Psicologia do Desporto - Alto Rendimento
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CTD |
50 |
Plano Oficial (2018 - ) |
1 |
- |
3 |
21 |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular (UC) tem como objectivo promover o aprofundamento e consolidação de conhecimentos anteriormente adquiridos no domínio da Psicologia do Desporto (PD) mais relacionados com o treino desportivo de alto rendimento.
Resultados de aprendizagem e competências
No âmbito desta UC, os estudantes devem: i) demonstrar domínio dos princípios psicológicos relacionados com o desempenho desportivo de atletas e equipas de alto rendimento; ii) desenvolver competências relacionadas com intervenções psicológicas para atingir objectivos previamente definidos e manter os ganhos, e iii) desenvolver e aplicar competências na definição de objectivos, programas de mudança de comportamento e manutenção de ganhos anteriormente conseguidos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Enquadramento, objetivos e regras de funcionamento e de avaliação da disciplina
- "Da identificação à excelência no desporto"
- Conhecer os contextos de alto rendimento desportivo
- Conhecer os processos de grupo
- Melhorar a performance
Bibliografia Obrigatória
Anshel, M. H.; Sport Psychology: From theory to practice (5th edition).
Buceta, J. M.; Psicología del entrenamiento deportivo
Burton, D. & Raedeke, T. ; Sport Psychology for Coaches
Fonseca, A.M.; FCDEF-UP e a Psicologia do Desporto: Estudos sobre motivação
Fonseca, A.M. & Paula Brito, A. ; A FCDEF-UP e a Psicologia do Desporto
Hardy, L., Jones, G., & Gould, D; Understanding Psychological Preparation for Sport: Theory and Practice of Elite Performers
Weinberg, R. & Gould, D. ; Foundations of sport and exercise psychology (5th edition).
Weinberg, R. & Gould, D. ; Foundations of sport and exercise psychology (5th edition).
Williams, J. ; Applied Sport Psychology: Personal Growth to Peak Performance. (6th edition).
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
MÉTODOS DE ENSINO
1.º Expositivo, exposição de conteúdos por parte do docente
2.º Explorativo, com análise e reflexão de textos
3.º Interativo, com a promoção de debates e de exposições por parte dos/as estudantes
4.º Autónomo, estudante como agente de aprendizagem
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
13,00 |
Estudo autónomo |
40,00 |
Frequência das aulas |
18,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes devem participar em pelo menos 75% das aulas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é determinada pela classificação obtida no teste.