Resumo (PT):
A história dos estilos arquitectónicos pode também ter uma leitura baseada na história dos
tectos e padieiras. Este trabalho procurou explorar esse filão de informação no período que
antecedeu o uso das estruturas de ferro ou de betão armado. Decidiu-se reduzir ainda o âmbito
a estruturas de alvenaria, deixando, por ora, de fora, as estruturas de madeira.
O século XIX deu lugar a uma cada vez maior necessidade de utilizar, nos edifícios, pisos
sobrepostos com áreas livres maiores. Esta necessidade promoveu alguns engenhos
construtivos que pretendemos aqui compreender melhor.
No final do século XIX, muita construção erudita era realizada com elementos projectuais e
técnicas que não usufruíam de uma pré-determinação das acções e esforços estruturais como
hoje acontece. Nos edifícios em causa, era sobretudo a figura do arquitecto que concebia a
totalidade da forma física da construção, procurando sobretudo na geometria, na proporção e
na história da arquitectura as bases do seu acto de projectar. O projectista-arquitecto definia
no mesmo traço, estrutura e confinamento espacial. E embora florescessem os maneirismos, o
projectista baseava-se numa herança de conhecimentos empíricos sobre a estabilidade da
edificação, mantendo, no essencial, os elementos estruturais proporcionais a anteriores casos
de sucesso.
Nesse âmbito, este trabalho procura também evidenciar alguns conhecimentos do foro da
engenharia que nos permitem ter uma leitura diferente da tradicional abordagem
arquitectónica.
Temos informação detalhada sobre a evolução estilística operada nos edifícios, mas no
entanto, é parca a informação técnica sobre os métodos e sistemas construtivos utilizados
para o projecto e a construção das coberturas/tectos e das padieiras de maior vão .
Hoje, alguma dessa informação reside apenas em alguns construtores especializados e nesse
âmbito, foi fundamental a conversa tida com o mestre pedreiro Humberto Sousa; mestre no
sentido arcaico e mais pragmático do termo.
Com a escolha das três obras analisadas neste trabalho, procurou-se abranger várias
tipologias de estruturas cuja concepção não fosse ainda regulada pela engenharia
contemporânea. Contudo, o edifício da Alfândega, sendo o mais recente dos três, é também
aquele no qual a abordagem típica do arquitecto não seria suficiente para determinar o perfil
das vigas metálicas compostas por perfis rebitados.
Abstract (EN):
The history of architectural styles can be looked upon based on the hitory of ceilings and
lintels. This study sought to explore this angle of information in the period preceding the use
of iron structures or reinforced concrete. It was decided to further reduce the scope of the
masonry, leaving aside, for now, the wooden structures.
The nineteenth century gave rise to an increasing need, in buildings, of upper floors with
larger free areas. This promoted some constructive solutions that we wanted to understand
better.
In the late nineteenth century, much construction was done with classical elements and
projective techniques that had not enjoyed a pre-determination of structural calculous like it
happens today. In these buildings, it was the architect who conceived the whole of the
physical form of the building, using his knowledges of geometry, proportion and architectural
history as the bases of his work. The architect-designer defined at the same time, structure and
spatial confinement. And although mannerisms flourished, the project was based on a heritage
of empirical knowledge about the stability of building, maintaining, in essence, the structural
elements in proportion with past cses of success.
In this context, this work also uses some knowledge from civil engineering, that allows us to
have a different reading from the traditional architectural approach.
Today we have detailed information on the stylistic evolution operated in buildings, but
there is fewer data or technical information on methods and construction systems used for the
design and construction of roofs/ceilings and lintels of wider span.
Today, some of this information resides only in a few specialized contractors and artisans,
and in this context, it was fundamental the conversation held with master mason Humberto
Sousa; master the archaic and pragmatic sense of the term.
With the three buildings chosen as case stydies in this work, we tried to cover several types
of structures which design was not yet fully regulated by modern engineering. However, the
Alfândega building, the most recent of the three, is also the one in which the typical approach
of the architect would not be sufficient to determine the profile of the complex riveted iron
beams.
Idioma:
Português