Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > 2CTD
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

2º Ciclo em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

O 2º Ciclo em Treino Desportivo da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto constitui um ciclo de estudos aprofundados na área do treino desportivo. Este ciclo de estudos oferece aos estudantes a aquisição de conhecimentos e competências em matéria de treino desportivo, com o intuito de formar profissionais com um perfil de exceção, habilitados para o exercício profissional da atividade de Treinador de Desporto, coordenação de equipas técnicas pluridisciplinares e formação de treinadores. Acrescenta-se ainda o domínio de conhecimentos potenciadores da adoção de uma atitude investigativa no desempenho profissional, da capacidade de reflexão crítica e proactiva em ambientes profissionais exigentes e plurais.

Trata-se de um ciclo de estudos delineado preferencialmente para treinadores já graduados (titulares de primeiro ciclo) que procuram não só aprofundar os seus conhecimentos, mas sobretudo elevá-los ao estado atual e às zonas perspetivadas para o próximo desenvolvimento da arte. Nesta medida, a formação profissional e a científica, constituem domínios axiomáticos da matriz curricular do curso, procurando-se evidenciar, por um lado, e fomentar, por outro, a conveniência do uso da ciência e a produção quotidiana de novos saberes em sede de prática do treino e da competição.

Em conformidade o 2º Ciclo em Treino Desportivo da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, tem como objetivos centrais:

  1. Elevar a qualificação científica, pedagógica e técnico-profissional de licenciados que intervêm no Treino Desportivo em qualquer nível e contexto de prática;
  2. Disponibilizar aos estudantes conhecimentos que lhes permitem liderar os processos de orientação de equipas e atletas, centrados na organização, planeamento, condução, avaliação e controlo dos processos de treino e de competição em contextos e níveis de prática desportiva diferenciadas.
  3. Propiciar aos futuros treinadores conhecimentos e competências que lhes permitam coordenar equipas de especialistas de diferentes domínios disciplinares no apoio ao desenvolvimento da prestação desportiva e do Desporto em geral.

Nesta perspetiva, a Universidade do Porto, através da Faculdade de Desporto, confere o grau de Mestre em Treino Desportivo no ramo Treino de Jovens ou ramo Treino de Alto Rendimento, nos termos da lei, aos estudantes que demonstrem:

  1. Possuir competências de orientação pedagógica e técnica em treino desportivo em contextos plurais;
  2. Possuir competências de investigação em problemas correlatos com a formação desportiva e desenvolvimento de programas no âmbito do Treino Desportivo;
  3. Saber aplicar conhecimentos, capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas relacionados com o treino desportivo;
  4. Ser capaz de integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada, incluindo reflexões sobre as implicações éticas e sociais que resultam dessas soluções ou as condicionem;
  5. Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de forma clara;
  6. Possuir competências de aprendizagem auto-orientada ou autónoma, requisito indispensável do desenvolvimento cientifico e profissional ao longo da carreira profissional.

Objetivos

Estrutura e Duração do Curso:

O 2º Ciclo em Treino Desportivo comporta dois ramos: Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens.

Ramo Treino de Alto Rendimento: especialmente orientado para a aquisição de conhecimentos e competências no âmbito da orientação de praticantes em etapas avançadas do desenvolvimento desportivo;

Ramo Treino de Jovens: especialmente orientado para a aquisição de conhecimentos e competências no âmbito da orientação de praticantes em etapas iniciais e intermédias do desenvolvimento desportivo.

O 2º Ciclo em Treino Desportivo é conducente ao grau de Mestre tem 120 créditos e uma duração normal de 4 semestres curriculares de trabalho dos estudantes, quando em regime de tempo integral (a duração normal do ciclo de estudos poderá, todavia, ser superior aos 4 semestres previstos, no caso dos estudantes inscritos em tempo parcial ou no caso dos trabalhadores-estudantes).

O primeiro ano do 2º Ciclo de Estudos em Treino Desportivo integra um 1º bloco de matérias de tronco comum, a lecionar conjuntamente aos estudantes dos dois ramos durante o 1º semestre e um 2º bloco de matérias a lecionar separadamente aos estudantes de cada um dos dois ramos durante o 2º semestre.

