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Construção da Arquitetura em Madeira

Código: 50140C5     Sigla: CAM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia da Construção

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 22 MIARQ 4 - 3 - 81
5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular construção da arquitetura em madeira introduz princípios fundamentais sobre a madeira, enquanto material de construção da arquitectura, tendo em conta as suas propriedades e os processos industriais associados à sua transformação.
Perspetiva-se que o estudante, ao refletir sobre os temas abordados na unidade curricular, adquira ferramentas que lhe permitam, durante a sua futura prática arquitetónica, estabelecer uma relação cada vez mais ajustada entre forma e construção, no sentido de uma produção arquitectónica sensível ao lugar, circunstância e contexto.

Resultados de aprendizagem e competências

1. compreender a utilização da madeira em diferentes contextos e circunstâncias, através da compreensão das estratégias do desenho e das técnicas construtivas;
2. adquirir capacidade crítica para avaliar, na prática de projeto e na ação construtiva, as variáveis técnicas da madeira quando utilizada em sistemas e processos construtivos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Como esta unidade curricular se insere no final da linha de formação do curso MIARQ, no momento em que o estudante adquire maior autonomia, o objetivo principal será o de aprofundar o conhecimento já adquirido sobre os materiais, em particular sobre a madeira, os materiais derivados e sistemas construtivos a ela associados.

Programa

A partir da compreensão do material, da sua proveniência e da sua capacidade de transformação, procura-se que os estudantes entendam a potencialidade do material na construção da arquitetura. Nesse sentido, serão analisadas as estratégias de desenho e as técnicas construtivas utilizadas no que diz respeito a aspetos próprios da arquitetura de madeira, quer na sua lógica geral quer na sabedoria do detalhe, tendo como base principal a relação entre forma e construção.

As aulas teóricas promovem o cruzamento dos seguintes temas:
1. A gestão das florestas, a produção de madeira e a construção de madeira, como fatores para promoção do desenvolvimento equilibrado do planeta.
2. A madeira como material de construção: as propriedades técnicas da madeira e evolução da sua  transformação.
3. Da arquitectura vernacular, no espaço e no tempo.
4. Da arquitectura urbana: principais vantagens.
5. Desenvolvimento contemporâneo do uso da madeira na construção da arquitectura.

Bibliografia Obrigatória

Ignacio Paricio; La construcción de la arquitectura
Andrea Deplazes; Constructing architecture. ISBN: 978-3-7643-8631-3
Josef Kolb; Systems in timber engineering. ISBN: 978-3-7643-8689-4
Dominique Gauzin-Muller; Le bois dans la construction. ISBN: 2-281-11117-2
Anton Steurer; Developments in timber engineering. ISBN: 3-7643-7163-3
Klaus Pracht; Les systèmes constructifs en bois

Bibliografia Complementar

Ernesto Veiga de Oliveira; Arquitectura tradicional portuguesa. ISBN: 972-20-0959-1
Albino de Carvalho; Madeiras portuguesas. ISBN: 972-8097-23-9
Jorge Dias; Espigueiros portugueses. ISBN: 972-20-1138-3
Benjamim Pereira; Sistemas de serração de madeiras. ISBN: 972-667-145-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Na realização das aulas teóricas, procura-se o cruzamento de temas expostos no programa da unidade curricular.
O tempo teórico divide-se em cinco momentos distintos:
1. Através de exposição de matéria científica sobre o material, procura-se a leitura de um conjunto de obras significativas no âmbito da arquitetura, procurando sistematizar soluções construtivas na sua relação com a forma arquitetónica.
2. A partir da análise crítica da arquitetectura de madeira, pretende-se que o aluno investigue e desenvolva um trabalho teórico e prático, recorrendo ao desenho e à escrita.
3. A meio do semestre, prevê-se a monitorização do trabalho individual em desenvolvimento.
4. No quarto momento letivo, diferentes convidados, ligados à utilização da madeira no seu trabalho profissional, irão partilhar a sua experiência.
5. E, por fim, encontra-se prevista uma visita a uma unidade industrial de transformação do material que finalizará o semestre.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 18,00
Trabalho de investigação 34,00
Elaboração de projeto 48,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

75% frequência registada, participação nas aulas e classificação positiva na avaliação do trabalho realizado.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final do estudante resulta da soma ponderada da classificação individual do trabalho final, da assiduidade e da participação nas aulas.

Provas e trabalhos especiais

O trabalho prático poderá ser individual ou em grupo. A monitorização do trabalho, a meio do semestre, prevê a apresentação oral do trabalho de cada grupo para a promoção de crítica e debate entre os alunos. 
O trabalho final será apresentado com peças processuais (desenhos, maquetas, etc) e documentos em suporte físico.

Para o trabalho prático, pretende-se que o estudante investigue as capacidades estruturais, as qualidades técnicas e expressivas do material, quer através do estudo de casos paradigmáticos ou de referência, quer pela construção de hipóteses na solução de um problema, a partir da leitura de uma circunstância, que o estudante demonstre vontade em explorar, após a valiação da sua pertinência, tendo em conta os objetivos da unidade curricular.

Observações

De acordo com a evolução que se venha a registar da pandemia provocada pela COVID-19, e em função das orientações que venham a ser emanadas pela Direcção Geral de Saúde, poderão verificar-se alterações ao regime de funcionamento dos tempos lectivos presenciais.

 
 
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