Pedagogia do Desporto - Jovens
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CTD |
20 |
Plano Oficial (2018 - ) |
1 |
- |
5 |
34 |
135 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1. Dotar os estudantes de competências que lhes permitam enquadrar, pedagógica e cientificamente, a educação, formação e preparação de praticantes no âmbito do treino de jovens e nos respetivos quadros competitivos;
2. Precisar e qualificar o papel pedagógico de treinadores e de outros sujeitos da educação e da formação no Treino de Jovens;
3. Dotar os estudantes de conhecimentos e competências no domínio da conceção, implementação e avaliação de projetos de desenvolvimento desportivo em organizações vocacionadas para a formação desportiva de jovens.
4. Capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares para o exercício da atividade profissional em Treino de Jovens.
Resultados de aprendizagem e competências
O programa pretende que os estudantes aprendam os axiomas pedagógicos que orientam a prática desportiva em particular no Treino de Jovens. Os conteúdos programáticos percorrem temas atuais, e outros revisitados, no âmbito da Pedagogia do Desporto com ênfase nos problemas emergentes na sociedade hodierna no sentido de os dotar de ferramentas conceptuais que os auxiliam na compreensão e reflexão dos problemas correntes da prática e dos resultados oriundos da investigação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. O papel educativo do Desporto no Treino de Jovens.
2. Coaching Desportivo: Atributos e funções do treinador no âmbito do Treino de Jovens.
3. Modelos de Ensino do Desporto: das abordagens comportamentalistas às construtivistas. Modelo de Instrução Direta/ Modelo de Educação Desportiva/Ensino do Jogo para a Compreensão.
4. A formação desportiva de longo prazo do praticante desportivo.
5. As questões da equidade no Treino de Jovens.
5.1. A igualdade como princípio estruturante da prática pedagógica
5.2.
A diferenciação na prática pedagógica 6. O treinador como formador de Pessoas e Mediador educativo:
6.1. O valor educativo do desporto;
6.2. O treino como ato pedagógico;
6.3. A matriz de valores do treinador como estruturante de suas práticas;
6,4 A perspectiva pedagógica na mediação das relações em contexto treino.
Bibliografia Obrigatória
Mesquita Isabel 070;
Investigação na formação de treinadores. ISBN: 978-972-8687-70-0
Metzler Michael W.;
Instructional models for physical education. ISBN: 0-205-26418-2
Rosado António 340;
Pedagogia do desporto. ISBN: 978-972-735-163-3
Coutinho, P., Mesquita, I., & Fonseca, A. ; Talent development in sport: A critical review of pathways to expert performance, International Journal of Sports Science and Coaching., 11(2), pp. 279-293, 2016
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Método expositivo e discussões temáticas com apresentação de trabalhos práticos pelos estudantes.
- Utilização em aula do questionamento, argumentação e debate.
- Métodos de aprendizagem ativa e colaborativa, como por exemplo: discussões temáticas síncronas e assíncronas; estudos de caso; debates; pensar e compartilhar (TPS: think-par-share).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
20,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Componente teórica – realização de um teste cuja classificação terá que ser superior ou igual a 10,0 valores
Componente prática – participação nas atividades desenvolvidas no espaço da sala de aula e na componente online, ou apresentação de trabalhos de grupo ou individuais, obtendo uma classificação que terá que ser superior ou igual a 10,0 valores.
Fórmula de avaliação: componente teórica 50% e componente prática 50%.
Os/as estudantes têm de realizar com sucesso a componente prática, pelo que a frequência a 75% das aulas lecionadas e a realização das tarefas/trabalhos no espaço de aula ou online na plataforma moodle são os critérios obrigatórios.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação: componente teórica 50% e componente prática 50%.
Para aprovação final na unidade curricular, o/a estudante deve obter uma classificação final mínima de 10 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas terão que entrar em contacto com a docente da UC até 3 semanas após o início das aulas para agendar a prova/trabalho especial e o teste.
Estes/as estudantes terão que realizar uma provas ou trabalhos especiais e um teste teórico com o objetivo de demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidas.
Alguma situação não explicitada será no respeito do Regulamento geral para avaliação de discentes da Universidade do Porto.
Observações
Só é sujeita a melhoria de classificação a componente teórica em avaliação de recurso.