Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Serviços > Serviços de Documentação > Centro de Documentação

Centro de Documentação

Sigla: CD
Responsável: Manuel Mendes
Missão:

A Faculdade de Arquitectura integra nos seus Serviços de Documentação um Centro de Documentação ao qual compete desenvolver acção: i) na recolha, aquisição e depósito de materiais de valor patrimonial, histórico, artístico ou documental relativos à arquitectura e urbanismo português e portuense; ii) no registo, preservação, investigação e difusão de documentação de valor patrimonial, histórico ou artístico da Faculdade; iii) na promoção de acções de extensão cultural.

A documentação reunida no Centro de Documentação constitui-se como colecção/arquivo de desenhos/processos autorais importante para o estudo da Arquitectura Portuguesa e Portuense, particularmente no período novecentista: desenhos de trabalhos de pensionistas em Paris, trabalhos de CODA/Estágios, trabalhos de provas académicas, trabalhos escolares; arquivo profissional total de Manoel Marques, Arménio Losa/Cassiano Barbosa; Januário Godinho, Alfredo Viana de Lima, Celestino de Castro, lsaías Cardoso; arquivo sectorial de Manuel Vicente; arquivos sectoriais relativos a obras e projectos de, entre outros, Júlio Brito, Rogério de Azevedo, João Queiroz, A. Teixeira Lopes, Mário Abreu; documentação de projectos de, entre outros, David Moreira da Silva, Manuel Fernandes de Sá, Jorge Viana, ARS arquitectos, Mário Bonito, João Andresen, José Carlos Loureiro/Luís Pádua Ramos, Rui Pimentel; documentação de estudos de projecto de, entre outros, Manuel Passos/Vaz Martins, Carlos Neves/Francisco Granja, Alcino Soutinho, Álvaro Siza, Gonçalo Byrne, Raul Hestnes Ferreira, Eduardo Souto de Moura, José Manuel Soares; modelos de obras de arquitectura. O acervo integra ainda os fundos documentais: “Arquitectura Portuguesa anos 60/anos 80”, fotografias da autoria de Luís Ferreira Alves; “(in)formar a modernidade, arquitecturas portuenses 1923-1945”, fotografias da autoria de José Manuel Rodrigues; “Postal Antigo do Porto”.

Organizou exposições ou cedeu, a título de empréstimo, documentação do seu acervo para acções de divulgação da arquitectura.

O Centro de Documentação presta informações, requisitadas em formulário próprio disponibilizável por e-mail ou correio. Dispõe de um Regulamento onde se especificam as normas de consulta, acessibilidade e reprodução de documentação. É possível a consulta por marcação prévia, dentro das horas de expediente.

Horário: 9:00-12:30 / 14:00-17h30
Email: centro.document@arq.up.pt
Telefone: +351 226 057 175
Fax: +351 226 057 199
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-06-23 às 18:26:15