Metodologia de Investigação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
Dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam:
1. Entender a evolução da investigação científica;
2. Compreender os diferentes métodos e práticas inerentes à construção do conhecimento científico;
3. Conhecer, de forma resumida, a importância da bioestatística no tratamento de resultados experimentais;
4. Entender as diferentes formas de divulgação do conhecimento científico e os processos de qualidade inerentes.
5. Compreender a estrutura de um artigo cientifico e as regras gerais para a elaboração de cada uma das suas partes;
6. Compreender o processo de publicação de artigos cientificos e os aspetos práticos nele envolvidos.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que os estudantes desenvolvam as seguintes competências:
1. Compreensão da natureza frágil do conhecimento científico;
2. Compreensão e capacidade de operacionalização dos métodos e procedimentos a utilizar num estudo de carácter
científico;
3. Capacidade de decisão sobre o modelo de investigação a seguir assim como o plano estatístico para
análise dos dados;
4. Capacidade de escolha das estratégias mais adequadas no controlo do plano de investigação;
5. Consciencialização ética nos estudos que envolvam pessoas ou animais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Conteúdos teóricos:
1. Epistemologia e paradigmas da investigação científica
2. Processo de investigação em saúde
3. Planeamento de um projeto de investigação
3.1. Construção das problemáticas
3.2. Classificação das variáveis
3.3. Construção e classificação das hipóteses
3.4. Métodos e técnicas da recolha de informação
3.5. Análise dos dados
3.6. Comunicação dos resultados
4. Planos de investigação
4.1. Descritivos
4.2. Estudos de caso
4.3. Correlacionais
4.4. Estudos laboratoriais
5. Validade interna e externa e fiabilidade dos planos de investigação
6. Investigação epidemiológica
7. Ensaios Clínicos
8. Ética na investigação
Conteúdos práticos/laboratoriais:
1. Planeamento de um projeto de investigação;
2. Normas e orientações para a redação e apresentação de trabalhos científicos;
3. Programas informáticos de referenciação bibliográfica;
4. Análise e discussão crítica de artigos científicos e de questões sobre as metodologias de investigação científica.
Bibliografia Obrigatória
Fortin MF; O Processo de Investigação da concepção à realização. 3ª Edição, Loures: Lusociência, 2003
Conover WJ; Pratical Nonparametric Statistics. 2nd Ed., John Wiley & Sons, 1980
Frada João José Cúcio;
Guia prático para elaboração e apresentação de trabalhos científicos. ISBN: 972-8081-01-4
Lakatos Eva Maria;
Metodologia cientifica
Montgomery DC; Design and Analysis of Experiments. 3rd ed, John Wiley & Sons, 1991
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas (num total de 20 horas) serão expositivas, procurando-se sempre uma participação efetiva dos
estudantes através de questões e problemas levantados pelo professor relacionados com os temas a lecionar. Nas
aulas práticas/laboratoriais (10 horas totais) haverá uma interação com o estudante mais próxima, com a ajuda
constante do professor para resolver problemas concretos levantados no contexto de cada aula. Os estudantes deverão frequentar pelo menos 75% das aulas teóricas e práticas previstas.
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Ética em ciências da saúde
Humanidades > Filosofia > Filosofia da Ciência
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
0,00 |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
105,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Obterão frequência à unidade curricular os estudantes que: i) frequentem pelo menos 75% das aulas lecionadas e ii) obtenham uma classificação igual ou superior a 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será igual ao resultado do exame final.