Metodologia do Desporto - Treino de Jovens Andebol
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CTD |
2 |
Plano Oficial (2018 - ) |
1 |
- |
9 |
61 |
243 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
a) Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo no andebol.
b) Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do Desporto para Crianças e Jovens
c) Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
d) Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.
Resultados de aprendizagem e competências
A disciplina de Metodologia de Desporto - Andebol funciona num regime acompanhamento, onde se privilegia a atividade de treinador de crianças e jovens.
Neste sentido, pretende-se que os estudantes sejam confrontados com os problemas suscitados pelo exercício profissional neste domínio e, consequentemente, sejam induzidos a empreender as tarefas necessárias à sua resolução, numa perspetiva tão abrangente quanto o próprio sistema de preparação desportiva impõe.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Nesta unidade curricular, ao constituir grande propósito a aquisição de competências afetas ao exercício profissional, os conteúdos visados centram-se na análise, discussão e reflexão dos problemas suscitados pela prática da profissão de treinador. Os conteúdos são assim diversificados e impossíveis de enumerar porquanto decorrem dos problemas que a prática coloca e são sempre abordados numa perspetiva de aplicação.
Bibliografia Obrigatória
Estriga Luísa;
Ensino do andebol na escola. ISBN: 978-972-8687-61-8
Gréhaigne Jean-Francis;
Teaching and learning team sports and games. ISBN: 0-415-94640-9
Tavares Fernando 340;
Jogos desportivos coletivos. ISBN: 978-972-8687-60-1
Anton Garcia Juan Lorenzo;
Balonmano. ISBN: 84-8019-097-3
Anton Garcia Juan L.;
Balonmano. ISBN: 84-85945-64-6
Papic Marija;
Learning creativity in sport. ISBN: 978-953-57229-2-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Tendo como ponto de partida os objetivos apontados e que se consubstanciam na aquisição de competências para o exercício profissional da função de treinador de crianças e jovens, as metodologias aplicadas são muito menos expositivas e mais interativas.
A intenção de preparar os estudantes para a futura profissão de treinador exige, ainda, o recurso a estratégias formativas que permitam a crescente autonomização, para a qual concorre o recurso ao questionamento, num perfilhar crescente de exigências, que se inicia pela confrontação dos saberes em sentido estrito (definir, descrever, distinguir, reconhecer e associar conceitos), passando pela sua aplicação (exemplificar, operar, prescrever), até chegar à resolução de problemas (criticar, decidir, formular).
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho de campo |
40,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
61,00 |
Trabalho de campo |
22,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
O acesso à avaliação positiva requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação final:
- (i) Apresentação e discussão de temas durante as aulas (40%), de (ii) um trabalho escrito (50%), refletindo criticamente sobre temas selecionados do treino desportivo.
- Participação nas aulas (10%)