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Metodologia do Desporto - Treino de Jovens Futebol

Código: TD24 - Fut     Sigla: TD24 - Fut

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CTD 16 Plano Oficial (2018 - ) 1 - 9 61 243

Docência - Horas

Teorico-Prática: 8,12
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 8,12
Daniel Bruno Vieira de Andrade Barreira 0,00
José Guilherme Granja de Oliveira 0,00
António Natal Campos Rebelo 0,00
João Manuel Ferreira Ribeiro 0,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Proporcionar formação superior especializada, a partir do entendimento do quadro específico de problemas do treino e da competição do Futebol de em etapas de formação.

Aprofundar campos e áreas de reflexão no âmbito do Futebol, entendidos na sua vertente investigativa e de aplicação, através da estimulação da curiosidade científica dos estudantes e da promoção das respetivas cultura e competências de pesquisa.

Resultados de aprendizagem e competências

- Desenvolver competências avançadas no exercício da função de treinador de crianças e jovens.

- Adquirir competências de elaboração, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento desportivo numa perspetiva de longo prazo, no âmbito do Futebol para crianças e jovens.

- Desenvolver competências de reflexão crítica a partir de problemas e problemáticas típicas da formação de jovens futebolistas.

- Desenvolver de aprendizagem autonomamente através do recurso a fontes de conhecimento diversificadas e do contacto com atores desportivos que se revelem proficientes em ambientes de formação desportiva de crianças e jovens.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Importância da formação superior para o desenvolvimento do Futebol juvenil

Orientações concetuais e metodológicas para a formação do jovem jogador

Formação e gestão da preparação de jovens jogadores e de equipas de Futebol

A observação do comportamento de jovens jogadores ede equipas de Futebol enquanto imperativo pedagógico

A indispensável sintonia entre formação e o alto rendimento em Futebol

Bibliografia Obrigatória

.J Garganta; .Modelação táctica do jogo de Futebol. Estudo da organização da fase ofensiva em equipas de alto rendimento. , 1997
Araújo, Duarte; O contexto da decisão: A ação tática no desporto., Visão e Contexto, 2005
Bangsbo, J.; The physiology of soccer - with special reference to intense intermittent exercise, HO+Storm, 1993
Carling, C., Williams, A. & Reilly, T.; The handbook of soccer match analysis: a systematic approach to improving performance, Routledge, 2005
Francisco Seirul.lo Vargas; El entrenamiento en los deportes de equipo, Mastercede, Pallejá, 2017
Connolly, F. & White, P.; Game Changer. The art of Sports Science, Victory Belt, 2017
Fonseca, H. & Garganta, J.; Futebol de rua, um beco com saída., Visão e Contextos, 2008
Garganta, J.; A propósito da modelação tática e da relevância da síntese da performance nos jogos desportivos coletivos, Edições FHM, 2013
Garganta, J., Prudente, J. & Anguera, T.; Avaliação da performance em jogos desportivos coletivos, Greca Artes Gráficas
Starkes, J. L. & Ericsson, K. A.; Expert Performance in Sports. Advances in research on sport expertise, Human Kinetics, 2003
Tamarit, X.; Periodización Táctica vs Periodización Táctica,, Editorial MBF, 2013
Teoldo, I., Guilherme, J. & Garganta, J.; Para um futebol jogado com ideias. Concepção, treinamento e avaliação do desempenho tático de jogadores e equipes, Appris Editora, 2015
Sanchez, F.; Qué esconde tu rival?, Fútbol Del Libro, 2015
Smith, D.; A framework for understanding the training process leading to elite performance, Sports Med., 33 (15), 1103-1126, 2003
Williams, A. & Hodges, N.; Practice, instruction and skill acquisition in soccer, Journal of Sports Sciences, 23 (6), 637-650, 2005
Carling, C., Lacome, M., McCall, A., Le Gall, F., Simpson, B., Buchheit, M.; Monitoring of post-mactch fatigue in Professional Soccer: Welcome to the real world. , Sports Medicine (ahead of print)., 2018
Rebelo, A., Silva, P., Rago, V., Barreira, D., Krustrup, P.; Differences in strength and speed demands between 4v4 and 8v8 small-sided football games., Journal of Sports Sciences, 34(24): 2246-2254, 2016
Rebelo, A., Brito, J., Maia, J., Coelho-e-Silva, M., Figueiredo, A., Bangsbo, J., Malina, R., Seabra, A.; Anthropometric characteristics, physical fitness and technical performance of under-19 soccer players by competitive level and field position., International Journal of Sports Medicine, 34(4): 312-317., 2013
Silva, J., Rebelo, A., Marques, F., Pereira, L., Seabra, A., Ascensão, A., Magalhães, J. ; Biochemical impact of soccer: an analysis of hormonal, muscle damage, and redox markers during the season., Applied Physiology and Nutrition Metabolism, 39(4):432-438., 2014
Van Winckel, J., W. Helsen, McMillan, K., Fitzpatric,J., Lowete, E., Woodruff, K., Bradley, P., Tenney, D. ; Fatigue management., In J. V. Winckel, W. Helsen, K. McMillan, D. Tenney, J.-P. Meert, & P. Bradley (Eds.), Fitness in Soccer - The science and pratical application. India, Moveo Ergo: Sum/Klein-Gelmen., 2014
Rebelo, A.; Avaliação e Controlo do Treino em Futebol - Estado da Arte e Perspetivas. , Seminário apresentado às Provas de Agregação no ramo de Ciências do Desporto. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto., 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tendo como ponto de partida os objetivos apontados e que se consubstanciam na aquisição de competências para o exercício profissional da função de treinador de crianças e jovens, as metodologias aplicadas são muito menos expositivas e mais interativas.


A intenção de preparar os estudantes para a futura profissão de treinador exige, ainda, o recurso a estratégias formativas que permitam a crescente autonomização, para a qual concorre o recurso ao questionamento, num perfilhar crescente de exigências, que se inicia pela confrontação dos saberes em sentido estrito (definir, descrever, distinguir, reconhecer e associar conceitos), passando pela sua aplicação (exemplificar, operar, prescrever), até chegar à resolução de problemas (criticar, decidir, formular).

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 61,00
Trabalho de campo 21,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 182,00

Obtenção de frequência

- Pelo menos, 75% de presenças nas aulas lecionadas;
- Classificação mínima de 10 valores nos trabalhos solicitados.

Fórmula de cálculo da classificação final

(PP+2xTC+7xTE)/10

Nota:
Para os estudantes em regime especial a fórmula será: (TC+5xTE)/6

Legenda: PP - Participaçãp Precencial; TC - Trabalho de Campo; TE - Trabalho Escrito

Provas e trabalhos especiais

Reflexão e discussão sobre temas relacionados com a análise e a avaliação da performance de crianças e jovens futebolistas.

Trabalho de estágio/projeto

Cada estudante deverá apresentar um projeto que enquadre e fundamente a dissertação ou o relatório de estágio a realizar, conforme os casos.
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