Resumo: |
O projeto BBAI foca na deteção e mitigação de condições deficitárias de eficiência psicomotora
no contexto da condução de veículos, tais como fadiga, stress, carga cognitiva e distração,
responsáveis por mais de 90% dos acidentes rodoviários, com custos estimados de centenas de
milhares de milhões de euros por ano. A distração é a maior causa de acidentes a nível mundial,
seguida pelo adormecimento e, só depois, surge o excesso de velocidade, o excesso de álcool
e outros. Já o stress e a carga cognitiva são responsáveis pela condução agressiva e desatenta,
provocando um aumento do risco à circulação automóvel e um risco à saúde, pelo que informar o
condutor sobre o seu estado torna-se crítico.
Enquanto que comportamentos como o álcool ou excesso de velocidade é possível quantificar
e medir com equipamentos próprios e, consequentemente, fiscalizar e prevenir, outros
comportamentos, tais como os descritos acima, ainda não estão suficientemente analisados, sendo
por isso, atualmente difíceis de prevenir.
Neste contexto, o projeto BBAI visa a investigação e inovação no desenvolvimento de algoritmos
de inteligência artificial capazes de identificar, através da computação visual, estados fisiológicos e
psicológicos perigosos à condução, utilizando as técnicas mais avançadas na recolha e marcação
de dados recolhidos em ambiente de condução real e simulada. Todos os algoritmos desenvolvidos
durante o projeto serão postos à prova no terreno através de uma aplicação Mobile da HealthyRoad.
O projeto BBAI é promovido por quatro entidades que se complementam, nomeadamente a Polygon,
Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP), o Instituto de Construção (IC) e a FMUP/CINTESIS
(Faculdade de Medicina da Universidade do Porto / Centro de Investigação em Tecnologias e
Serviços de Saúde). |