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Metodologia do Treino no Idoso

Código: AFES22     Sigla: AFES22

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Atividade Física, Exercício e Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CAFES 7 Plano Oficial 1 - 9 80 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Augusto Pinto Silva Mota Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 7,33
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 7,33
Lucimere Bohn 3,33
Andreia Isabel Nogueira Pizarro 1,00
Jorge Augusto Pinto Silva Mota 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo geral desta unidade curricular (UC) corresponde à formação de competências pedagógicas e académicas no sentido de apetrechar os estudantes com conhecimentos e capacidades que lhes facilitem a tarefa de implementar programas de atividade física com repercussões sobre a saúde, autonomia, bem-estar e qualidade de vida da população idosa.

Constituem-se ainda como objetivos da UC:

  • ter domínio conceptual acerca dos efeitos da idade e da (in)atividade física para o processo de envelhecimento;
  • conhecer os benefícios associados aos diferentes tipos de treino no idoso;
  • prescrever, programar, organizar e desenvolver programas individualizados e de grupo tendo em consideração as características individuais
  • desenvolver atitudes e valores, que permitam aos futuros profissionais a realização de uma prática entusiasta e competente.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos do programa abordam os conceitos teóricos e práticos associados às competências de avaliação, planeamento, organização e desenvolvimento de programas de exercício físico em diversos contextos de prática desportiva com a população idosa.

Para além disso, os conteúdos programáticos abordados evidenciam as alterações associadas com a idade e de que forma as mesmas deverão ser tidas em consideração na implementação de programas que usem diferentes metodologias de treino, no sentido de auxiliar na melhoria da funcionalidade, saúde e qualidade de vida dos idosos. Adicionalmente, são abordados os princípios orientadores, os fundamentos e os procedimentos metodológicos que permitem a operacionalização do processo de planificação, implementação, condução de programas e sessões de exercício físico com esta população específica. 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Alterações decorrentes do envelhecimento e/ou desuso


1.1. Alterações antropométricas e de composição corporal


1.2. Alterações das capacidades físicas e funcionais


1.3. Alterações psicológicas e sociais



  1. Prescrição do exercício no idoso em diferentes contextos


2.1. Objetivos e benefícios


2.2. Princípios e regras básicas: avaliação, construção do exercício, instrução e feedback


2.3. Cuidados relativamente às diferentes situações clínicas e medicamentosas


2.4. Diferentes metodologias de treino


2.4.1 Treino multicomponente


2.4.2. Treino aeróbio


2.4.3. Treino de reforço muscular


2.4.4. Treino sensório-motor (flexibilidade, equilíbrio e propriocetividade)


2.4.5. Pilates para idosos


2.4.6. Treino funcional e circuito


2.4.7. Hidroginástica


2.5. Segurança e motivação


2.6. Planeamento, acompanhamento e monitorização

Bibliografia Obrigatória

Spirduso Waneen Wyrich; Physical dimensions of aging. ISBN: 0-87322-323-3
Pont Geis Pilar; Tercera edad, actividad fisica y salud. ISBN: 84-8019-146-5
American College of Sports Medicine; ACSM.s exercise management for persons with chronic diseases and disabilities. ISBN: 0-87322-798-0
Carvalho, J.; Mota, J. ; Actividade física no idoso. Justificação e prática., CM Oeiras
Bento Jorge Olímpio 340; Desporto e educação física em português (Carvalho, J. (2010): Envelhecimento Activo: recomendações para a prática de exercício físico )

Bibliografia Complementar

Carvalho J. 070; Força muscular em idosos I
Carvalho J. 070; Força muscular em idosos II
Carvalho Joana; Actividade física, equilíbrio e medo de cair. Um estudo em idosos institucionalizados
Carvalho Maria Joana; A actividade física e o sistema muscular esquelético no idoso

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas sessões teórico-práticas, promover-se-á um diálogo ativo entre todos os presentes. Pretende-se com esta unidade curricular fornecer aos estudantes instrumentos teóricos, metodológicos e operacionais que lhes permitam abordar de um modo diverso e reflexivo que lhes permita a promoção da aprendizagem ao longo da vida. Neste sentido para além de aulas de caráter expositivo, os estudantes terão uma participação ativa na elaboração e aplicação de diferentes situações de exercitação passíveis se serem utilizadas com os escalões etários mais velhos.

As estratégias didáticas de ensino permitem a transmissão do conhecimento com a participação ativa dos estudantes, quer pela preparação prévia dos conteúdos, quer pela sua discussão interativa e reflexiva com os docentes, permitindo uma melhor compreensão e retenção dos conteúdos e dessa forma contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento das diferentes metodologias de investigação. O desenvolvimento do conhecimento das distintas metodologias de treino é alcançado pela estratégia seguida nas aulas práticas, cuja estrutura se baseia na construção pelos docentes e estudantes de cenários de prática, com consequente discussão das metodologias adotadas em função dos conteúdos e da população em causa.

Assim sendo, as metodologias de ensino da unidade curricular, e a sua organização, são coerentes com os objetivos da unidade curricular.

Palavras Chave

Programas gerais > Programas de base
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Ciências da Saúde
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Programas gerais > Programas de base

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 13,00
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 80,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão frequentar pelo menos 75% das aulas teóricas previstas. As excepções são decorrentes da lei

Fórmula de cálculo da classificação final

O processo de avaliação da UC incluirá o Planeamento e lecionação de sessões de exercício físico no contexto real perante uma classe de idosos e que corresponderá a 60% da nota; Apresentação de um trabalho de investigação justificativo das decisões metodológicas apresentadas na sessão prática tendo por base a literatura nacional e internacional e que corresponderá a 40% da nota.

Provas e trabalhos especiais

Avaliação prática e trabalho teórico

Avaliação especial (TE, DA, ...)

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Melhoria de classificação

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