Didática Específica do Desporto III - Lutas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Didática |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Módulo de
Código |
Nome |
EEF72 |
Didáticas Específicas do Desporto III |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português.
Objetivos
- Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino das lutas em contexto escolar.
- Compreender a importância das lutas na formação integral do indivíduo e no desenvolvimento de habilidades sociais e motoras.
- Aplicar metodologias de ensino adaptadas às necessidades e características dos alunos dos níveis etários dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário.
- Analisar diferentes técnicas e táticas do Judo e sua aplicabilidade no contexto escolar.
- Elaborar planos de aula eficazes e apropriados para o ensino das lutas no ensino básico e secundário.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas aulas de lutas, utilizando critérios e métodos de avaliação adequados.
- Criar um ambiente seguro e estimulante nas aulas de lutas, promovendo a prevenção de lesões e o bem-estar dos alunos.
- Conseguir sintetizar normas que viabilizem, com manutenção da segurança e respeito pela integridade física dos colegas, a introdução das lutas em contexto escolar.
- Dominar os aspetos terminológicos de base que permitam compreender e analisar a motricidade das técnicas fundamentais das lutas passíveis de aplicação em contexto escolar que viabilizem a interpretação dos programas respetivos.
- Conhecer as bases metodológicas das lutas para os níveis etários dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino das lutas em contexto escolar:
- Identificar os princípios teóricos e práticos da didática das lutas.
- Compreender a importância das lutas na formação integral do indivíduo e no desenvolvimento de habilidades sociais e motoras.
- Aplicar metodologias de ensino adaptadas às necessidades e características dos alunos do ensino básico:
- Elaborar e implementar planos de aula eficazes e apropriados para o ensino das lutas no ensino básico.
- Utilizar técnicas pedagógicas que respeitem as diferentes fases de desenvolvimento das crianças e adolescentes.
- Analisar diferentes técnicas e táticas do Judo e sua aplicabilidade no contexto escolar:
- Dominar os aspetos terminológicos de base que permitam compreender e analisar a motricidade das técnicas fundamentais das lutas.
- Adaptar as técnicas de luta para garantir a segurança e a integridade física dos alunos.
- Criar um ambiente seguro e estimulante nas aulas de lutas:
- Sintetizar normas de segurança que viabilizem a introdução das lutas em contexto escolar, promovendo a prevenção de lesões.
- Garantir que as aulas de lutas sejam realizadas com respeito pela integridade física e emocional dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas aulas de lutas, utilizando critérios e métodos de avaliação adequados:
- Aplicar instrumentos de avaliação contínua e final que reflitam o desenvolvimento das competências motoras e sociais dos alunos.
- Utilizar feedback construtivo para apoiar o progresso dos alunos.
- Conhecer as bases metodológicas das lutas para os níveis etários dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário:
- Identificar e aplicar os fundamentos metodológicos adequados ao ensino das lutas para diferentes faixas etárias.
- Adaptar as estratégias de ensino às necessidades específicas dos alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Ao alcançar esses resultados de aprendizagem e competências, os alunos estarão preparados para conceber, ensinar e avaliar, com conhecimento e competência, as lutas em contexto escolar, contribuindo para o desenvolvimento integral dos seus alunos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimento prévio sobre desenvolvimento motor, aprendizagem motora e inclusão no processo escolar.
Programa
A disciplina aborda inicialmente a história e evolução das lutas, destacando sua relevância na formação integral dos indivíduos. São explorados os princípios teóricos e práticos da didática das lutas, com foco em metodologias adaptadas aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário. O estudo e aplicação das técnicas fundamentais do Judo são analisados, juntamente com a adaptação das táticas ao ambiente escolar. Os alunos também desenvolvem habilidades na elaboração e implementação de planos de aula eficazes para o ensino das lutas, aprendendo a avaliar o desempenho dos estudantes com critérios específicos e oferecendo feedback construtivo. A segurança é priorizada com a definição de normas para a prática segura das lutas em ambiente escolar, visando criar um ambiente estimulante e protegido para todos os participantes.
Bibliografia Obrigatória
Jigoro kano; Judo Kodokan. ISBN: 9788531610233
Rui Veloso;
Uma^abordagem didáctica do judo. ISBN: 978-972-669-971-7
Bibliografia Complementar
Ikeda, Dos Santos, Tani; ANALYSIS OF THE COMPLEXITY OF TE WAZA TECHNIQUES OF JUDO BELONGING TO GOKYO
Correia, V; Franchini, E; Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Durante o curso, os alunos participarão de aulas que combinam exposição teórica e demonstrações práticas, permitindo uma compreensão aprofundada das técnicas e estratégias do Judo. Além disso, serão envolvidos em atividades práticas tanto individuais quanto em grupo, onde poderão aplicar diretamente o que aprenderam, desenvolvendo suas habilidades em um ambiente colaborativo.
A avaliação contínua será realizada ao longo do semestre, considerando a participação ativa dos alunos nas atividades práticas e o desempenho demonstrado nas aulas. Isso proporcionará feedback constante sobre o progresso e a compreensão dos conteúdos.
Ao final do semestre, os alunos serão avaliados por meio de um teste teórico, que abordará os conhecimentos adquiridos durante o curso. Esta avaliação final ajudará a consolidar o aprendizado teórico e prático, garantindo que os alunos estejam preparados para aplicar eficazmente os princípios e técnicas do Judo em contextos educacionais futuros.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
75,00 |
Teste |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
30,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
8,00 |
Estudo autónomo |
10,00 |
Trabalho escrito |
6,00 |
Total: |
54,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Teste escrito – 25%;
Prática pedagógica – 75%;
Nota mínima em cada item – 7.5 valores;
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores.
Provas e trabalhos especiais
Os estudantes com direito a acesso a época especial de avaliação poderão efetuar trabalhos especiais de avaliação, quando não puderem cumprir a totalidade das exigências na avaliação prática, desde que antecipadamente comunicado ao docente.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
- Planificação de uma Unidade Didática de Judo; 2. Teste escrito. Nota importante - A planificação tem de ser enviada (em data a definir) para: gbiomech@fade.up.pt
Observações
Tarefas da prática: planificação e condução do ensino de técnicas (simulando a sua
lecionação) em situação de progressão pedagógica. Realização de um teste escrito.