Código: | AFES22 | Sigla: | AFES22 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências do Desporto |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | 2º Ciclo em Atividade Física, Exercício e Saúde |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
2CAFES | 7 | Plano Oficial | 1 | - | 9 | 80 | 243 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Jorge Augusto Pinto Silva Mota | Regente |
Teorico-Prática: | 7,33 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 7,33 |
Lucimere Bohn | 3,33 | ||
Andreia Isabel Nogueira Pizarro | 1,00 | ||
Jorge Augusto Pinto Silva Mota | 1,00 |
O objectivo geral desta unidade curricular (UC) corresponde à formação de competências pedagógicas e académicas no sentido de apetrechar os estudantes com conhecimentos e capacidades que lhes facilitem a tarefa de implementar programas de atividade física com repercussões sobre a saúde, autonomia, bem-estar e qualidade de vida da população idosa.
Constituem-se ainda como objetivos da UC:
Os conteúdos do programa abordam os conceitos teóricos e práticos associados às competências de avaliação, planeamento, organização e desenvolvimento de programas de exercício físico em diversos contextos de prática desportiva com a população idosa.
Para além disso, os conteúdos programáticos abordados evidenciam as alterações associadas com a idade e de que forma as mesmas deverão ser tidas em consideração na implementação de programas que usem diferentes metodologias de treino, no sentido de auxiliar na melhoria da funcionalidade, saúde e qualidade de vida dos idosos. Adicionalmente, são abordados os princípios orientadores, os fundamentos e os procedimentos metodológicos que permitem a operacionalização do processo de planificação, implementação, condução de programas e sessões de exercício físico com esta população específica.
1.1. Alterações antropométricas e de composição corporal
1.2. Alterações das capacidades físicas e funcionais
1.3. Alterações psicológicas e sociais
2.1. Objetivos e benefícios
2.2. Princípios e regras básicas: avaliação, construção do exercício, instrução e feedback
2.3. Cuidados relativamente às diferentes situações clínicas e medicamentosas
2.4. Diferentes metodologias de treino
2.4.1 Treino multicomponente
2.4.2. Treino aeróbio
2.4.3. Treino de reforço muscular
2.4.4. Treino sensório-motor (flexibilidade, equilíbrio e propriocetividade)
2.4.5. Pilates para idosos
2.4.6. Treino funcional e circuito
2.4.7. Hidroginástica
2.5. Segurança e motivação
2.6. Planeamento, acompanhamento e monitorização
Nas sessões teórico-práticas, promover-se-á um diálogo ativo entre todos os presentes. Pretende-se com esta unidade curricular fornecer aos estudantes instrumentos teóricos, metodológicos e operacionais que lhes permitam abordar de um modo diverso e reflexivo que lhes permita a promoção da aprendizagem ao longo da vida. Neste sentido para além de aulas de caráter expositivo, os estudantes terão uma participação ativa na elaboração e aplicação de diferentes situações de exercitação passíveis se serem utilizadas com os escalões etários mais velhos.
As estratégias didáticas de ensino permitem a transmissão do conhecimento com a participação ativa dos estudantes, quer pela preparação prévia dos conteúdos, quer pela sua discussão interativa e reflexiva com os docentes, permitindo uma melhor compreensão e retenção dos conteúdos e dessa forma contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento das diferentes metodologias de investigação. O desenvolvimento do conhecimento das distintas metodologias de treino é alcançado pela estratégia seguida nas aulas práticas, cuja estrutura se baseia na construção pelos docentes e estudantes de cenários de prática, com consequente discussão das metodologias adotadas em função dos conteúdos e da população em causa.
Assim sendo, as metodologias de ensino da unidade curricular, e a sua organização, são coerentes com os objetivos da unidade curricular.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 60,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 13,00 |
Estudo autónomo | 120,00 |
Frequência das aulas | 80,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 243,00 |
O processo de avaliação da UC incluirá o Planeamento e lecionação de sessões de exercício físico no contexto real perante uma classe de idosos e que corresponderá a 60% da nota; Apresentação de um trabalho de investigação justificativo das decisões metodológicas apresentadas na sessão prática tendo por base a literatura nacional e internacional e que corresponderá a 40% da nota.