Resumo (PT):
O sucesso de qualquer nova abordagem educativa depende de quem se encontra
na linha da frente e é responsável pela sua implementação, ou seja, os professores,
que precisam estar equipados com os conhecimentos, a compreensão e as
atitudes mais adequadas que lhes permitam abraçar com confiança o novo
desafio profissional. Em Portugal, a Aprendizagem Integrada de Conteúdos
e de Língua (AICL), uma abordagem duplamente orientada para o ensino e
aprendizagem de conteúdos temáticos e de uma língua adicional é um fenómeno
crescente. Tal como em muitos contextos nacionais em que se implementou AICL,
Portugal tem as suas próprias idiossincrasias no que diz respeito à formação de
professores. Este capítulo centra-se na formação profissional contínua em AICL
no país, apresentando os conhecimentos essenciais e as mentalidades exigidas
aos professores, e identificando os créditos, as necessidades e os benefícios de
quatro perfis base de professores, a partir da experiência da autora e de boas
práticas da formação inicial e contínua de professores na Faculdade de Letras e
Humanidades da Universidade do Porto. O capítulo termina com um conjunto
de recomendações sobre desenvolvimento profissional para decisores políticos,
diretores de escolas, coordenadores de projetos e professores.
Abstract (EN):
In order for a new educational approach to be successful, those on the frontline
responsible for administering it, i.e., the teachers, must be readily equipped
with appropriate knowledge, understanding and attitudes which allow them to
confidently embrace the new professional challenge. In Portugal, Content and
Language Integrated Learning (CLIL), a dual focused approach to the teaching and
learning of subject content and an additional language, is a growing phenomenon.
Like many national contexts in which CLIL is implemented, Portugal has its own
idiosyncrasies regarding the preparation of teachers. This chapter focuses on
professional development for CLIL in this country. It presents the core constituents
of knowledge and the mindsets required of teachers for CLIL. It identifies their
credits (what they bring to a scenario), their needs (what they should receive
from teacher education) as well as the benefits of CLIL to teaching and learning.
The chapter draws on the author’s experience and best practices from pre- and
in-service teacher education at the Faculty of Arts and Humanities of the University
of Porto. It ends with a set of recommendations on professional development for
policy makers, school directors, project coordinators and teachers.
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific