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Projeto/Contrato PS:PTDC/PSI-PCO/110708/2009

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 60033
 
Referência: PTDC/PSI-PCO/110708/2009
Nome Curto: DAAR
Título: Desenvolver, automatizar e auto-regular os processos cognitivos na escrita
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 2
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade
Instituição Financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2011-01-11
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2011-03-01
Data de Conclusão Prevista: 2014-08-31
Data de Conclusão Efetiva: 2014-08-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 132.118,00 EUR
Detalhes
Resumo: A escrita é uma das ferramentas mais eficazes para promover a riqueza mental de uma nação. Por riqueza mental entende-se o capital e bem-estar mentais. Actualmente, esta riqueza é uma chave para a prosperidade económica e social das nações[1]. Os governos democráticos de hoje, não só têm de gerir o capital material das nações, como devem cuidar dos recursos cognitivos e emocionais das suas populações. A riqueza mental é um bem crucial na configuração que as sociedades actuais estão a tomar. Como notam os autores citados, um meio de capitalizar esse bem é através de intervenções precoces dirigidas a competências chave como a literacia. As sociedades letradas actuais têm na base a escrita e a literacia. A escrita desempenhou um papel crucial em todas as sociedades que a inventaram, ou em que foi introduzida. Mais ainda, a escrita contribui para o sucesso de cada cidadão que a aprendeu e a utiliza eficazmente. Por isso, ela é uma competência adaptativa nas sociedades modernas. Primeiro, porque, através da construção e partilha de objectos de conhecimento, promove a assunção de um papel activo na vida cívica[2]. Segundo, porque as profissões mais prestigiadas, e melhor remuneradas têm habitualmente como requisito uma competência elevada nela. De facto, a escrita é actualmente um passaporte para o emprego e a progressão profissional[3]. Reconhecendo este seu papel crucial na sociedade, a União Europeia está a apoiar o desenvolvimento de uma rede de investigação para tornar mais eficiente a aprendizagem da escrita[2]. O problema da escrita é que muitas crianças acham-na difícil, desistem, e não a desenvolvem até ao nível necessário para assumirem um papel activo na sociedade. Graham e Harris[4] sugeriram que uma possível razão para este panorama está no facto do ensino da escrita não estar a ser o que devia ser. Em certo sentido, isto é lamentável, pois estão actualmente disponíveis práticas pedagógicas que já foram cientificamente estudadas e validadas[3, 4]. Sem subs Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
URL: http://www.fct.pt/apoios/projectos/consulta/vglobal_projecto?idProjecto=110708&idElemConcurso=3646
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Psicologia

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas

Palavras Chave

  • Auto-regulação
  • Escrita
  • Produção de textos
  • Transcrição
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Revista Científica Internacional
Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP); Rui Alves (Autor) (FPCEUP); Raquel Fidalgo (Autor) (Outra)
2013
Artigo em Revista Científica Internacional
Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP); Alves, RA (Autor) (FPCEUP)
2013
Artigo em Revista Científica Internacional
Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP); Rui A Alves (Autor) (FPCEUP)
2013
Artigo em Revista Científica Internacional
Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP); Rui Alves (Autor) (FPCEUP)
2014
Artigo em Revista Científica Internacional
Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP); Rui A. Alves (Autor) (FPCEUP)
2014
Artigo em Revista Científica Internacional
Rui Alexandre Alves (Autor) (FPCEUP); Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP)
2015
Capítulo ou Parte de Livro
Rui Alexandre Alves (Autor) (FPCEUP); Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP)
2015
Capítulo ou Parte de Livro
Teresa Limpo (Autor) (FPCEUP); Rui A. Alves (Autor) (FPCEUP)
2013
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Centro de Psicologia da Universidade do Porto CPUP Portugal Instituto de ID Proponente
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Proponente
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 132.118,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: -
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FCUP José Paulo de Vilhena Geraldes Leal jpleal Investigador 15 0 2011-03-01 2014-02-28
FPCEUP Ilda Marques Jesus IMJ Bolseiro 100 0 2011-11-21 2014-02-28
FPCEUP Joana Rita David Carvalho JRDC Bolseiro 100 0 2013-04-03 2014-01-02
FPCEUP Marcos Vidal Dias MVD Bolseiro 100 0 2011-10-24 2014-02-28
FPCEUP Maria Teresa Limpo Hargreaves de Sousa Dias Investigador 15 0 2011-03-01 2014-02-28
FPCEUP Rui Alexandre Teixeira Alves RAA Investigador Responsável na UO 50 0 2011-03-01 2014-02-28
FPCEUP Teresa Pedroso de Lima Tello Rato TPLTR Bolseiro 100 0 2013-04-03 2014-02-28

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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