Código: | 50140C5 | Sigla: | CAM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Tecnologia da Construção |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 22 | MIARQ | 4 | - | 3 | - | 81 |
5 |
A unidade curricular construção da arquitetura em madeira introduz princípios fundamentais sobre a madeira, enquanto material de construção da arquitectura, tendo em conta as suas propriedades e os processos industriais associados à sua transformação.
Perspetiva-se que o estudante, ao refletir sobre os temas abordados na unidade curricular, adquira ferramentas que lhe permitam, durante a sua futura prática arquitetónica, estabelecer uma relação cada vez mais ajustada entre forma e construção, no sentido de uma produção arquitectónica sensível ao lugar, circunstância e contexto.
Como esta unidade curricular se insere no final da linha de formação do curso MIARQ, no momento em que o estudante adquire maior autonomia, o objetivo principal será o de aprofundar o conhecimento já adquirido sobre os materiais, em particular sobre a madeira, os materiais derivados e sistemas construtivos a ela associados.
A partir da compreensão do material, da sua proveniência e da sua capacidade de transformação, procura-se que os estudantes entendam a potencialidade do material na construção da arquitetura. Nesse sentido, serão analisadas as estratégias de desenho e as técnicas construtivas utilizadas no que diz respeito a aspetos próprios da arquitetura de madeira, quer na sua lógica geral quer na sabedoria do detalhe, tendo como base principal a relação entre forma e construção.
As aulas teóricas promovem o cruzamento dos seguintes temas:
1. A gestão das florestas, a produção de madeira e a construção de madeira, como fatores para promoção do desenvolvimento equilibrado do planeta.
2. A madeira como material de construção: as propriedades técnicas da madeira e evolução da sua transformação.
3. Da arquitectura vernacular, no espaço e no tempo.
4. Da arquitectura urbana: principais vantagens.
5. Desenvolvimento contemporâneo do uso da madeira na construção da arquitectura.
Na realização das aulas teóricas, procura-se o cruzamento de temas expostos no programa da unidade curricular.
O tempo teórico divide-se em cinco momentos distintos:
1. Através de exposição de matéria científica sobre o material, procura-se a leitura de um conjunto de obras significativas no âmbito da arquitetura, procurando sistematizar soluções construtivas na sua relação com a forma arquitetónica.
2. A partir da análise crítica da arquitetectura de madeira, pretende-se que o aluno investigue e desenvolva um trabalho teórico e prático, recorrendo ao desenho e à escrita.
3. A meio do semestre, prevê-se a monitorização do trabalho individual em desenvolvimento.
4. No quarto momento letivo, diferentes convidados, ligados à utilização da madeira no seu trabalho profissional, irão partilhar a sua experiência.
5. E, por fim, encontra-se prevista uma visita a uma unidade industrial de transformação do material que finalizará o semestre.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 40,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 18,00 |
Trabalho de investigação | 34,00 |
Elaboração de projeto | 48,00 |
Total: | 100,00 |
75% frequência registada, participação nas aulas e classificação positiva na avaliação do trabalho realizado.
A classificação final do estudante resulta da soma ponderada da classificação individual do trabalho final, da assiduidade e da participação nas aulas.
O trabalho prático poderá ser individual ou em grupo. A monitorização do trabalho, a meio do semestre, prevê a apresentação oral do trabalho de cada grupo para a promoção de crítica e debate entre os alunos.
O trabalho final será apresentado com peças processuais (desenhos, maquetas, etc) e documentos em suporte físico.
Para o trabalho prático, pretende-se que o estudante investigue as capacidades estruturais, as qualidades técnicas e expressivas do material, quer através do estudo de casos paradigmáticos ou de referência, quer pela construção de hipóteses na solução de um problema, a partir da leitura de uma circunstância, que o estudante demonstre vontade em explorar, após a valiação da sua pertinência, tendo em conta os objetivos da unidade curricular.
De acordo com a evolução que se venha a registar da pandemia provocada pela COVID-19, e em função das orientações que venham a ser emanadas pela Direcção Geral de Saúde, poderão verificar-se alterações ao regime de funcionamento dos tempos lectivos presenciais.