O segundo ano do 2º Ciclo em Treino Desportivo (60 ECTS) funcionará em regime tutorial com a possibilidade de opção por um ramo científico, pela realização de uma dissertação, ou profissionalizante, através de um estágio vocacionado de formação tutorado.


Áreas de Especialização

Ramo: Treino de Alto Rendimento

Andebol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau III
Atletismo: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Basquetebol: Reconhecimento da componente geral para treinador de Grau III; Reconhecimento da componente específica e estágio para treinador de Grau II
Futebol: Reconhecimento da componente geral para treinador de Grau III; Reconhecimento da componente específica e estágio para treinador de Grau II
Natação: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau III
Voleibol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau III

Ramo: Treino de Jovens
Andebol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Atletismo: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Basquetebol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Futebol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Natação: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Voleibol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II

Nota:
A FADEUP aguarda o reconhecimento do IPDJ para a Ginástica Desportiva


Saídas Profissionais

  • Formação reconhecida pelo Instituto Português de Desporto e Juventude para o exercício profissional da atividade de Treinador de Desporto.

  • Especialistas em corpos técnicos das federações desportivas.

  • Coordenadores de equipas técnicas.

Reconhecimento de Grau de Treinador de Desporto:

Este é conferido pelo Instituto Português de Desporto e Juventude, nas modalidades desportivas que comportam o plano de estudo do 2º Ciclo em Treino Desportivo para cada um dos ramos.


Informações


Regime de funcionamento das aulas

O ciclo de estudos tem inicio no mês de setembro e prolonga-se até ao mês de junho.

No primeiro semestre as aulas são ministradas em conjunto para os estudantes de ambos os ramos. No segundo semestre as aulas são ministradas separadamente para cada um dos ramos.

O segundo ano do curso (60 ECTS) funciona em regime tutorial.

Período letivo e horário de funcionamento das aulas:

As aulas decorrem entre as 8.30h e as 13h,

1º semestre: início no dia 16 de setembro e termina no dia 20 de dezembro. As aulas decorrerão nas primeiras três semanas do mês.  

2º semestre: início  no dia 10 de fevereiro e termina  no dia 29 de maio (durante este semestre as aulas serão calendarizadas em diferentes semanas para cada um dos ramos).



Avaliação

A avaliação é realizada de forma contínua e através de trabalhos e testes, preferencialmente em concomitância com a atividade letiva, mas mantendo sempre a possibilidade de realização de duas épocas de avaliação por unidade curricular.

Em particular, a avaliação do segundo ano do curso realiza-se em duas unidades curriculares: 1. Preparação para a dissertação/estágio sendo a avaliação realizada de forma contínua e através de trabalhos e testes, com a possibilidade de realização de duas épocas de avaliação; 2. Dissertação/estágio, a qual comporta a apresentação e defesa da dissertação ou relatório de estágio mediante júri especialmente nomeado, e numa das épocas oficiais de exame (normal, de recurso e especial para conclusão de ciclo de estudos). A data limite para a entrega dos documentos finais sujeitos a defesa pública em cada época de exames será anualmente fixada.


Comentários

O 2º Ciclo em Treino Desportivo integra:

  1. Um curso de mestrado (não conferente de grau), que dá direito a um diploma de “curso de mestrado (não conferente de grau) em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento” ou “curso de mestrado (não conferente de grau) em Treino Desportivo - Treino de Jovens”, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares a que corresponde metade do total de créditos do ciclo de estudos (i.e., 60 ECTS), a realizar durante os 2 primeiros semestres.
  2. Uma dissertação de natureza científica original e especialmente realizada para este fim ou um estágio vocacional de formação em exercício e respetivo relatório final a realizar durante o 2º ano do CE (3º e 4º semestres), a que corresponde metade do total dos créditos do CE (i.e., 60 ECTS).

Contactos

Email: serv_academicos@fade.up.pt

Telefone: +351 22 04 25 300

Fax: +351 225 500 689

Dados Gerais

Código Oficial: 6961
Diretor: Ricardo Fernandes
Sigla: 2CTD
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2018/2019
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Treino Desportivo - Treino de Jovens (120 Créditos ECTS)
  • Curso de mestrado em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento (60 Créditos ECTS)
  • Curso de mestrado em Treino Desportivo - Treino de Jovens (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-10-04 às 00:45:22 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias