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Didática Específica do Desporto III - Lutas

Código: EEF81     Sigla: DIDIII-Lutas

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EEFEBS 146 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário (2022) 1 - 2 25 54

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 5 0,00
Márcio Fagundes Goethel 10,00

Módulo de

Código Nome
EEF72 Didáticas Específicas do Desporto III

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português.

Objetivos


  1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino das lutas em contexto escolar.

  2. Compreender a importância das lutas na formação integral do indivíduo e no desenvolvimento de habilidades sociais e motoras.

  3. Aplicar metodologias de ensino adaptadas às necessidades e características dos alunos dos níveis etários dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário.

  4. Analisar diferentes técnicas e táticas do Judo e sua aplicabilidade no contexto escolar.

  5. Elaborar planos de aula eficazes e apropriados para o ensino das lutas no ensino básico e secundário.

  6. Avaliar o desempenho dos alunos nas aulas de lutas, utilizando critérios e métodos de avaliação adequados.

  7. Criar um ambiente seguro e estimulante nas aulas de lutas, promovendo a prevenção de lesões e o bem-estar dos alunos.

  8. Conseguir sintetizar normas que viabilizem, com manutenção da segurança e respeito pela integridade física dos colegas, a introdução das lutas em contexto escolar.

  9. Dominar os aspetos terminológicos de base que permitam compreender e analisar a motricidade das técnicas fundamentais das lutas passíveis de aplicação em contexto escolar que viabilizem a interpretação dos programas respetivos.

  10. Conhecer as bases metodológicas das lutas para os níveis etários dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

  1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino das lutas em contexto escolar:
    • Identificar os princípios teóricos e práticos da didática das lutas.
    • Compreender a importância das lutas na formação integral do indivíduo e no desenvolvimento de habilidades sociais e motoras.
  2. Aplicar metodologias de ensino adaptadas às necessidades e características dos alunos do ensino básico:
    • Elaborar e implementar planos de aula eficazes e apropriados para o ensino das lutas no ensino básico.
    • Utilizar técnicas pedagógicas que respeitem as diferentes fases de desenvolvimento das crianças e adolescentes.
  3. Analisar diferentes técnicas e táticas do Judo e sua aplicabilidade no contexto escolar:
    • Dominar os aspetos terminológicos de base que permitam compreender e analisar a motricidade das técnicas fundamentais das lutas.
    • Adaptar as técnicas de luta para garantir a segurança e a integridade física dos alunos.
  4. Criar um ambiente seguro e estimulante nas aulas de lutas:
    • Sintetizar normas de segurança que viabilizem a introdução das lutas em contexto escolar, promovendo a prevenção de lesões.
    • Garantir que as aulas de lutas sejam realizadas com respeito pela integridade física e emocional dos alunos.
  5. Avaliar o desempenho dos alunos nas aulas de lutas, utilizando critérios e métodos de avaliação adequados:
    • Aplicar instrumentos de avaliação contínua e final que reflitam o desenvolvimento das competências motoras e sociais dos alunos.
    • Utilizar feedback construtivo para apoiar o progresso dos alunos.
  6. Conhecer as bases metodológicas das lutas para os níveis etários dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário:
    • Identificar e aplicar os fundamentos metodológicos adequados ao ensino das lutas para diferentes faixas etárias.
    • Adaptar as estratégias de ensino às necessidades específicas dos alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Ao alcançar esses resultados de aprendizagem e competências, os alunos estarão preparados para conceber, ensinar e avaliar, com conhecimento e competência, as lutas em contexto escolar, contribuindo para o desenvolvimento integral dos seus alunos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimento prévio sobre desenvolvimento motor, aprendizagem motora e inclusão no processo escolar.

Programa

A disciplina aborda inicialmente a história e evolução das lutas, destacando sua relevância na formação integral dos indivíduos. São explorados os princípios teóricos e práticos da didática das lutas, com foco em metodologias adaptadas aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário. O estudo e aplicação das técnicas fundamentais do Judo são analisados, juntamente com a adaptação das táticas ao ambiente escolar. Os alunos também desenvolvem habilidades na elaboração e implementação de planos de aula eficazes para o ensino das lutas, aprendendo a avaliar o desempenho dos estudantes com critérios específicos e oferecendo feedback construtivo. A segurança é priorizada com a definição de normas para a prática segura das lutas em ambiente escolar, visando criar um ambiente estimulante e protegido para todos os participantes.

Bibliografia Obrigatória

Jigoro kano; Judo Kodokan. ISBN: 9788531610233
Rui Veloso; Uma^abordagem didáctica do judo. ISBN: 978-972-669-971-7

Bibliografia Complementar

Ikeda, Dos Santos, Tani; ANALYSIS OF THE COMPLEXITY OF TE WAZA TECHNIQUES OF JUDO BELONGING TO GOKYO
Correia, V; Franchini, E; Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Durante o curso, os alunos participarão de aulas que combinam exposição teórica e demonstrações práticas, permitindo uma compreensão aprofundada das técnicas e estratégias do Judo. Além disso, serão envolvidos em atividades práticas tanto individuais quanto em grupo, onde poderão aplicar diretamente o que aprenderam, desenvolvendo suas habilidades em um ambiente colaborativo.

A avaliação contínua será realizada ao longo do semestre, considerando a participação ativa dos alunos nas atividades práticas e o desempenho demonstrado nas aulas. Isso proporcionará feedback constante sobre o progresso e a compreensão dos conteúdos.

Ao final do semestre, os alunos serão avaliados por meio de um teste teórico, que abordará os conhecimentos adquiridos durante o curso. Esta avaliação final ajudará a consolidar o aprendizado teórico e prático, garantindo que os alunos estejam preparados para aplicar eficazmente os princípios e técnicas do Judo em contextos educacionais futuros.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 75,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 30,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 8,00
Estudo autónomo 10,00
Trabalho escrito 6,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste escrito – 25%;
Prática pedagógica – 75%;
Nota mínima em cada item – 7.5 valores;
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes com direito a acesso a época especial de avaliação poderão efetuar trabalhos especiais de avaliação, quando não puderem cumprir a totalidade das exigências na avaliação prática, desde que antecipadamente comunicado ao docente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)


  1. Planificação de uma Unidade Didática de Judo; 2. Teste escrito. Nota importante - A planificação tem de ser enviada (em data a definir) para: gbiomech@fade.up.pt 

Observações

Tarefas da prática: planificação e condução do ensino de técnicas (simulando a sua
lecionação) em situação de progressão pedagógica. Realização de um teste escrito.
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