Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > DF
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Doutoramento em Fisioterapia

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

O Curso de Doutoramento em Fisioterapia surge da necessidade de formação científica avançada na área da Fisioterapia para a qual não existia, até à sua criação, resposta especifica no sistema Científico e Universitário nacional. O Curso de Doutoramento em Fisioterapia decorre na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e nos laboratórios dos seus Centros de Investigação, em parceria com a Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. Colaboram com a lecionação do Curso de Doutoramento em Fisioterapia diversos Professores convidados de múltiplas instituições de ensino superior nacionais e internacionais e entidades clínicas.

Do ponto de vista organizativo, o Curso de Doutoramento em Fisioterapia é constituído por dois semestres letivos de componente curricular obrigatória (60 ECTS) seguidos por quatro semestres de componente de investigação e preparação da dissertação de doutoramento (120 ECTS). Os primeiros dois semestres letivos têm como objetivo central dotar os estudantes de conhecimentos teóricos e teórico-práticos nas áreas basilares necessárias a uma sólida formação científica e que capacitem os estudantes no sentido de desenvolverem de linhas de investigação autónomas e/ou uma prática clínica sólida em Fisioterapia profundamente sustentada pela evidência científica mais recente e de elevada qualidade.

Os quatro semestres subsequentes têm como objetivo central proporcionar ao estudante o desenvolvimento de competências científicas práticas no âmbito de um tema científico específico em estreita colaboração com uma equipa de orientação que o(a) apoiará no caminho do desenvolvimento da autonomia e independência científica.

Do ponto de vista legal, o Curso de Doutoramento em Fisioterapia foi criado pelo despacho n.º 13169/2011, publicado em Diário da República, 2.ª série, N.º 189, de 30 de Setembro de 2011, e acreditado pelo Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. O Curso de Doutoramento em Fisioterapia está registado pela Direção-Geral do Ensino Superior sob o n.º R/A – Cr 157/2011.


Objetivos

O Curso de Doutoramento em Fisioterapia tem como principal objetivo dotar os estudantes de uma base de conhecimentos teórico-práticos sólidos essenciais para a produção de conhecimento científico de elevada qualidade e rigor na área da saúde em geral e da Fisioterapia em particular, sempre norteados por um elevado rigor profissional e atitude ética. Consequentemente, o Curso de Doutoramento em Fisioterapia culmina na elaboração de uma dissertação de Doutoramento original que ateste a capacidade do candidato em produzir conhecimento científico original, inovador e diferenciado, com base em processos de elevado rigor metodológico e em respeito pelos princípios éticos fundamentais que norteiam a atividade científica, em particular, no contexto das ciências da saúde. Pretende-se que os estudantes que completem com sucesso o Curso de Doutoramento em Fisioterapia demonstrem um grau de autonomia científica que lhes permita contribuir ativamente para o alargamento das fronteiras do saber na área da Fisioterapia, para a difusão desse conhecimento junto do público em geral e da sua comunidade científica e profissional em particular, contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população no âmbito da Fisioterapia.


Competências Profissionais

Pretende-se que os estudantes que competem com sucesso o Curso de Doutoramento em Fisioterapia tenham desenvolvido especificamente as seguintes competências:

  1. Pensamento e atitude critica e de questionamento face ao conhecimento existente

 

  1. Capacidade de conceber, organizar, gerir e implementar projetos de investigação científica de forma autónoma ou em articulação com uma equipa de investigação que incluem a capacidade de:
    1. reconhecer a existência de múltiplas possibilidades de investigação face a um problema
    2. formulação de problemas e objetivos de pesquisa
    3. definição de hipóteses científicas válidas e testáveis
    4. avaliar, sistematizar e decidir sobre as condutas mais adequadas a seguir para a implementação de estudo científico
    5. identificar e selecionar fontes de informação adequadas
    6. analisar criticamente ideias novas e complexas
    7. dominar ou desenvolver instrumentos válidos de recolha de dados
    8. preparação de documentos de divulgação científica de diferente natureza e destinados a diferentes públicos tais como resumos de trabalhos científicos para apresentação oral ou em painel, elaboração de artigos científicos, relatórios de progresso de um projeto científico, dissertações ou seminários
    9. preparação de projetos de investigação científica para obtenção de financiamento competitivo
  2. Capacidade para contribuir de forma diferenciada no âmbito de equipas de trabalho multidisciplinares;
  3. Pensamento crítico, curiosidade e hábitos de aprendizagem baseada na evidência ao longo da vida.

Informações

1 - Podem candidatar-se à matrícula e inscrição neste ciclo de estudos:

a) Os titulares do grau de mestre ou de um 2º ciclo de estudos na área da Fisioterapia ou em áreas das Ciências da Saúde, ou ainda titulares de habilitação legalmente equivalente;

b) Os titulares de grau de licenciado nas áreas mencionadas na alínea anterior detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela Comissão Científica do curso como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;

c) Os titulares de graus equivalentes aos referidos anteriormente por universidades estrangeiras, após avaliação curricular.

2 - Os candidatos devem ter obrigatoriamente um bom domínio, falado e escrito, das línguas portuguesa e inglesa.


Comentários

Ano letivo 2023/2024

Valor da Propina:

- Estudantes Nacionais e Estudantes Internacionais CPLP-Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

  • Tempo Integral ¤2.750;
  • Tempo Parcial

- Estudantes Internacionais

  • Tempo Integral ¤3.500;
  • Tempo Parcial

Outros emolumentos:
  • Taxa de matricula ¤100;
  • Seguro Escolar ¤2.

Dados Gerais

Código Oficial: 5847
Diretor: Jorge Mota
Sigla: DF
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2012/2013
Duração: 6 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Doutoramento em Fisioterapia (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Fisioterapia (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-25 às 04:00:41 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias