandes temáticas, capazes de suscitar o confronto e o diálogo entre alunos com experiências e motivações muito diferentes.
A disciplina cobre o período histórico do primeiro Renascimento, que deu origem a magníficas produções artísticas que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da consciência ocidental. A abordagem será simultaneamente histórica e temática, pretendendo fornecer aos alunos os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte renascentista, tanto no seu contexto sócio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal.
Procurar-se-á fomentar o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios, e desenvolver as capacidades de entendimento das imagens, fornecendo aos alunos utensílios para observar e interpretar o objecto artístico. O confronto com obras de arte, temas e questões essenciais à história da arte, permitirá a cada aluno tecer a sua própria base de reflexão.
A partir de algumas obras maiores, e de outras menos conhecidas da história da arte ocidental, procurar-se-á dotar os alunos de uma linguagem crítica comum, dando especial relevo à importância do contexto histórico e cultural e da análise formal, de modo a que estas obras permitam igualmente compreender certas práticas contemporâneas. São essenciais a aquisição de um vocabulário técnico, de conceitos e de conhecimentos básicos fundamentais para o estudo da história da arte, bem como o desenvolvimento do espírito crítico e das capacidades de percepção visual e comparativa na análise da obra de arte, enquanto objecto artístico, estético e histórico.

Programa

1. A arte do primeiro Renascimento. O Quattrocento.



1.1. Introdução: arte, cultura e política no século XV.

1.2. A “Arte” no Renascimento italiano. Os diversos usos da obra de arte: religião, magia, política e fruição estética. Arte, artistas e mecenas: os fenómenos de gosto e as escolhas estéticas. O “fazer” da arte na Europa do Renascimento: a organização das artes. O desenvolvimento da individualidade do artista: a ideia de progresso, a competição e emulação, o novo estatuto social do artista.

1.3. O desafio da natureza e a recuperação da Antiguidade Clássica. O Humanismo.

1.4. O retrato e o advento do “Homem do Renascimento”.

1.5. Renascimento e globalização: a representação da alteridade.

1.6. O Renascimento no feminino: representações da mulher; a mulher como mecenas das artes visuais; mulheres artistas.

1.7. Objectos e imagens destinados à esfera doméstica.

1.8. Arte e urbanismo nas cidades italianas.

1.9. O Renascimento no Norte da Europa.

Bibliografia Principal

Bibliografia sumária



Ames-Lewis, Francis, Concepts of beauty in renaissance art, Ashgate Publishing, 1998.

Black, C. F., Greengrass, Mark, et al., História do Renascimento, Lisboa, Círculo de Leitores, 1996.

Bloom, Lisa, With other eyes - Looking at race and gender in visual culture, University of Minnesota Press, 1999.

Borzello, Frances, A world of our own – Women as artists, London, Thames and Hudson.

Brown, Alison, The Renaissance, Londres, Longman, 1988.

Burckhardt, Jacob, A civilização do Renascimento italiano, Lisboa, Presença, s/d.

Burke, Peter, The Italian renaissance – Culture and society in Italy, Princeton, New Jersey, Princeton University Press, 1986.

Delumeau, Jean e Lightbown, Ronald, Histoire artistique de l’Europe - La Renaissance, Paris, Seuil, 1996.

Frontisi, Claude, Historia visual del arte, Barcelona, 2005.

Gombrich, E. H. História da arte, Rio de Janeiro, Zahar eds., 1977.

Gowing, Sir Lawrence, Facts on file encyclopedia of art, Facts on File Inc., 2005.

Gowing, Sir Lawrence, A history of art, Prentice-Hall.

Hale, J. R. (ed. de), Encyclopaedia of the Italian Renaissance, Londres, Thames and Hudson, 1981.

Hartt, Frederick, Art - A history of painting, sculpture, architecture, vol. II, 3ª ed., New York, Harry N. Abrams Inc., 1989.

Hockney, David, Secret knowledge - Rediscovering the lost techniques of the Old Masters, Studio, 2006.

Honour, Hugh e Fleming, John, Historia mundial del arte, Barcelona, Akal, 2004.

Johnson, Geraldine A., Renaissance art – A very short introduction, New York, Oxfors University Press, 2005.

Johnson, P., The Renaissance, Londres, 2000.

Kemp, Martin, Behind the picture – Art and evidence in the Italian renaissance, London, The Yale University Press, 1997.

Kemp, Martin (ed. de), The Oxford history of western art, New York, Oxford University Press, 2000.

King, Margaret L., The Renaissance in Europe, London, Laurence King Publishing, 2003.

Kristeller, Paul Oskar, Renaissance thought and the arts, Princeton, New Jersey, Princeton University Press, 1990.

Nieto Alcaide, Victor e Checa Cremades, Fernando, El Renacimiento - Formación y crisis del modelo clásico, Madrid, eds. Istmo, 1980.

Olson, Roberta J. M., The biography of the object in late medieval and Renaissance Italy, Oxford, Blackwell Publishers, 2006.

Rogoff, Irit, Terra Infirma - Geography's visual culture, London and New York, Routledge, 2000.

Stokstad, Marilyn, Art history, New York, Abrams, 1995.

Vasari, Giorgio, Las vidas de los más excelentes arquitectos, pintores y escultores italianos...(Antologia), (estudo, selecção e tradução de Maria Teresa Méndez Baiges e Juan Maria Montijano García), Madrid, editorial Tecnos, 1998.

Vigarello, Georges, Historia del cuerpo, vol. I, Del Renacimiento al Siglo de las Luces, Madrid, 2005

Welch, Evelyn, Art in Renaissance Italy, 1350-1500, Oxford, Oxford University Press, 1997.

Welch, Evelyn, Art and society in Italy 1350-1500, Oxford and New York, Oxford University Press, 1997





Nota: Algumas indicações bibliográficas incompletas devem-se ao facto de se tratar de obras encomendadas e ainda não existentes na biblioteca da FBAUP.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de exposição, acompanhadas de material audiovisual.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-19 às 02:45:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias