Psicologia do Desporto - Alto Rendimento
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CTD |
55 |
Plano Oficial (2018 - ) |
1 |
- |
3 |
21 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta UC explora os fatores e processos psicológicos que influenciam o desempenho desportivo em ambientes de alto rendimento desportivo, dotando os estudantes das competências necessárias para aplicarem eficazmente este conhecimento nesses contextos de treino.
Resultados de aprendizagem e competências
NO FINAL DA UC, OS ESTUDANTES DEVERÃO SER CAPAZES DE
- Compreender o processo de liderança no desporto
- Gerir a relação do treinador com os colaboradores
- Interagir eficazmente com o público e os meios de comunicação social
- Compreender e aplicar estratégias para a preparação psicológica de atletas e treinadores em contextos de alto rendimento
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Do líder ao processo de liderança
Da relação do treinador com os seus colaboradores à interação com o público e os meios de comunicação sociall
Do treino à competição: preparação mental e psicológica dos atletas e do treinador em contextos de rendimento
Bibliografia Obrigatória
Anshel, M. H.; Sport Psychology: From theory to practice (5th edition).
Buceta, J. M.; Psicología del entrenamiento deportivo
Burton, D. & Raedeke, T. ; Sport Psychology for Coaches
Fonseca, A.M.; FCDEF-UP e a Psicologia do Desporto: Estudos sobre motivação
Fonseca, A.M. & Paula Brito, A. ; A FCDEF-UP e a Psicologia do Desporto
Hardy, L., Jones, G., & Gould, D; Understanding Psychological Preparation for Sport: Theory and Practice of Elite Performers
Weinberg, R. & Gould, D. ; Foundations of sport and exercise psychology (5th edition).
Weinberg, R. & Gould, D. ; Foundations of sport and exercise psychology (5th edition).
Williams, J. ; Applied Sport Psychology: Personal Growth to Peak Performance. (6th edition).
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
MÉTODOS DE ENSINO
1.º Expositivo, exposição de conteúdos por parte do docente
2.º Explorativo, com análise e reflexão de textos
3.º Interativo, com a promoção de debates e de exposições por parte dos/as estudantes
4.º Autónomo, estudante como agente de aprendizagem
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é determinada pela classificação obtida no teste.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência poderá ser exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da unidade curricular.
Estes estudantes deverão contactar a docente nas duas primeiras aulas.