Resumo: |
O Projecto PIDOP vai analisar os processos que influenciam a participação democrática em oito países europeus. Ancora-se nas disciplinas de Política, Sociologia, Psicologia e Educação para examinar factores contextuais (incluindo factores históricos, políticos, eleitorais, económicos e políticos), factores sociais (incluindo factores familiares, educacionais e mediáticos) e factores psicológicos (incluindo factores motivacionais, cognitivos, atitudinais e identitários) que facilitam e / ou inibem a participação cívica e política.
A pesquisa será pioneira em considerar os processos psicológicos através dos quais os factores políticos e sociais têm efeitos sobre a participação cívica e política dos cidadãos.
Os jovens, as mulheres, as minorias e os migrantes serão analisados como sendo quatro grupos específicos de risco no que concerne à falta de envolvimento e participação política. A investigação incidirá sobre as diferenças, bem como sobre as similitudes, entre o envolvimento cívico e político, e nas formas de participação directa e representativa.
Um modelo inovador do processo de envolvimento e participação cívica e política será construído no sentido de explicar como e porquê diferentes formas e interpretações de participação democrática são ou não favorecidas entre cidadãos que vivem em diferentes países europeus e contextos, com particular atenção para fenómenos relevantes a nível regional, nacional e da EU.
Parceiros externos a nível regional, nacional e da UE serão envolvidos em todas as fases do trabalho, para garantir que a pesquisa aborda questões de interesse directo para estes, bem como para garantir que as implicações políticas e recomendações que emergem da pesquisa atendam às suas necessidades e lhes sejam adequadamente distribuídas.
|