Código: | 50118C5 | Sigla: | 50118C5 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Desenho |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://scopionetwork.com |
Unidade Responsável: | Desenho (D) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 26 | MIARQ | 4 | - | 3 | - | 81 |
5 |
Os objectivos gerais da disciplina são os de (1) desenvolver bases teóricas e práticas sobre a aplicação da fotografia como instrumento e suporte para a comunicação e representação da Arquitectura, Cidade e Território e (2) despertar a consciência dos alunos para o estudo e a aplicação de métodos de investigação qualitativos e quantitativos sobre o espaço público e sua representação e comunicação.
Num primeiro tempo os alunos são levados a analisar, questionar e problematizar o espaço público e a sua arquitectura, explorando o potencial da fotografia e da acessibilidade e interactividade na Internet para a comunicação e percepção desse espaço e das suas vivências. No fim do semestre, os alunos tomam conhecimento da existência de diversos métodos de investigação quantitativos e qualitativos que podem ser utilizados para aprofundar, mais tarde, o estudo realizado nesta disciplina.
O intuito é o de criar um portfolio na Web, constituído por imagens e texto,
que dê suporte a um conjunto de ideias capazes de formular uma posição, argumento ou história sobre uma determinada problemática do espaço que está a ser estudado.
Este portfolio pode ser utilizado, posteriormente, como base para um trabalho de conclusão do segundo ciclo do curso cujo tema deverá ser relacionado com Fotografia e Media digitais aplicados à investigação do espaço público. O trabalho de investigação individual do aluno terá, preferencialmente e sem prejuízo de outras orientações, o acompanhamento dos docentes responsáveis da disciplina de CFM.
Adquirir os conhecimentos e competências necessários para aplicação da fotografia como instrumento de investigação e suporte para a comunicação e representação da Arquitectura, Cidade e Território
Adquirir os conhecimentos e competências necessários para explorar o potencial da fotografia e da acessibilidade e interactividade na Internet para a comunicação e percepção dos espaços de cidade e suas vivencias.
Adquirir os conhecimentos e competências necessários para criar um portfolio na Web, constituído por imagens e texto, que dê suporte a um conjunto de ideias capazes de formular uma posição, argumento ou história sobre uma determinada problemática do espaço de cidade.
O intuito da disciplina é o de levar os alunos, numa primeira fase, a explorar, questionar e problematizar o potencial da fotografia e da interactividade na Internet como forma de representar e questionar a realidade urbana. Do trabalho
proposto na disciplina devem resultar diversas narrativas visuais – portfolios digitais. Estes portfolios digitais descrevem simultaneamente (i) determinadas problemáticas e características dos espaços e (ii) dão a conhecer novasperspectivas sobre o espaço público e a forma como as pessoas o percepcionam e vivem nele.
Os princípios metodológicos que orientam esta disciplina têm como pilares
fundamentais: fomentar e facilitar a comunicação e intercâmbio de ideias entre
discentes e docentes e tornar possível aos discentes ter um papel activo no próprio
processo pedagógico de forma a despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos
programáticos, incentivar a cooperação e o trabalho em grupo e promover uma maior
auto-responsabilização dos alunos relativamente ao desenvolvimento e consecução
dos trabalhos a realizar. Pretende-se, assim, adoptar uma estratégia de trabalho que
leve os alunos a desenvolver simultaneamente projectos de autoria colectiva e
individual e, sem prejuízo dos métodos de avaliação tradicionais, adoptar um processo
de debate de ideias e auto-avaliação dos trabalhos realizados ao longo do semestre.
A disciplina desenvolve-se em dois vectores paralelos, um teórico e outro teóricoprático.
As aulas teórico-práticas desdobram-se em dois blocos temáticos.
Um dos blocos consiste no estudo das funcionalidades e opções de interacção de
máquinas de fotografia digital e do programa Photoshop, com particular incidência na
compreensão da estrutura e sintaxe de comandos. Este bloco é mais curto e possui
uma forte componente de ensino interactivo em suporte digital, possuindo mais
expressão no início do semestre. Serão explicadas as operacionalidades básicas e
fornecido material didático interactivo sobre o programa Photoshop, exigindo-se do
aluno uma maior autonomia de aprendizagem, visto que os objectivos disciplinares
essenciais da disciplina não se reportam ao domínio técnico dos programas
informáticos mas sim ao despertar a consciência dos alunos para o estudo do espaço
público através da fotografia, dando-lhes conhecimento da existência de instrumentos e
métodos de investigação que eles podem utilizar para esse efeito.
Um segundo bloco, que se desenvolve ao longo de todo o semestre, pretende dar as
bases teóricas necessárias para o desenvolvimento dos exercícios de representação e
comunicação propostos. Isto significa dar aos alunos os conhecimentos necessários
para que estes sejam capazes de questionar e problematizar o potencial da fotografia
digital e das potencialidades de acessibilidade e interactividade na Internet para a
comunicação e percepção do espaço público e, em seguida, despertar neles a
consciência de como podem utilizar métodos quantitativos e qualitativos na
investigaçao sobre esses espaços.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 25,00 |
Trabalho de campo | 25,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Para a obtenção de frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas previstas e obter o mínimo de 9,5 valores resultantes da actividade de participação nas aulas e do trabalho individual a realizar.
MÉTODOS DE CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
Parâmetros e percentagem de avaliação dos exercícios de comunicação:
PA1: – 25%
PA2: – 25%
PA3: – 25%
PA4:– 25%
Cálculo da nota final:
Nota final = [PA1 + PA2 + PA3 + PA4]
A nota final está cotada com o máximo de 20 valores.
(a) PA1: Domínio e exploração das potencialidades técnicas de representação fotográfica e edição dos programas;
(b) PA2: Exploração e coerência dos métodos e narrativas visuais adoptados para analisar e explorar o espaço e comunicar os conteúdos de cada exercício (a forma como as ideias e o argumento sobre o espaço público foram expressas através das narrativas visuais apresentadas);
(c) PA3: Estrutura e desenvolvimento do texto que acompanha o trabalho final;
(d) PA4: Assiduidade e interesse do aluno.
Refinar o projecto de comunicação (trabalho de narrativa visual crítica teórico-prático) que será novamente avaliado de acordo com os critérios definidos.
Unidade curricular opcional, sem precedências.