Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Rui Jorge Garcia Ramos

Rui Jorge Garcia Ramos

Fotografia de Rui Jorge Garcia Ramos
Nome: Rui Jorge Garcia Ramos Ligação à página pessoal de Rui Jorge Garcia Ramos
Sigla: RJGR
Estado: Ativo
https://www.authenticus.pt/R-000-FVZ
http://orcid.org/0000-0001-8234-5974
https://www.cienciavitae.pt/0D1C-FE78-4DC3
Extensão Telefónica: 5508
Telf.Alt.: 220425508
Salas: TF3.3

Funções

Grupo profissional: Investigação Científica
Vínculo: Outras Colabs. -> Investigador externo
Unidade: Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU)
Categoria: Professor Catedrático
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Área Científica: Arquitectura (A)

Cargos

Cargo Data de Início
Presidente do Conselho Cientifico 2019-09-11

Apresentação Pessoal

Rui Jorge Garcia Ramos é arquiteto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1986, FAUP) e Professor Catedrático na área disciplinar de arquitetura. Leciona o atelier de Projeto do Mestrado Integrado (2º ciclo), a disciplina Cultura e Habitar do Programa de Doutoramento em Arquitectura (3º ciclo) e é coordenador do curso livre Habitar na Europa: um Século de Arquitetura, na FAUP. Participou também no Programa de Estudos Universitários para Seniores. No âmbito da atividade docente tem frequentado diversos cursos de formação pedagógica.

Desempenhou diversos cargos de direção e gestão na Universidade do Porto e no seu perímetro, tendo sido Vice-Reitor entre 2104-2018 para a área do património edificado.

Exerceu a prática da arquitetura e a atividade empresarial entre 1982-2003. Estagiou em diferentes escritórios de arquitetura, foi arquiteto municipal e consultor. Manteve atividade profissional própria, tendo diversas obras publicadas e premiadas, no campo da arquitetura e na gestão do design. Foi agraciado pelo trabalho realizado na Expo'98 com o grau de Grande-Oficial da Ordem de Mérito.

Pertence ao Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e é investigador principal do projeto interdisciplinar "Mapa da Habitação: Reflexão crítica sobre a arquitectura habitacional apoiada pelo Estado em Portugal 1910-1974" (FCT 2016-2019).
Tem como principiais áreas de estudo os dispositivos espaciais da casa; a relação entre processos culturais e formas de habitar; a questão identitária em arquitetura; e os programas habitacionais, sobre os quais tem diversos trabalhos publicados, acessíveis no Ciência Vitae ou em

Áreas de Interesse

  1. Humanidades > Artes
  2. Ciências Tecnológicas > Arquitectura
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-02-18 às 03:41:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais