Projecto 4
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Arquitetura e urbanismo |
Ocorrência: 2011/2012 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
201 |
MIARQ (até a 2011/12) |
4 |
- |
20 |
- |
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Língua de trabalho
Português
Objetivos
É objectivo da Disciplina a consolidação metodológica dos processos de projecto. Entende-se que tal consolidação se deverá fazer e verificar em exercícios de complexidade variável, assumindo como dominante o tratamento e desenvolvimento de uma solução para um Tema que, implicando um trabalho de síntese arquitectónica nas suas componentes programáticas, contextuais, funcionais, construtivas e formais, permita ao aluno o aprofundamento dos conhecimentos (conceptuais e metodológicos) indispensáveis à formalização de uma resposta projectual.
Programa
O Programa tomará como tema um equipamento urbano de significativa complexidade programática e contextual — museu, teatro, biblioteca, hotel ou outros — implicando nas respostas projectuais a trama de relações que o objecto arquitectónico estabelece com o território. O desafio de compor e conformar a arquitectura do equipamento estabelecendo claramente no desenho do projecto as suas repercussões espaciais e formais no contexto urbano que ajudará a transformar, é componente indissociável da leitura e tomada de posição face à problemática que envolve as práticas e conceitos que se confrontam nas realizações e interrogações contemporâneas do campo disciplinar da arquitectura.
Faseamento dos Trabalhos
1ª Fase
Corresponderá à formulação da ideia-chave da proposta, nela se contemplando quer a definição do Objecto Arquitectónico, quer as reformulações urbanas que implica e sugere para a envolvente.
A apresentação desta fase do trabalho será feita através de Peças Escritas e Desenhadas (Esc.1/500 e 1/200), acompanhadas de Maquetas de Estudo e de uma apresentação digital em Powerpoint (ppt), e de quaisquer outros elementos considerados úteis pelos alunos.
2ª Fase
Desenvolver-se-ão as soluções apresentadas anteriormente, aprofundando todos as aspectos globais da conformação do Objecto Arquitectónico, bem como das suas relações e repercussões sobre o conjunto de espaços exteriores e a envolvente urbana e, nomeadamente, sobre o espaço público desta.
A realização dos diferentes exercícios, que incluirá o desenvolvimento e aprofundamento sectorial das soluções, implicará a utilização de escalas diversas — 1/200, 1/100, 1/50, 1/20 — como instrumentos de uma metodologia de trabalho que procurará sustentar a afinação das soluções com a introdução de complexidades (processos construtivos, regulamentação técnica, redes e infraestruras, funcionalidades) que o projecto tem que integrar e conjugar até à obtenção da síntese final.
À semelhança da fase anterior, os trabalhos integrarão Peças Escritas e Desenhadas, acompanhadas das Maquetas de Estudo e de uma apresentação digital em Powerpoint (ppt), e quaisquer outros elementos considerados úteis pelos alunos.
3ª Fase
Fase final do desenvolvimento dos trabalhos, a escalas variadas, fazendo repercutir na revisão global do Projecto os novos dados que tenham sido obtidos.
Pretende-se, assim, que o aprofundamento que se venha a conseguir para alguns dos mais significativos espaços do equipamento, permita uma mais clara relação do Desenho da solução com os sistemas construtivos que a suportam, uma melhor afinação na resposta a exigências gerais e específicas de funcionalidade, a consolidação do seu contributo qualificador na envolvente urbana em que se insere, permitindo de forma global avaliar a Proposta nas suas diversas e múltiplas componentes.
A apresentação desta fase inclui a revisão da solução global, apresentada à escala 1/100, agora contendo outros e mais desenvolvidos níveis de informação — a par da apresentação dos desenvolvimentos a escalas diversas já referidas de alguns dos espaços do equipamento projectado. A entrega de Maquetas continua a ser considerada nesta fase, sejam relativas à solução global, sejam relativas aos espaços parcelares desenvolvidos. Será também entregue uma apresentação digital em Powerpoint (ppt), à semelhança do que se pede nas entregas anteriores.
A escala 1/500, acompanhada de outras que se revelem necessárias, define o grau de informação que deve ser prestada para as propostas sobre a envolvente.
Bibliografia Obrigatória
MONEO, Rafael; Inquietud Teorica e Estrategia Proyetual, ACTAR, Barcelona, 2004
MONTANER, Josep Maria; Después del Movimiento Moderno, Gustavo Gili, Barcelona, 1993
MONTANER, Josep Maria; La Modernidad Superada, Gustavo Gili, Barcelona, 1997
BRU, Eduard; MATEO, Josep luis; Arquitectura Europea Contemporanea, Gustavo Gili, Barcelona, 1987
GADANHO, Pedro; PEREIRA, Luis Tavares; Influx: arquitectura portuguesa recente, Livraria Civilização, 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Organizam-se os tempos lectivos em aulas teóricas e teórico-práticas — competindo às primeiras a explanação das matérias que conceptual e tematicamente interessem ao âmbito dos exercícios propostos e às segundas o acompanhamento crítico dos trabalhos elaborados individualmente ou em grupo, podendo ser organizados tempos comuns para o desenvolvimento de crítica comparada segundo sub-temas ou problemas específicos detectados e surgidos ao longo do ano lectivo.
Procurar-se-á concretizar um processo permanente de pesquisa e aferição, que permita, em sucessivas aproximações de síntese, ir caminhando para a obtenção de uma proposta que responda ao essencial dos exercícios propostos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será global e contínua ao longo de todo o ano curricular. No entanto, a expressão dessa avaliação, envolvendo pontos de situação a estabelecer de acordo com o que venha a ser suscitado pelo desenvolvimento dos trabalhos, terá particular importância em momentos lectivos que, genericamente, serão marcados pela finalização e entrega de cada uma das três fases enunciadas.
Em toda a avaliação, e tendo em consideração os objectivos enunciados, serão particularmente tidos em consideração:
a) — a pesquisa e reflexão sobre os aspectos programáticos.
b) — a clareza conceptual das relações do objecto arquitectónico com o contexto territorial.
c) — a utilização e domínio de princípios e lógicas construtivas da forma.
d) — a incorporação de conhecimentos tecnológicos sectoriais no projecto.
e) — a qualidade global das soluções apresentadas.
f) — a clareza e rigor na apresentação do trabalho (comunicação oral, escrita, gráfica).
g) — a participação e a assiduidade.
Ao longo do ano curricular, nos momentos em que se formalizam entregas correspondentes a cada uma das fases de trabalho, serão explicitadas as classificações de cada aluno, sendo que cada classificação integra e se sobrepõe à anterior.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
Não se aplica