Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Oferta Formação > DEA

Doutoramento em Educação Artística

Programa Doutoral em Educação Artística (pdDEA) é um doutoramento conjunto entre a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa, através das suas Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Este Programa Doutoral tem vindo a desenvolver investigação a partir de um enfoque crítico decolonial, feminista e interseccional, inscrevendo-se na demanda por práticas de educação artística atentas à sua historicidade nas atuais e prementes políticas reparadoras. Neste sentido, uma das procuras do DEA, nos diversos campos em que atua (da escola a instituições culturais ou comunidades), é a de pensar práticas anti-discriminatórias em educação artística. O grupo de estudantes é convidado a ensaiar gestos singulares, em que a ideação e a ação se interligam organicamente, informados por um estado da arte que olhe para além de um campo de saber hegemónico.

As teses, e os seus formatos— de ordem mais conceitual, com forte componente prática ou experimental —são também focos de investigação que não se desligam dos problemas de investigação em causa.

Com uma forte componente relacional nas suas dinâmicas pedagógicas e âmbito de pesquisa, o Doutoramento em Educação Artística abre espaços de investigação no campo das artes visuais, artes performativas, trabalho educativo em instituições artísticas e culturais e ensino artístico. Sendo um Doutoramento conjunto entre Universidades, a sua articulação com diferentes unidades de investigação estabelece diálogos diversos.

O Programa Doutoral organiza anualmente o EPRAE – Encontro de Práticas de investigação em Educação Artística, e coordena a Revista Derivas – Investigação em Educação Artística, onde são regularmente publicados trabalhos de investigação em curso.

O curso é lecionado em Português, fazendo-se uma adaptação entre o Português e o Inglês quando nos grupos estão estudantes ainda não falantes do Português.

EQUIPA DOCENTE (sede Porto)

Cat Martins 
Ana Catarina Almeida 
Tiago Assis 
Samuel Guimarães 
Paulo Nogueira 
Fernando José Pereira 

André Alves 


Objetivos

  • Entender a Educação Artística a partir de campos de questionamento interseccionais;
  • Promover investigação em Educação Artística crítica e transformadora;
  • Promover o estudo avançado dos processos de criação artística, de suas práticas e das metodologias específicas a este campo de ação/investigação;
  • Desenvolver práticas com implicação em contextos reais, comunitários, culturais, educativos e sociais;
  • Implementar e aprofundar uma cultura de investigação disciplinarmente integradora, capaz de questionar a matriz colonial/moderna;
  • Propor práticas anti-discriminatórias em Educação Artística;
  • Contribuir para uma definição dos perfis de pesquisa de investigação a nível avançado;
  • Definir critérios de pesquisa e de formulação contínua dos formatos e abordagens de teses em EA e discuti-los entrepares;
  • Encorajar a integração de estudantes em grupos de investigação e/ou redes (inter)nacionais que trabalhem linhas e projetos de investigação similares.

Áreas de Especialização

O Programa Doutoral tem desenvolvido trabalho no campo da história da educação artística; estudos pós-coloniais; estudos de género; currículo e pedagogia; didáticas das artes (artes visuais, design, música, teatro, dança, artes performativas); metodologias baseadas nas artes; trabalho curatorial e educativo em museus e outras instituições culturais; práticas artísticas e educativas no campo das artes visuais, da música, do teatro e da performance.


Competências Profissionais

  • Ter capacidade de compreensão sistemática no domínio científico da educação artística;
  • Identificar necessidades de investigação no campo da investigação em educação artística;
  • Conduzir e disseminar investigação relevante e de alta qualidade;
  • Integrar preocupações éticas na investigação e nas práticas profissionais;
  • Produzir escritas de investigação a publicar, no espaço  nacional e internacional em edições de referência;
  • Realizar trabalho científico e de investigação transdisciplinar no campo das artes e da educação, alargando as fronteiras do conhecimento em educação artística; 
  • Comunicar e partilhar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade, sobre a sua investigação;
  • Estar disponível para aprender de forma contínua e aplicar estratégias críticas de auto-avaliação, de aperfeiçoamento e de desenvolvimento pessoal e profissional.

Saídas Profissionais

Pessoas qualificadas para: docência e investigação no ensino superior; trabalho educativo e de investigação no campo dos museus, instituições culturais, associações e comunidades; programas de educação artística em níveis de base comunitária ou centros de arte diversos (música, performance, teatro, artes visuais, design); carreiras de investigação em unidades de investigação; trabalho de liderança, pesquisa, consultadoria em educação artística em termos curriculares, políticos, ativistas e governativos em agências governamentais, associações profissionais, redes; projetos e programas de avaliação das artes na área educativa e cultural.


Informações

PUBLICAçÕES RELACIONADAS 

Revista Derivas
Derivas #6 | Derivas #5  

EPRAE
9º EPRAE | 8º EPRAE

IMMER
IMMER #2 | IMMER #1

ARTISTIC RESEARCH DOES
ARTISTIC RESEARCH DOES #6 | ARTISTIC RESEARCH DOES #5


Para além dos eventos e publicações já indicados, assume especial importância neste curso o LABEA – Laboratório de Investigação em Educação Artística e o ART_ED Archive - Para a Construção de um Arquivo de Práticas de Educação Artística. Como Praticar os Arquivos?, onde se desenvolve vários projetos de trabalho de investigação numa articulação entre docentes, pessoas investigadoras e estudantes.
_

Investigação

CIEBA - Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes 
CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas
CPUP - Centro de Psicologia da Universidade do Porto
i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
_

Documentos Importantes

Guia para a Utilização de Linguagem Inclusiva. Consulte AQUI.


Dados Gerais

Código Oficial: PA25
Diretor: Catarina Martins
Sigla: DEA
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2016/2017
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Doutoramento em Educação Artística (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Educação Artística (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-24 às 02:57:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias