Sociologia do Desporto
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CTD |
92 |
Plano Oficial (2018 - ) |
1 |
- |
3 |
21 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo desta unidade curricular é levar o estudante a compreender que o fenómeno do desporto do mais elevado rendimento não acontece de forma isolada ou descontextualizada da sociedade mas inserida numa lógica axiológica muita vasta. Para tal, torna-se fundamental que o estudante conheça minimamente os fundamentos antropológicos que legitimam o desporto, sua inserção na contemporaneidade e a partir daí ter a competência de ler o desporto de elevado nível através de um quadro de valores, onde o rendimento é uma categoria com elevada importância humana, e não apenas algo de conjuntural.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante deve ser conduzido à prática da reflexão crítica e fundamentada a partir de questões colocadas nas aulas. Através do diálogo e da experiência desportiva dos estudantes, fomenta-se a discussão dos temas propostos na Unidade Curricular. Temas que permitem a contemplação do verdadeiro significado do Treino Desportivo. O caminho a seguir centra-se numa questionação constante acerca do valor que o Rendimento representa na vida humana. O grande propósito é desenvolver nos estudantes um elevado grau de independência discursiva, que se irá refletir tanto na discussão dos conteúdos programáticos, como na interpretação de textos e na procura de novos desafios. Fundamental, é levar o estudante a perceber que este tempo é um tempo que pede uma ética que se centre no esforço e numa eterna busca da transcendência. Por isso, apela-se à capacidade que cada estudante tem de se disciplinar e de investir na busca do conhecimento. Daí este curso fazer brotar do estudante o seu mais elevado sentido de responsabilidade e superação, que se traduzirá, mormente, na compreensão profunda dos fundamentos antropológicos que enlevam o Treino Desportivo a um estatuto de exemplaridade
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
1. O que significa Desporto de Alto-Rendimento 1.1. Ideia antropológica de rendimento 1.2. Ideia contemporânea de desporto 2. Projecto da modernidade: Progresso ilimitado 2.1. Trilogia olímpica: citius - altius - fortius 2.2. Ideia de Super-Homem em F. Nietzsche 2.3. A mercantilização do rendimento desportivo 2.3.1. O rendimento desportivo como um bem económico 2.4. A aparente inversão da hierarquia de valores 2.5. Função utópica do desporto: acentuação da diferença a partir da igualdade 3. Ética no e do desporto 3.1. Os conceitos de ética e de moral em Platão 3.1.1. Ética e estética: uma aproximação entre o Bem e o Belo 3.1.1.1. O desporto como o campo do Bem e do Belo 3.2. Doping como um problema ético 3.3. Violência no desporto versus violência do desporto 3.3.1. O campo simbólico da violência 3.3.2. O risco e sua fronteira com a violência 4. Treino e Sísifo 5. Jogos Olímpicos da Juventude 6. Conclusão: Para uma ética centrada no rendimento e no esforço
Bibliografia Obrigatória
Rui Garcia, Kátia Lemos; Temas (quase) Éticos de Desporto,, Casa da Educação Física, 2004
AA.VV.; Que valores para este Tempo, Gradiva, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Dadas as circunstâncias, o principal método é o expositivo, partindo-se de uma questão para se chegar à questão final que, por sua vez, assumir-se-á como o ponto de partida para a aula seguinte, podendo assim os Estudantes refletir sobre o tema da próxima aula. Assim, e em resumo, podemos evidenciar a metodologia desta Unidade Curricular: 1.Método expositivo, com recurso a meios audio-visuais, seguido de discussão dos temas apresentados. 2.Normalmente as aulas terminam com a colocação de uma questão que é o ponto de partida da aula seguinte. 3.Fornecimento aos estudantes de todos os elementos obrigatórios de estudo e indicação de bibliografia complementar. A avaliação é feita com recurso a um exame final.
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
61,00 |
Frequência das aulas |
20,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Os exames são efetuados de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da Universidade do Porto
Fórmula de cálculo da classificação final
Para obterem a passagem à Unidade Curricular: nota igual ou superior a 9,5 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Exame