Nome: | Nuno Alexandre Jesus Teixeira de Sousa |
Sigla: | NAJTS |
Estado: | Ativo |
Salas: | TH5.3 |
|
Nasceu no Porto em 1979.
Doutorado em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes (FBAUP), com a tese “Imagens em Falta - Desenho, Narrativa Gráfica e o Trabalho da Memória” (2017).
Mestre em Ensino de Artes Visuais pelas Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) e FBAUP, com a dissertação “Fazer Acontecer - Construção de um não-método de aprendizagem” (2010).
Licenciado em Artes Plásticas – Escultura pela FBAUP (2007).
Autor do desenvolvimento gráfico da curta metragem de animação "O Homem que Não Existe", de Ana Cristina Pereira, produtora Animais, Porto. Projecto apoiado pelo Instituto de Cinema e Audiovisual (em desenvolvimento).
Expõe e publica regularmente trabalho de desenho, narrativa gráfica e ilustração desde 2005.
Autor de ilustrações para as capas dos livros ""Guerracivilândia em Mau Declínio", de George Saunders e "A Guerra das Salamandras", de Karel Capek, Editora Antígona, Lisboa.
Entre 2011 e 2019 colaborou como ilustrador no evento "Leitura Furiosa", encontro de escritores e ilustradores com comunidades de pessoas zangadas com a leitura (organização de Regina Guimarães e Saguenail) - em parceria com os escritores Nuno Moura, Emílio Remelhe, Regina Guimarães, Saguenail, Pedro Eiras, Ana Deus e Daniela Duarte.
Em 2012 publicou o livro “Sobrevida”, em co-autoria com Carlos Pinheiro, editado pela Imprensa Canalha, Lisboa.
Ilustrador convidado na residência artística e projecto de ilustração no espaço público "Cartografias da Memória e do Quotidiano", integrado na programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.
Co-fundador do Clube de Desenho (clubedesenho.wordpress.com) — criado em Setembro de 2010 juntamente com Carlos Pinheiro, Marco Mendes e Sofia Barreira.
Ilustrador da revista 2, suplemento do jornal Público, entre 2012 e 2015.
Co-editor e autor do jornal Buraco, entre 2011/2013.
Foi membro fundador do colectivo artístico Senhorio, no Porto, participando desde 2004 na produção e publicação de vários fanzines de banda desenhada e ilustração.
Compositor e intérprete de música para diversos projectos: nos filmes “Baal” e "Santa Joana dos Matadouros” de João Sousa Cardoso; nas peças de teatro - “Rubro”, de Marta Bernards, e “Barafunda”, de Afonso Cruz e Marta Bernardes (Teatro Maria Matos, Lisboa) e nos projectos musicais Stowaways, João Peludo & Orquestra Sonâmbula e Sr. Doutor.
Desde 2009 lecciona a u.c. de Desenho I no MIARQ, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
Desde 2017 é professor convidado na Escola Superior de Design do IPCA, onde lecciona u.c.´s de licenciatura e Mestrado.
Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde leccionou a u.c. de Desenho I (2019/2021)
Assistente convidado na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho desde 2014, em Desenho de Observação; Coordenador das unidades curriculares de Desenho de Observação e Desenho II em 2016/17.
Docente de várias unidades curriculares da licenciatura em Artes/BD/Ilustração da Escola Superior Artística de Guimarães (ESAG) em Projecto I, Desenvolvimento de Personagens, Desenho de Espaço, entre 2010 e 2015.
Coordenador do departamento de Ilustração da ESAG entre 2012 e 2014.
Autor do blog sorvedouro@wordpress.pt, onde edita periodicamente trabalho gráfico na área da banda desenhada e do desenho.