Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > TD24 - And
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Metodologia do Desporto - Treino de Jovens Andebol

Código: TD24 - And     Sigla: TD24 - And

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CTD 2 Plano Oficial (2018 - ) 1 - 9 61 243

Docência - Horas

Teorico-Prática: 8,12
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 8,12
José António Soares David Paiva da Silva 0,00
Maria Luísa Dias Estriga 0,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

a) Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo no andebol.

b) Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do Desporto para Crianças e Jovens

c) Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.

d) Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Resultados de aprendizagem e competências

A disciplina de Metodologia de Desporto - Andebol funciona num regime acompanhamento, onde se privilegia a atividade de treinador de crianças e jovens.


Neste sentido, pretende-se que os estudantes sejam confrontados com os problemas suscitados pelo exercício profissional neste domínio e, consequentemente, sejam induzidos a empreender as tarefas necessárias à sua resolução, numa perspetiva tão abrangente quanto o próprio sistema de preparação desportiva impõe.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Nesta unidade curricular, ao constituir grande propósito a aquisição de competências afetas ao exercício profissional, os conteúdos visados centram-se na análise, discussão e reflexão dos problemas suscitados pela prática da profissão de treinador. Os conteúdos são assim diversificados e impossíveis de enumerar porquanto decorrem dos problemas que a prática coloca e são sempre abordados numa perspetiva de aplicação.

Bibliografia Obrigatória

Estriga Luísa; Ensino do andebol na escola. ISBN: 978-972-8687-61-8
Gréhaigne Jean-Francis; Teaching and learning team sports and games. ISBN: 0-415-94640-9
Tavares Fernando 340; Jogos desportivos coletivos. ISBN: 978-972-8687-60-1
Anton Garcia Juan Lorenzo; Balonmano. ISBN: 84-8019-097-3
Anton Garcia Juan L.; Balonmano. ISBN: 84-85945-64-6
Papic Marija; Learning creativity in sport. ISBN: 978-953-57229-2-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tendo como ponto de partida os objetivos apontados e que se consubstanciam na aquisição de competências para o exercício profissional da função de treinador de crianças e jovens, as metodologias aplicadas são muito menos expositivas e mais interativas.



A intenção de preparar os estudantes para a futura profissão de treinador exige, ainda, o recurso a estratégias formativas que permitam a crescente autonomização, para a qual concorre o recurso ao questionamento, num perfilhar crescente de exigências, que se inicia pela confrontação dos saberes em sentido estrito (definir, descrever, distinguir, reconhecer e associar conceitos), passando pela sua aplicação (exemplificar, operar, prescrever), até chegar à resolução de problemas (criticar, decidir, formular).

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 61,00
Trabalho de campo 22,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

O acesso à avaliação positiva requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final


Avaliação final:
- (i) Apresentação e discussão de temas durante as aulas (40%), de (ii) um trabalho escrito (50%), refletindo criticamente sobre temas selecionados do treino desportivo.
- Participação nas aulas (10%)
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-15 às 04:29:20 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias